Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

26 de agosto de 2012

DEPUTADO COMEMORA SUSPENSÃO DE LIMITAÇÕES EM ATENDIMENTOS NO PLANSEV

“Mais uma vitória do servidor público baiano”. Foi com estas palavras que o líder do bloco Parlamentar PMDB/DEM na Assembleia, deputado Luciano Simões, comemorou a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia em suspender os artigos 1º e 2º da Lei Estadual nº 12.351/2011, mais conhecida como Lei do Planserv. A decisão foi publicada no dia 01 de agosto e teve como relator o Desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra e como Desembargador designado o Jerônimo dos Santos. O TJ acatou a ADIM (Ação Direta de Inconstitucionalidade) ingressada pelos partidos de Oposição (PMDB/DEM/PSDB) contra as limitações nos atendimentos do Planserv por parte dos servidores públicos estaduais, o que “viola os arts. 4º, I,V, e 233, da Constituição do Estado da Bahia, que asseguram aos servidores públicos estaduais o direito à saúde”. Segundo o Desembargador Relator da ADIM, “O direito à saúde representa prerrogativa constitucional indisponível do cidadão, ao qual se contrapõe o dever do Estado de adotar todos os meios necessários para torná-lo efetivo. Não se coaduna com o cumprimento desse dever constitucional qualquer tipo de restrição ou, como na espécie, a limitação do atendimento médico, inclusive nos casos de urgência e emergência, aos servidores públicos estaduais beneficiários do Sistema de Assistência à Saúde - PLANSERV”. “Esperamos que o Estado tenha bom censo e cumpra a decisão judicial. Recorrer será ir de contra a saúde dos baianos”, enfatizou Luciano Simões. Para o parlamentar o Governo vinha reforçando seu caixa retirando, inconstitucionalmente, dos servidores públicos estaduais. “Desde o primeiro momento da votação deste projeto tínhamos a certeza da sua inconstitucionalidade. Apelamos diversas vezes para que o governador Wagner retirasse de pauta e abrisse um canal franco de diálogo com o funcionalismo público, mas isso não foi feito. Agora o TJ deferiu o nosso pedido pela inconstitucionalidade da Lei. Esta é mais uma prova de como o governo Wagner vem tentando, a todo custo, maltratar os servidores públicos”, concluiu o Luciano. A decisão final do TJ foi à suspensão da limitação nos atendimentos médicos (art. 1) e da “coparticipação” (art. 2) na qual o Governo estava cobrando um pagamento de 20% (vinte por cento) do valor do procedimento, caso o servidor excedesse o quantitativo de serviços descrito na Lei.

2 comentários:

  1. O QUE O DESGOVERNO WAGNER FAZ COM O PLANSEV É UMA JUDIAÇÃO ENORME CONTRA OS SERVIDORES PÚBLICOS. INFELIZMENTE NÃO É SÓ NISSO QUE ELE TEM DECEPCIONADO!!!! KLEBER BARRETO

    ResponderExcluir
  2. É muito bom saber que temos pessoas dignas e honradas na Assembléia Legislativada Bahia, como o deputado Luciano Simões, que denuncia a forma corrupta e inabilitada do PT governar!
    Josué Batista

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: