Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

28 de maio de 2012

PROSTITUIÇÃO INFANTIL É O REFLEXO PERVERSO DE BELO MONTE NO PA

Com 100 anos de existência, a cidade de Altamira, no Pará, tem o apelido de “A Princesinha do Xingu”, mas algumas de suas pequenas princesas estão indo para o mau caminho com o andamento das obras da hidrelétrica de Belo Monte. Além da criminalidade crescente, da inflação imobiliária, das desapropriações e dos problemas com saúde e educação, a principal cidade das proximidades vive o aumento da prostituição infantil, reflexo social de todo megaempreendimento em áreas distantes dos grandes centros. “A hidrelétrica é a porta de entrada para todos os problemas. Claro que a prática da pedofilia já existia mas, com a chegada de muita gente de fora e a circulação de dinheiro, só aumenta”, relata a conselheira tutelar Lucinha Lima. A praxe é o caminhoneiro pegando adolescente para largar na cidade seguinte. O escândalo local foi um vereador que foi cassado e está foragido por exploração de menores. Mas a chegada de 5.000 pessoas nos últimos meses na cidade de 100 mil habitantes fez surgir cenas como esta contada pela conselheira: “Peguei uma adolescente falando para a outra aqui no conselho: 'Olha que tem fila nos bancos. Hoje tem homem, hoje tem dinheiro'. Isso está fora dos limites.” Com uma Kombi caindo aos pedaços como meio de transporte, o Conselho Tutelar tenta surpreender os locais mais frequentes onde há prostituição infantil. Um deles é um bar no Igarapé das Panelas, com mesa de bilhar velha na entrada, mas mulheres muito novas deitadas em redes à espera de clientes. “Tentamos flagrante três vezes, mas todos escapam pela mata”, conta a conselheira. Inauguradas no final de 2011, duas boates luxuosas trouxeram garotas de outros Estados, prostitutas altas e brancas, para oferecer entretenimento sexual aos funcionários mais graduados da empreitada energética. “Isso serve como exemplo negativo para nossas meninas”, opina Lucinha. Na vila de Santo Antônio, colada ao canteiro de obras de Belo Monte, botecos e puteiros mais populares se instalaram para lucrar com as horas vagas dos operários. Mas o local acabou desapropriado e está semidemolido atualmente. (Rodrigo Bertolotto).

3 comentários:

  1. INFELIZMENTE, A PROSTITUIÇÃO TEM ATINGIDO MUITAS DAS NOSSAS ADOLESCENTES E ATÉ CRIANÇAS TEM SIDO OBRIGADAS A SE PROSTITUIREM... PASMÉM, POR SEUS PRÓPRIOS PAIS!
    ACHO QUE A POLÍCIA DEVERIA SER MAIS RIGOROSA CONTRA PESSOAS QUE FACILITAM, PRATICAM.... ESSE TIPO DE CRIME.
    CÍCERO RIBEIRO DE MELO

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Itabuna também existe muita gente se aproveitando das nossas crianças e adolescentes com esta prática abominável.
    Quem duvidar, basta dar uma chegadinha nas imediações do viaduto Paulo Souto; Motel Flexa, rodoviária e algumas praças públicas.
    Daniel Lopes

    ResponderExcluir
  3. DEVERIA TERPENA DE MORTE PARAQUEM FAZ ESSA BARBARIDADE.
    JOSUÉ NOGUEIRA

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: