Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

20 de junho de 2013

VEREMOS SE BAIXAR O PREÇO DA PASSAGEM ACALMARÁ A FÚRIA POPULAR




Enquanto uma onda de manifestações varre algumas das principais cidades do Brasil, os analistas de plantão imobilizam-se, perplexos frente a acontecimentos que desafiam os esquemas maniqueístas com os quais se acostumaram (ou se acomodaram) nos últimos anos. Para alguns, seria cômodo posicionar-se se a voz rouca das ruas pudesse ser direcionada contra uma única sigla e/ou grupo político/partidário. Esse simplismo se esfarela quando, por exemplo, no epicentro da agitação, em São Paulo, os manifestantes, simultaneamente, batem anos tucanos (governo estadual) e nos petistas (prefeitura). Para os idólatras da tecnologia da informação, as redes sociais seriam o mote, a causa, o diferenciador. Uma tolice, posto esses meios serem apenas instrumentos através dos quais fluem as motivações verdadeiras. Mobilizações maiores (como as Diretas Já) empolgaram muito mais milhões de brasileiros numa época onde nem telefonia móvel existia. O desafio é analisar além dos cartazes avulsos e das palavras de ordem cantadas em coro. Entender o que temos de novo (e de velho) nos protestos atuais é a questão. O fato inquestionável é que, via os meios de comunicação individualizados e popularizados, ficou mais fácil mobilizar. Mas as convocações só são atendidas quando em torno delas se estabelece interesses e objetivos unificadores. No caso, o primeiro mote é o aumento dos preços das passagens dos coletivos, seguido por um crescente brado dos que se sentem excluídos dos novos estádios para a próxima Copa do Mundo. No mais, a turma não sabe ainda por aonde vai, mas sabe que não quer ir pelos velhos caminhos que lhes seriam apontados por velhas e “novas” lideranças. Desconsiderando a baderna e provocações explícitas, seria solução simplesmente não aumentar o preço das passagens? E quem arcaria com a defasagem de preços cravados nas planilhas? Sem falar que uma das reivindicações é zero como preço das passagens. Mais ainda: como resolver o problema de acesso aos estádios para todos os torcedores que desejem ver os jogos pagando o quanto quiserem pagar? Como se percebe, malgrado a empolgação das ruas, as soluções não são nada simples.

10 comentários:

  1. O dia em que João Figueiredo mandou Havelange enfiar a Copa onde ele quisesse.

    O Havelange ofereceu a Copa do Mundo no Brasil e o presidente lhe respondeu: “Você conhece uma favela do Rio de Janeiro? Você já viu a seca do nordeste? E você acha que eu vou gastar dinheiro com estádio de futebol?”.

    É isso aí. Os brasileiros, odeiam gente que usam fardas. Se quem usa farda é honesto, então o ódio aumenta. O General Figueiredo foi um dos homens mais inteligentes dos que passaram pela AMAM, mas sabem como é, brasileiro gosta mesmo é de analfabeto, se for esperto, melhor ainda.

    Figueiredo morreu com o mesmo patrimônio que tinha anos antes de ser presidente. Já o que se diz metalúrgico, está milionário, o filho dele também está milionário. O "pai dos pobres", esperto como ele só, percebeu que a Copa do Mundo seria um filé para quem não tem escrúpulos.

    Pobre Brasil. No passado diziam que o Brasil era o País do futuro. De um futuro que nunca chegava. Hoje podemos dizer: O Brasil é um País sem futuro.

    Para quem acha exagero nisso, eu pergunto: Um povo que despreza gente inteligente e honesta, e prefere gente que se orgulha de ser analfabeto e esperto, espera que futuro?

    ResponderExcluir
  2. Eles se enganam imaginando que a causa dessas manifestações é a exploração das tarifas de ônibus, metrô... a coisa é mais profunda e logo eles saberão disto!!!!
    Hildete Fonseca

    ResponderExcluir
  3. LULLA QUADRILHEIRO, DILMA VAKA ESCRAVAGISTAS DA MISÉRIA DO POVO, COM SEUS BOLSAS!
    FORA DITADORES!!!
    PEC 37 É ATO DITATORIAL DO PTNAZISMO!
    FORAAAA RENAM, DILMA, WAGNER, VANE, ALDENES...!
    PRISAO AOS MENSALEIROS!
    PRISÃO A ROSEMARY....
    LULA DEVOLVA TODO DINHEIRO QUE VC ROUBOU!
    SÉRGIO TAVARES DOS SANTOS

    ResponderExcluir
  4. Seeing the game Japan and Italy, I hope that Brazilian team plays football the same as japan, at the Fifa Confederations cup.
    Shishiro Yamada

    ResponderExcluir
  5. Pedro Ernesto Costa Jr.20 junho, 2013

    Prefeitos, governadores, Presidente, senadores, deputados, vereadores, assessores, Empresários, autoridades em geral: PAREM DE ROUBAR QUE O PAÍS TERÁ DINHEIROS SAINDO PELO LADRÂO! Tirem os cabides de empregos, ou melhor os que estão pendurados nestes. Paguem um salário justo a essa gente, R4 20.000,00 para motorista, porteiro, cafeteiro, etc... é muito. Passagem de avião para a família ir à Maiami é crime, enfim, suspendam o roubo, Façam um projeto da cura dos POLÌTICOS, se for possível!

    ResponderExcluir
  6. Paulo do Pontalzinho20 junho, 2013

    Acho que essa fúria não será baixada com o simples cancelamento de aumento de passagem de ônibus... acho este será o fim de um povo alienado, acomodado e manipulado.
    Não acredito que todo este movimento seja apenas fogo de palha.
    Eu acho que não, essa nova geração quer mais mais saúde, mais emprego, mais investimentos públicos, menos corrupção e o fim dos partidos políticos tradicionais.
    Eles tiveram a coragem de ir as ruas e reivindicar! E graças a eles estamos todos conseguindo, VIVA essa nova geração de brasileiros!!

    ResponderExcluir
  7. ESTOU COM MUITO ORGULHO DE SER BRASILEIRO!!! PARABÉNS A TODOS OS BRASILEIROS! LUCAS

    ResponderExcluir
  8. Renato Pereira dos Santos20 junho, 2013

    Gostaria que esses Manifestantes e Eleitores façam bastante barulho e nas próximas eleições continuem a fazer suas manifestações de protesto contra a corrupção geral que assola nosso Pais votando com consciência e se possível contra as atuais administrações: Federal, Estadual e Municipal. Vamos Tirar Essa Gente do Poder Eles Não Merecem. .

    ResponderExcluir
  9. Djalma Novais de Almeida20 junho, 2013

    Para atender exigências de baderneiros liderados por almofadinhas que sequer usam ônibus, os prefeitos do Rio e São Paulo retiram dinheiro de programas sociais que atendem a pessoas realmente necessitadas. E o pior é que os vândalos não vão se dar por satisfeitos. Uma das dondocas que diz liderar o tal 'passe livre' declarou em entrevista que agora vão cobrar a extinção do 'latifúndio urbano', subsidio para aluguel. E renúncia fiscal é sempre cobrada em outro imposto.

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo de Almeida Filho20 junho, 2013

    Político ficha suja que anda em Helicóptero, jatinho, se hospeda em hotel de empresário que presta serviço ao governo, não é político é oportunista malandro. Não está preocupado com a sua imagem de homem público muito menos com as necessidades do seu povo. Essa história de se aliar ao governo Federal em nome de uma melhor administração do seu ESTADO é pensar pequeno, pensar apenas no momento é a certeza de não ter outras aspirações maiores.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: