Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

4 de julho de 2013

O NÉCTAR DA SABEDORIA DE UM MARQUETEIRO SAGAZ NO GOVERNO DE VANE

Hoje o secretário de comunicação da Prefeitura de Itabuna, Giorlando Lima, conversava com seus principais assessores, todos muito bem-humorados, quando cheguei e me envolvi naquele bate-papo centrado em lamentos sobre o imenso stress que tinham com seus salários baixos. O Giorlando não fez qualquer comentário sobre isso. No decorrer da conversa, o secretário perguntou: - Gostariam de tomar um chocolate quente? Todos se mostraram interessados e Giorlando logo providenciou uma enorme garrafa térmica e uma grande quantidade de xícaras, todas diferentes: de fina porcelana, de barro rústico, de vidro e de cristal, algumas com aspecto ordinário e outras muito caras. Disse aos subalternos: - Sirvam-se à vontade. Quando já todos tinham uma xícara de chocolate quente na mão, disse-lhes: – Todos vocês procuraram escolher as xícaras mais bonitas e dispendiosas, deixando ficar as mais vulgares e baratas. Embora seja normal que cada um pretenda para si o melhor, essa é a origem dos seus problemas e stress. A xícara por onde estão a beber não acrescenta nada à qualidade do chocolate quente. Na maioria dos casos é apenas um recipiente mais requintado e alguns nem deixam ver o que estão a beber. O que vocês realmente queriam era o chocolate quente e não a xícara; mas as suas escolhas recaíram conscientemente nas xícaras melhores. Ficaram todos embaraçados, mas confirmaram a observação do chefe, e este continuou: - Consideram agora o seguinte: A vida é o chocolate quente. O salário melhor e mais alto, os bens materiais e a posição social são as xícaras. As xícaras são apenas meios de conter e servir a vida. A xícara que cada um possui não define nem altera a qualidade da sua vida. Por vezes ao concentrarmo-nos apenas na xícara acabamos por não apreciar o chocolate quente que eu os ofereci. As pessoas mais felizes nem sempre têm o melhor de tudo, apenas sabem aproveitar ao máximo tudo o que têm. Resignem-se com as circunstâncias que não podem ser melhorada atualmente. Amem generosamente o que já possuem. Ajudem-se uns aos outros com muito empenho. Falem com amabilidade e apreciem o seu chocolate quente. Ter objetivos? Sim devemos ter sempre, é importante. Mas não devemos viver como se mais nada existisse, é importante perceber que a xícara que queremos (objetivos), não nos deve impedir de saborear o chocolate quente (viver a vida). Mais importante que conseguir uma bela xícara (objetivos), é o chocolate que lá está dentro (o caminho percorrido para lá chegar). Aprecia cada gota de chocolate que a vida te dá a cada momento! É óbvio que Giorlando estava, filosoficamente, contemporizando insatisfações salariais e conscientizando o quanto é bem melhor tomar chocolate quente, para quem só tomava café requentado!

8 comentários:

  1. Paulo do Pontalzinho05 julho, 2013

    Sujeito inteligentíssimo esse Giorlando...
    Logo ele estará contando a história dos Três Boizinhos, da Vaca de Neve, da Bezerrinho Vermelho, da Sargentona Valéria Adormecida... ede como o VICEado tá perdido no deserto....
    Faço isso sempre com meus pupilos, QUANDO ELES QUEREM MAIS DOCES E SORVETES....
    Beleza, formidável... o texto e o contexto!

    ResponderExcluir
  2. E sobre a crise aérea do Brasil... escreva também sobre o que Giorlando tem falado sobre as viagens de Vane, para buscar recursos em Cipó, Iaçu, Porto Seguro, Itacaré... recursos naturais, que refrescam a mente e dá sabedoria, para quem mente, exageradamente!!!!!
    Esse papo vai longe...
    Gustavo Costa de Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Robson Vieira de Souza05 julho, 2013

    Belíssima tática de desconversar um assunto inapropriado para quem não possui respostas convincentes.
    Mas, minha sugestão para o nobre secretário, é que ele acalme seus "rebentos", com a informação de que existem um mil e cem interessados em ocuparem seus lugares, para cada um que se sente mal assalariado, ou inconformado com o cargo que exerce.
    Fora isto, num fala nada pra eles... dá um sonífero, ou gardenal, que ficam calminhos, calminhos....

    ResponderExcluir
  4. Bernadete Botelho de Jesus05 julho, 2013

    Eu ainda acho que a melhor forma para este secretário mostrar serviço, é ficar em silêncio... rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  5. José Carlos Barros de Souza05 julho, 2013

    Nossa, fico impressionado com esse blog, é muito bom mesmo.
    Sempre que quero saber sobre algum interessante, 90% das vezes acabo parando aqui.
    Ótimo blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. José Carlos Barros de Souza05 julho, 2013

    Nossa, fico impressionado com esse blog, é muito bom mesmo.
    Sempre que quero saber sobre algum interessante, 90% das vezes acabo parando aqui.
    Ótimo blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Sabedoria provêm do que vivenciamos e portanto, no caso de Giorlando Lima é quase tudo fake. Não discuto sua competência profissional mas asseguro que é tudo que ele possui. A humanidade, elegância, humildade e outros atributos que o mesmo faz questão de demonstrar são pretensos. Eu o conheço há mais de sete anos e sei o que digo.

    ResponderExcluir
  8. Denelísio Lopes09 julho, 2013

    Lamento que meu comentário tenha sido censurado.
    Não era este o juízo de valor que eu tinha deste seu blog.
    Perdeu conceito comigo!
    Mas compreendo suas limitações e amarras!

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: