Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

23 de maio de 2013

DILMA INDICA LUÍS ROBERTO BARROSO PARA O STF


O advogado especialista em direito constitucional Luís Roberto Barroso, de 55 anos, foi o escolhido pela presidente Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (23), para ocupar cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).O anúncio oficial foi feito pela ministra da Comunicação Social, Helena Chagas. Segundo ela, a presidente tomou a decisão na manhã de hoje durante reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. "O professor Luís Roberto Barroso cumpre todos os requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura do país", diz nota. Barroso ocupará a vaga deixada há seis meses por Carlos Ayres Britto, que se aposentou compulsoriamente após completar 70 anos. Mas para assumir a função, o procurador do estado do Rio de Janeiro ainda precisa ser submetido a sabatina e ter o nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. Depois, a indicação passará por votação no plenário do Senado.

15 comentários:


  1. O indicado por Dilma Rousseff para ocupar uma cadeira no Supremo, o advogado Luís Roberto Barroso, disse numa entrevista concedida há sete meses à repórter Andrea Michael.

    Para Barroso, “a classe política vive em um mundo à parte, de poder e de interesses pessoais.” As alianças partidárias são feitas “sem base ideológica”. O eleitor “vota em candidatos e não em partidos”, num “modelo que está na raiz de boa parte dos problemas políticos brasileiros, inclusive os de corrupção e fisiologismo.”

    (FONTE- Blog do Josias)

    ResponderExcluir
  2. Vamos ver como o cidadão vai se comportar.
    Se é um constitucionalista ou é um da maioria dos que já estão por lá!
    Tomara que ele não se bandeie para a o lado da Banda podre da Nação como Gilmar, Brito e Fux.
    Estamos Cansados deste pessoal.
    Leonardo Cerqueira da Silva

    ResponderExcluir
  3. Espero que este cidadão, não procure pêlo em ovo. Como foi o mentirão.

    ResponderExcluir
  4. Juscelino Nunes25 maio, 2013

    Até que enfim.
    Agora precisamos saber se é normal o número de eventos dos quais participam os ministros do Supremo, e se devemos pagar por essas viagens – e também se seus cônjuges devem viajar juntos.
    Em um país paupérrimo tal o Brasil, nem deveriam fazer essas viagens. E o público precisa conhecer a pauta e ver se justifica-se.
    Com certeza não andam se aculturando para nos ajudar.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom. Barroso vai poder votar no mensalão e na anistia, pois não participou de nenhum desses julgamento como advogado. Além do que, tem formação que não se limita ao formalismo jurídico.
    Kleber Barreto

    ResponderExcluir
  6. O PT não aprende. Indica alguém ligado ao PMDB do Rio (o mesmo dos “grandes amigos” da presidenta: Eduardo Cunha, Moreira Franco, Cabral, Paes). Vai ser outro que vai virar Barbosão quando a Globo colocar os holofotes nele...
    Wellington Araújo dos Santos

    ResponderExcluir
  7. Esperemos que o novo ministro coloque os devidos arreios na dupla asinina Gilmar/Barbosa!

    ResponderExcluir
  8. Paulo do Pontalzinho25 maio, 2013

    Xeque mate de Dilma Roussef.De fato, precisávamos de um constitucionalista de carreira no STF. Só temos lá a Carmen Lúcia. Dilma acertou na cabeça.Barroso é considerado um dos mais brilhantes constitucionalistas do país.A nomeação dele é inquestionável. Alguns ministros do STF, Fux por ex, demonstraram que não sabem nada de direito constitucional, razão precípua da existencia do STF. Barroso é um jurista que jamais diria que é o réu que tem que provar sua inocencia, não negaria o direito do réu ao verdadeiro contraditório condenando sem provas, nem usurparia dos reus o direito ao duplo grau de jurisdição e muito menos votaria contra texto expresso da constituição, como no caso da prerrogativa da Câmara de cassar seus parlamentares. Barroso é um constitucionalista brilhante. Não vai jogar seu currículo no ralo por causa do voto de um sujeito como Barbosa.

    ResponderExcluir
  9. Lembrei do slogan do Tiririca… O STF, do jeito atual, “pior do que está não fica”... heheh...
    Lourival Nunes

    ResponderExcluir
  10. O Dr. Barroso é de outra estirpe. Defendeu causas socialmente úteis e bastante polêmicas no STF, tendo vencido com argumentos. Ele não é Barbosa! Mas vê-se que o STF tremeu, hoje! Até o Gurgel me saiu com esta: “O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, também elogiou a escolha. “É um jurista consagrado e que certamente trará ao Supremo uma preciosa e valiosa contribuição”. Ele disse que Barroso poderá participar do julgamento dos recursos da Ação Penal 470, o processo do mensalão, caso ele se considere preparado. “Na verdade o julgamento dos embargos é um novo julgamento. A princípio não há dificuldade”.
    Então, não foi ele que disse que nem tinha de julgar os recursos, que não tinha com mudar e era um desrespeito ao tribunal tentar mudar o que o STF já tinha decidido? Mudou o placar, agora, não é????
    Wilson Barbosa de Souza
    Advogado

    ResponderExcluir
  11. Creio que a reputação do professor Luiz Roberto Barroso o credencia e qualifica para o cargo a que foi indicado. Importante é que continuemos a exercer aqui, o sagrado direito de criticar e até de exigir correção de rumos e posturas de quem quer que seja. Contudo, parece-me que, o momento é de observar e de conhecer o professor além daquilo que a mídia nos permite.
    Reinaldo Vieria dos Santos

    ResponderExcluir
  12. Devia ter indicado o Lula!
    Lucas

    ResponderExcluir
  13. NÃO CONFIO NESSA GENTE.
    SÃO SABIDOS DEMAIS!!!!
    LIU

    ResponderExcluir
  14. Idem.
    Jorge Sales

    ResponderExcluir
  15. Washington Reis25 maio, 2013

    Qualquer dos que estavam no páreo teriam criticas. No STF todos se conhecem e conhecem todos. Portanto, vai mais do caráter do indicado ou dos conhecimentos dele pelos “ilustres” magistrados. Lá dentro é que ele vai mostrar a que veio. Espero que ele dê a Dilma e ao Lula os valores que eles merecem. Se fizer isso já é um bom começo.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: