Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

28 de outubro de 2011

PARABÉNS AOS NOSSOS BONS BARNABÉS

Justa as homenagens prestadas ao servidor público no seu dia. Destaque para os funcionários da educação, por meio dos quais se reverenciam todos os demais. As mudanças e investimentos efetivados no ambiente de trabalho e o estímulo à boa relação entre os funcionários já surgem, aos olhos da população, como uma valorização desse contingente de homens e mulheres que movimentam as engrenagens do Município. Seja na saúde, na educação, na assistência social ou em qualquer outro departamento ligado ao serviço público, há sempre um servidor disposto a facilitar o acesso das comunidades. Os investimentos na humanização também são uma forma de homenagear esse pessoal que não para nunca. A propósito, aparte especial para os atendentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que não descansam nem no feriado do Dia do Servidor Público. Reverência aos policiais de todas as corporações (estaduais e federais) que asseguram a tranquilidade dos que descansam. Parabéns a todos.

17 comentários:

  1. Os Servidores Públicos sofrem na pele as denuncias de superfaturamento, improbidade administrativa, malversação do dinheiro público etc. (...) o serviço público, que vem deixando de ser atrativo para os melhores profissionais, por motivos como, as baixas remunerações, as precárias condições de trabalho... Isso tem que mudar.
    Orlando Araújo

    ResponderExcluir
  2. Nelson Monteiro30 outubro, 2011

    Eles são mal pagos mas não largam a boquinha. Alegam que são ruins porque recebem péssimos salários. A ESTABILIDADE PERMITE UM MAL ATENDIMENTO E NÃO OS SALÁRIOS.

    ResponderExcluir
  3. Val Cabral, por naum poderem ser madados embora aproveitam e ficam fazendo cera enrrolando estes bando de sangues sugas parasitas sem vergonha... Edmilson Cerqueira

    ResponderExcluir
  4. Embora eu não enha nenhuma simpaia pela grande maioria dos funcionários públicos (todaas as esferas), não os culpo pela bagunça, corrupção, ineficiência...
    O setor público é ineficiente, corrupto... devido ao excesso de burocracia na tramitação de processos e quaisquer documentos.
    Nivaldo Dantas

    ResponderExcluir
  5. eles sabem que pra continuar no emprego é só comparecer,
    nem precisa ser simpatico,
    um absurdo isso.
    talvez um dia tudo mude(esperamos que sim)
    Fernando Góes

    ResponderExcluir
  6. Wilson Barbosa Filho30 outubro, 2011

    Serv. públ. é concursado, tem estabilidade, ou seja, trabalhando ou não seu salário será depositado. Não consideram tua capacidade de produção, interesse... Já no privado é o contrário.

    ResponderExcluir
  7. Val Cabral, o servidor concursado é preterido nas nomeações aos cargos de chefia. É um problema das autoridades políticas, que colocam seus apadrinhados em cargos de confiança, ganhando muito mais do que quem pega pesado e conhece o serviço. Paulo Sérgio Bastos

    ResponderExcluir
  8. Existe uma tendência de o atendimento ao público dado pelo servidor público ser de baixa qualidade.
    Não apenas pela estabilidade do emprego, mas também pelo pouco comprometimento com o sucesso da empresa (governo) e pelo fato de o chefe imediato também não ser tão comprometido com a empresa.
    Vou exemplificar: quando você liga para uma escola pública, a secretária atende dizendo "alô" ou "Escola General Osório" na melhor das circunstâncias. Se você ligar para uma escola particular a secretária provavelmente atenderia assim: "Coléio Sistema, meu nome é Jandira, bom dia!". Consegue ver a diferença? Mas não se engane, a "Jandira" da escola particular poderia não ser tão educada se trabalhasse na escola pública. Em muitos casos não é a pessoa que é grosseira ou gentil, eficiente ou ineficiente e sim o contexto em que ela se encontra que a condiciona a ter uma postura ou outra. Mas existe exceções. Eu sou professor de escola pública e garanto que tenho colegas na escola que são grosseiros no atendimento à comunidade e outros que procuram dar o melhor de si. Acho que sou um desses.
    Rogério da Silveira Filho

    ResponderExcluir
  9. Existe uma tendência de o atendimento ao público dado pelo servidor público ser de baixa qualidade.
    Não apenas pela estabilidade do emprego, mas também pelo pouco comprometimento com o sucesso da empresa (governo) e pelo fato de o chefe imediato também não ser tão comprometido com a empresa.
    Vou exemplificar: quando você liga para uma escola pública, a secretária atende dizendo "alô" ou "Escola General Osório" na melhor das circunstâncias. Se você ligar para uma escola particular a secretária provavelmente atenderia assim: "Coléio Sistema, meu nome é Jandira, bom dia!". Consegue ver a diferença? Mas não se engane, a "Jandira" da escola particular poderia não ser tão educada se trabalhasse na escola pública. Em muitos casos não é a pessoa que é grosseira ou gentil, eficiente ou ineficiente e sim o contexto em que ela se encontra que a condiciona a ter uma postura ou outra. Mas existe exceções. Eu sou professor de escola pública e garanto que tenho colegas na escola que são grosseiros no atendimento à comunidade e outros que procuram dar o melhor de si. Acho que sou um desses.
    Rogério da Silveira Filho

    ResponderExcluir
  10. Juscelino S, Borges30 outubro, 2011

    As pessoas q trabalham no serviço público são formadas nas msm escolas do q as pessoas q trabalham na iniciativa privada
    Vêm das msm famílias
    Convivem na msm sociedade.
    Então, pq é tão diferente um do outro?
    Isso q eu nem quis dizer q o servidor público prestou concurso a qual mt dos seus críticos ñ obtiveram êxito.
    O grau d eficiência do serviço público é o msm da iniciativa privada, q aliás tb presta serviços mt ruins.
    Eu msm cansei d entrar em lojas para comprar algum produto e simplesmente fui ignorado pelos vendedores ou mt mal atendido.

    ResponderExcluir
  11. Prezado amigo Val Cabral

    Gostemos ou não na iniciativa privada o funcionário presta concurso diariamente, se aprimora diariamente, aumenta sua produtividade diariamente em virtude da competição existente no mercado de trabalho.
    No funcionalismo público a competição se verifica apenas no concurso para admissão, e fim.
    A derrocada dos países comunistas se deu exatamente em cima da baixa produtividade inerente a economia estatal.
    Durante a implantação dos regimes comunistas, o idealismo e a "porrada", surtiram algum efeito, mas com a estratificação da burocracia a vaca só poderia ir para onde a ineficiência poderia levá-la, o brejo.
    Em sociedades Capitalistas como a nossa, baseada na competição, o que mais escutamos é o desejo expresso de todos em procurarem se tornarem "servidores" a fim de obterem a segurança da estabilidade.
    Esta aliás é uma das incoerências inerentes aos Estados nacionais subdsenvolvidos, tornarem-se um fim em sí mesmos, ao contrário de se tornarem um meio para o exercício da cidadania da maneira expressa em suas constituições, segundo a qual todos são iguais quanto aos seus direitos e obrigações.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bl.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que o que torna os serviços públicos extremamente ineficientes é o sistema errado que facilita a corrupção de quem "manda"... para as pessoas que disseram que o salário do servidor público é ineficiente, precisam se informar melhor. Sandro Conrado de Almeida

    ResponderExcluir
  13. SÃO MOLENGAS E IMPRESTÁVEIS.
    MONICA BASTOS

    ResponderExcluir
  14. Sem querer ofender ao questionador, mas a pergunta estende a ineficiência laboral a todos os servidores público, o que não é uma verdade.
    Concordo com alguns amigos que responsabilizam a estabilidade funcional como fator determinante ao comportamento relaxado de alguns servidores mas, entretanto, é importante que se frise que existem algumas medidas que podem ser empreendidas pelos gestores e que, se corretamente desempenhadas, podem sim oferecer punição ao servidor relapso e até levá-lo a uma demissão. A abertura de um inquérito administrativo ou sindicância são algumas delas.
    Com tudo isso, não devemos deixar de admitir que existem muitos servidores públicos que dedicam-se ao trabalho de maneira exemplar e honrosa, sobretudo nos setores da Educação e Saúde. Nossas escolas e hospitais públicos, por exemplo, contam em seus quadros efetivos com pessoas briosas e dignas da remuneração que percebem.
    Reinaldo Araújo

    ResponderExcluir
  15. Sem querer ofender ao questionador, mas a pergunta estende a ineficiência laboral a todos os servidores público, o que não é uma verdade.
    Concordo com alguns amigos que responsabilizam a estabilidade funcional como fator determinante ao comportamento relaxado de alguns servidores mas, entretanto, é importante que se frise que existem algumas medidas que podem ser empreendidas pelos gestores e que, se corretamente desempenhadas, podem sim oferecer punição ao servidor relapso e até levá-lo a uma demissão. A abertura de um inquérito administrativo ou sindicância são algumas delas.
    Com tudo isso, não devemos deixar de admitir que existem muitos servidores públicos que dedicam-se ao trabalho de maneira exemplar e honrosa, sobretudo nos setores da Educação e Saúde. Nossas escolas e hospitais públicos, por exemplo, contam em seus quadros efetivos com pessoas briosas e dignas da remuneração que percebem.
    Reinaldo Araújo

    ResponderExcluir
  16. Solivaldo Fonseca30 outubro, 2011

    A culpa e da ESTABILIDADE, quem trabalha na iniciativa privada tem que ser competente, senão é demitido, pois qual patrão ficará pagando salário ao um incompetente, já no serviço público, como os funcionários tem estabilidade, não se importan muito em serem competentes, já que sabem que é muito difícil serem demitidos, dai o motivo de tanta ineficiência.

    ResponderExcluir
  17. Já pararam pra pensar como quase sempre os serviços prestados pelo governo são ineficientes?, não deveria ser ao contrário, afinal os servidores públicos são bem remunerados e tem muitos benefício, eles não deveriam ser o exemplo de trabalho, vcs acham justo toda a nação trabalhar pra sustentar um bando de parasitas que sugam o dinheiro dos impostos, lembro que me refiro ao servidor público em sentido amplo, ou seja, todo aquele que exerce uma função pública.
    Valdir Nogueira

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: