Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

27 de fevereiro de 2012

A LADROAGEM MANTÉM VIVO E SAUDÁVEL O MOSQUITO DA DENGUE

A partir da lista do Ministério da Saúde de cidades com risco de surto da doença e de dados sobre saneamento básico do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Agência Brasil concluiu e divulgou, que o número de casos de dengue está relacionado à falta de saneamento adequado, basicamente à falta de abastecimento de água e de coleta de lixo. É uma prova de que, no Brasil, pode-se descobrir ou inventar a pólvora todos os dias. O mais ignorante dos mais de 5 mil prefeitos das cidades brasileiras sabe que o saneamento é básico, tanto quanto a educação, mas por ser ignorante, ele acredita que para combater o mosquito da dengue falta dinheiro, talvez para subornar o mosquito, levando-o a mudar de território, mas jamais para investir em rede de esgoto. Existe uma crença municipal de que esgoto não dá voto, porque é enterrado e, por isso, não é visto como obra de governo, de prefeito, de quem esteja mandando nos cofres públicos nesse momento de decisão. Ponte é obra, porque pode ser vista à distância; esgoto, não. Não passa pela cabeça desse ignorante (mas como passar?) que qualquer ação que beneficie a comunidade, faz jorrar votos. Ocorre, também, que além de ignorante, a maioria desses prefeitos é, também, de desonestos, e costuma dedicar-se a desviar para os próprios bolsos qualquer centavo dos cofres públicos. Então, começam as campanhas de conscientização, folhetos que ninguém lê, mas joga na rua para que entupa o bueiro. Ninguém lembra do esgoto, da água encanada. São investimentos caros e talvez não favoreçam o caixa dois para o patrocínio da próxima campanha eleitoral. Analfabeto, semianalfabeto, analfabeto funcional ou “doutor” de diploma universitário, o prefeito eleito tem como sua primeira missão pensar na reeleição, é o seu primeiro ato no poder e, às vezes, o último. A questão do saneamento e da saúde pública é tão antiga quanto o processo de colonização do país. Mas algum tipo de amnésia administrativa, de ignorância, de vocação para amigo do alheio acaba achando que é um assunto novo e, por isso, é assim referido, como novidade.

3 comentários:

  1. Oportuna esta postagem, pois realmente o que se rouba nesse país, daria para se resolver todos os problemas de saúde pública e não somente combater a dengue!!
    Joselito Brito

    ResponderExcluir
  2. CORRUPÇÃO E COMBATE A DENGUE SÃO COISAS QUE NÃO COMBINAM! REINALDO DUARTE DE OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  3. Djalma Nogueira dos Santos02 março, 2012

    A situação está um hooror... o governo parece não ter consciência do estrago que o mosquito tem causado ao povo da Bahia. Até quando isso continuará acontecendo?

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: