Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

30 de janeiro de 2012

GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS (PSB), O NOVO ACM DA POLÍTICA NO NORDESTE

Neto e herdeiro político de um dos ícones das esquerdas no Brasil – o ex-governador Miguel Arraes –, com seus olhos azuis e um sorriso permanente de propaganda de pasta de dentes, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, de 46 anos, vem fazendo no Nordeste, sorrindo, o que antes o todo poderoso Antonio Carlos Magalhães fazia gritando na Bahia. Pelo poder conquistado não só na região e o aniquilamento da oposição em seu estado, já é chamado de o novo “painho” do Nordeste. Em parceria com o também pernambucano ex-presidente Lula, mudou a economia do estado, transformando-o num canteiro de obras, ganhou a queda de braço de 30 anos com outros estados nordestinos por uma refinaria da Petrobras, foi eleito o melhor governador do Brasil por dois anos seguidos com 86% de avaliação positiva, é aliado fiel do governo Dilma Rousseff e comanda o partido com pulso de ferro. Mas, entre os aliados, paira uma desconfiança de que o político mais poderoso do Nordeste vá lhes dar uma rasteira em 2014. Afável, bom contador de “causos”, um dos melhores imitadores de seu guru político, o ex-presidente Lula, Eduardo Campos é cultuado publicamente, por conveniência, na base governista e na oposição. Pelo crescimento e desenvoltura, é visto como ameaça pelos dois lados. E também é entre políticos dos dois lados que já se faz com frequência uma pergunta comum: é um coronel moderno com mais verniz ou um socialista que prefere o Diário Oficial a “O Capital”? Mesmo sendo apontado como um fiel aliado de Lula e Dilma, o governador pernambucano tem parcerias eleitorais com o PSDB de Aécio Neves em vários estados e é estimulado a disputar a Presidência em 2014 por setores da base governista e da oposição – Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), por exemplo, consideram que, por seguir desde o início a política bem-sucedida Lula/Dilma, ele teria até mais chances que Aécio Neves. “Eduardo Campos é hoje a liderança mais destacada do Nordeste e com maior poder de aglutinação”. O cientista político pernambucano Antônio Lavareda, ligado ao PSDB, reconhece seu potencial: “Eduardo Campos conseguiu colocar seu nome na prateleira dos presidenciáveis para 2014”. (www.tribunadabahia.com.br).

5 comentários:

  1. O FILHO DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA
    MANDA BRASA MORA. NO NORDESTE PARABENS AOS NOSSOS VIZINHOS PERNAMBUCANOS.

    ResponderExcluir
  2. É a raposa querendo tomar conta do galinheiro...
    José Orlando Pereira

    ResponderExcluir
  3. A partir do momento em que deixemos de lutar por outros candidatos, estamos sim elegendo esse tipo de gente. Até concordo que não adianta a luta, pois o sistema os corrompe de alguma maneira. Everaldo Novais dos Santos

    ResponderExcluir
  4. No Brasil qualquer produto adquirido tem quase metade do seu preço cobrado por impostos, produtos importados chegam a ser o dobro do preço original por impostos de importação, etc. Tiramos dinheiro dos nossos bolsos e o entregamos de mãos beijadas para os governantes que nos prometem educação, segurança e um país de qualidade e o que mais vemos é verba ser desviada pelos mesmos que fazem tais promessas! Creio que se o governo realmente investisse em prioridades a segurança e a lei teriam mais impacto e não haveria tanta impunidade como há nos dias de hoje!
    Antonio Andrade

    ResponderExcluir
  5. Este país só tem falcatruas e mais falcatruas em todas as linha de poder...
    Reginaldo Carvalho de Lima

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: