Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

1 de junho de 2012

HOJE É DIA NACIONAL DA IMPRENSA

O Dia Nacional da Imprensa no Brasil ainda confunde a cabeça de muita gente. Até 1999, essa data era comemorada no dia 10 de setembro, quando começou a circular no país o jornal A Gazeta do Rio de Janeiro em 1808, sob a proteção do governo de D. João VI, publicação com um forte viés oficial. Tal celebração foi alterada com a lei 9831/99, que definiu a data oficial da Imprensa Brasileira no dia 1º de junho, data do primeiro número do Correio Braziliense, jornal editado pelo brasileiro Hipólito José da Costa em Londres também em 1808. Esse periódico foi lançado três meses antes d’A Gazeta com o intuito de informar a população brasileira sobre os eventos da Europa, sem a censura da Coroa Portuguesa. A mudança no calendário oficial de duas datas, em função de duas publicações lançadas no mesmo ano mas com linhas editoriais totalmente diferenciadas, mostra a síntese da Imprensa Brasileira: ora defensora dos interesses da população e das liberdades políticas e individuais, ora porta-voz do poder sem relação com esta mesma população. O fato é que anos de truculência, silêncio e repressão, foram enfrentados com bravura pela imprensa, mesmo tendo que afrontar todo um sistema pré-estabelecido de poder. Os anos da ditadura militar na América Latina serviram para fortalecer o ideal de liberdade e democracia pregado pela grande máquina da informação. Mesmo com a mudança de cenário, pensar a comunicação e refletir sobre o papel da imprensa na sociedade atual tem sido tema de muitas conferências e seminário por todo o Brasil. A imprensa precisa se reinventar sempre e acompanhar o ritmo da sociedade globalizada e a digitalização da informação. Parabéns à todos os profissionais da imprensa brasileira!

2 comentários:

  1. A CPI do Cachoeira tem de ser, na verdade, a CPI da Delta.


    As trambicágens envolvendo Carlinhos Cachoeira e a Delta tem duas frentes: a) uma é a ação do contraventor e seu envolvimento com a jogatina. O caso tem de ser investigado, e os responsáveis, devidamente punidos; b) outra, muito mais importante e ampla, diz respeito à Delta — esta sim, tudo indica, uma rede que se espalha Brasil afora. O bicheiro era apenas um dos operadores do esquema. Os sábios do PT tentaram limitar a investigação ao Centro-Oeste porque se deram conta do tamanho do imbróglio e porque perceberam, como estampa a capa da VEJA desta semana, que uma investigação ampla exporá o “laranjal” da empreiteira e será um tiro no pé do próprio PT.

    ------------------------------------------------

    NÃO É ATOA QUE O PT E SEUS SEGUIDORES ATOLEIMADOS, LIDERADOS POR Paulo Henrique Amorin E Franklin Martins, QUEREM A VEJA DESTRUIDA E O sbt DO panamericano E A record DO BISPO COMANDANDO UM JORNALISMO COMPRADO.

    ResponderExcluir
  2. Aproveito para parabenizar também esta página, pois aqui encontramos uma diversificação de assuntos de todos os tipos e de locais, debatemos aqui fatos de todo planeta, temos o prazer de ver nossos comentários sendo publicados, desde que seja usado o bom senso é claro, sem ofensas a quem quer que seja. é assim que construimos uma verdadeira democracia e não com as idéias malucas de encabrestar a imprensa com esse ou aquele artifício, pra isso existe as leis e a justiça, quem não as cumprir que responda em juizo. Abraços a todos.

    Antonio dos Santos

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: