Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

5 de maio de 2013

DEPUTADOS NÃO VÃO IMPEDIR GERALDO SIMÕES DE SER INVESTIGADO PELO MP


A proposta de emenda constitucional 37, a tal da PEC 37 tão falada e que retira do Ministério Público o poder de investigação, tranquiliza os criminosos, fortalece o poder da Polícia Federal e... E só. Não afirmo que o Ministério Público investigue melhor ou que deva substituir a polícia, longe disso. Ele erra como todos os demais poderes e órgãos dessa sofrida república, mas, verdade seja dita, o Ministério Público tem dado as respostas que a sociedade deseja e aí cometeu o grave desatino de incomodar o poder. Quase 200 deputados e senadores respondem a inquéritos ou a ações penais no STF. Inclui-se aí, o deputado federal Geraldo Simões, já condenado em 05 (cinco) processos por improbidade administrativa. Crimes eleitorais e contra a administração pública predominam, mas também há acusações de homicídio, sequestro e tráfico. Pergunto: era de se esperar uma reação diferente? Fato é que, se aprovada a PEC 37, o Brasil tomará rumo diverso das democracias onde a atuação do Ministério Público se faz cada vez mais presente na condução de investigações criminais, a exemplo de Alemanha, Itália, Espanha e Portugal, para não falar dos Estados Unidos. Voltaremos a adotar um modelo de investigação criminal antiquado, autoritário e, pior, dependente do Poder Executivo. Além do mais, o Controle Externo da Atividade Policial pelo Ministério Público não passa de arremedo, uma mera ficção constitucional. Porém, uma questão não pode ser esquecida: caso aprovada essa excrecência no Congresso, o Ministério Público deixará de conduzir os inquéritos civis que dão suporte às ações de improbidade? Claro que não. Ele continuará a conduzir as investigações, que por não terem caráter criminal não estarão sujeitas à mudança proposta na PEC 37. Assim, aqueles como o deputado Geraldo Simões, que já se imaginam livres do Ministério Público podem tirar seus cavalinhos da chuva, pois em se tratando do conhecido colarinho branco, nada irá mudar. A proposta da PEC 37 é reflexo de outra lei, uma lei da física, a chamada terceira lei de Newton, que enuncia que a toda ação corresponde uma reação de igual intensidade e sentido oposto. O problema reside quando ela reflete o pensamento do alemão Johann Goethe de que “não há nada mais assustador que a ignorância em ação”.

8 comentários:

  1. Num país sério, Geraldo não teria vez nenhuma de continuar essa sua trajetória de corrupção. Porém, este é o país da bandalheira, onde tudo vale.
    Manoel Tavares de Lima

    ResponderExcluir
  2. QUEM TEM MEDO DO PODER DE INVESTIGAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO, TEM RABO PRESO COM A JUSTIÇA E SABE QUE INVESTIGAÇÕES COM A POLÍCIA É SEMPRE MOTIVO DE PIADA NESTE PAÍS.
    NIVALDO BATISTA DE OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  3. Ronaldo Vieira Dias05 maio, 2013

    Só o povo educado, consciente, inteligente, honesto... pode evitar que a impunidade de gente corrupta igual a esse deputado causador da crime da vassoura de bruxa, perdure por muito tempo.

    ResponderExcluir
  4. Pessoas como esse tal de Geraldo traira querem amordaçar o Ministério Público porque pensam que são os donos do poder e donos da verdade, não querem que outros interfiram em suas decisões... e assim lutam para continuarem impunes em seus crimes. Flávia Lopes

    ResponderExcluir
  5. O PARLAMENTAR JA TEM QUASE TUDO, (IMUNIDADE), (CASA GRATIS), (VIAGEM GRATIS)... NINGUEM DENTRO DO PAIS TEM AS MORDOMIAS QUE ELES TEM, MAS NÃO BASTA. TODOS ERAM DE ESTREMA ESQUERDA, QUANDO GANHARAM O PODER PASSARAM PARA A ESTREMA DIREITA, ABRAÇARAM O IMPÉRIO, O SISTEMA, O CONSENSO, MAS NÃO ESTÃO SATISFEITOS, FALTA ALGO MUITO IMPORTANTE, MANDAR GERAL E IRRESTRITO, PARA FAZER ISTO, SÓ TEM UMA FORMA, CALANDO, AMARRANDO A SUPREMA CORTE DA NAÇÃO. QUE É JUSTAMENTE O QUE VAI ACONTECER COM A CUMPLICIDADE DA NOSSA MÍDIA ALIENADA E SUBSERVIENTE.
    PAULO DANTAS DE MELO

    ResponderExcluir
  6. Sandro Santos06 maio, 2013

    A ideia é sair as ruas e gritar contra essa gente corrupta!
    Eu topo!

    ResponderExcluir
  7. Só deputados bandidos estão querendo aprovar a PEC 37-171, mais conhecida como PEC DA IMPROBIDADE E DA IMPUNIDADE.
    O povo precisa sair às ruas para protestar contra a impunidade parlamentar.
    Haroldo Fonseca

    ResponderExcluir
  8. Célia F. Andrade de Lima06 maio, 2013

    Geraldo é um bandido sustentado pelos votos de pessoas mediocres e venais.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: