Prefeitura Itabuna

25 de abril de 2012

NOSSOS JOVENS ESTÃO MAIS VULNERÁVEIS E IRRESPONSÁVEIS


Uma questão que não deve ser esquecida é o problema do uso abusivo de esteroides anabolizantes por adolescentes. A utilização de anabolizantes é mais provável de ocorrer entre atletas que recebem patrocínios. Há também um número razoável de adolescentes que usam anabolizantes e que não participam de competições, mas estão envolvidos em musculação e levantamento de peso, em uma tentativa de melhorar a aparência como consequência de insatisfação com a própria imagem corporal. Os adolescentes buscam experiências novas e percebem o uso de drogas como uma questão particular, não se preocupam com as consequências, uma vez que o tempo que lhes interessa é o presente. Os jovens tendem a mentir para os adultos, ao negar ou minimizar esse uso, o que limita o diagnóstico, apenas pelo relato dos próprios adolescentes. Devido às mudanças que ocorrem na adolescência, muitas vezes, a família e a escola podem interpretar determinados comportamentos problemáticos, como uma fase que logo passará, levando, em certos casos, a uma tolerância exagerada diante de atitudes inadequadas, desvalorizando sinais que podem indicar o uso de substâncias. Entre esses sinais, deve-se prestar muita atenção à falta as aulas, queda de rendimento escolar, mudanças radicais no vocabulário, nas amizades, no estilo de se vestir, de falar, nos interesses culturais ou religiosos, ou hábitos de lazer. Outros sinais são isolamento social, irritabilidade, agressividade, alterações nos hábitos, como horários de dormir, alimentação, perda de objetos ou roupas, gastos exagerados etc. Destacam-se também mentiras frequentes, problemas no colégio. A curiosidade natural dos adolescentes é um dos fatores de maior influência na experimentação de álcool e drogas, ao lado de fatores externos, como a opinião dos amigos e a facilidade de obtenção. O adolescente vive o presente, busca realizações imediatas, e os efeitos das drogas proporcionam o “prazer” passivo e imediato. Entre os fatores externos, a influência dos modismos é de particular importância, sobre os adolescentes. A moda reflete a tendência do momento e os adolescentes são vulneráveis a estas influências. A família pode ser um fator de risco ou protetor para o uso de substâncias psicoativas. Há o fator genético; filhos de pais dependentes químicos apresentam 4 vezes mais riscos de serem dependentes.

3 comentários:

  1. Dizem que quando uma geração é criada com muita disciplina, a próxima geração será criada com muita liberdade.

    O que vejo hoje é que os pais estão sem o controle dos filhos, e a escola perdeu a autoridade que tinha sobre o comportamento e indisciplina das crianças. Com isso, nossos jovens crescem sem limites.

    ResponderExcluir
  2. Pela Facilidade com que as coisas chegam até eles
    Então com isso ,eles vão relaxando e só querem saber de aproveitar ,esquecendo a verdadeira essência da vida.Não tem pensamentos no futuro e pensam numa liberdade impossivel de alcançar.
    Hoje em dia ,eles só pensam em ficar e fazer coisas que aumentem a adrenalina deles ,deixando de lutar por um ideal e esquecendo que quem pode fazer a mudança do País ou do mundo ,são eles mesmos.
    Mas não generalize ,tem muitos adultos de 16 anos poraí ,mas a maioria tá deixando acontecer e ver no que dá.

    ResponderExcluir
  3. Por causa da liberdade q os pais dão !!!

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: