Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

30 de agosto de 2011

PTB TENTA VETAR PSD NO TSE

Constituído às pressas, o PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, enfrenta agora o questionamento de duas legendas. Foram ao TSE contra a criação do novo partido o PTB e o DEM, a antiga agremiação de Kassab. O PTB alega ter incorporado a sigla PSD em 2003. Em consequência, Kassab não poderia lançar mão da logomarca. O velho PSD foi fundado em 1945. Por ele, elegeram-se presidentes Eurico Gaspar Dutra e Juscelino Kubitschek. Extinto em 1965, nas pegadas do golpe militar, o PSD foi reativado na década de 80 por Nabi Abi Chedid. Depois, em 2003, incorporou-se ao PTB. Para reforçar a suposta ilegalidade praticada por Kassab, o PTB informa ao TSE que teve de arcar inclusive com as dívidas do PSD. O DEM centra sua argumentação na certificação das assinaturas recolhidas pela turma de Kassab em todo o país. Sustenta que a nova legenda não seguiu o trâmite previsto numa resolução do próprio TSE. Coisa editada em 1995 e ratificada em 2010. Por essa resolução, argumenta o DEM, as assinaturas teriam de ser certificadas pelos cartórios eleitorais dos signatários. Em seguida, os tribunais regionais eleitorais emitiriam certidões atestando a legalidade do processo. Só então o pedido de registro seria protocolado no TSE. No caso do PSB, afirma o DEM, saltaram-se estágios. A requisição de registro aportou no TSE, em 23 de agosto, sem que as etapas anteriores estivessem concluídas. A legenda de Kassab chegou a ajuizar processos de certificação em 22 Estados. Mas só obteve certidões em Santa Catarina e Goiás. Precisaria de pelo menos nove. O PSD, no entanto, entrou com o pedido de registro no TSE em 23 de agosto sem ter os registros necessários nos Estados. O PSD ajuizou 22 pedidos, mas só tem em mãos duas certidões, de Santa Catarina e Goiânia. São necessárias certidões de, pelo menos, nove Estados. Nos próximos dias, o TSE vai requerer a manifestação do Ministério Público Eleitoral sobre os dois pedidos de impugnação. Acionada, a Procuradoria terá dez dias para se manifestar. Depois, o relator do caso no tribunal terá mais 30 dias para instruir o processo. Só então o caso será levado ao plenário do TSE. Até lá, o PSD, Kassab e as quatro dezenas de políticos que se associaram ao projeto roerão as unhas.

2 comentários:

  1. O PSD é uma quadrilha de corruptos, que nasceu para enriquecer seus integrantes e empobrecer ainda mais a população brasileira. Nivaldo Dantas

    ResponderExcluir
  2. Cá sabe o povo paulista, que Kassab não sabe nadica de moralidade, seriedade, honestidade... e só é prefeito porque herdou um cargo do espório do PSDB, que elege até cachorro em São Paulo, que por sua vez conhece o PT e jamais votará nos petistas.
    Fernando Góes

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: