"A falta de diálogo com o companheiro é uma das causas mais comuns de conflitos e o caminho mais certo para uma separação. Mas se você não deseja que isso aconteça, é possível reconstruir" Todas as emoções afetam nosso organismo como um todo. Porém, o que mais dificulta em manter o equilíbrio emocional, é quando o coração não vai bem. Ou seja, quando a relação afetiva deixa a desejar. Parece que quando amamos, nos deixamos de lado e só vemos o ser amado. Fazemos de tudo para agradá-lo e ainda assim, parece que nunca conseguimos. A insatisfação no relacionamento pode ter várias causas, mas para identificá-las, é preciso muita coragem para olhar para aquilo que tem nos feito mal e que muitas vezes por medo do que pode ser identificado, fugimos como se nada estivesse acontecendo. Resultado: fugimos, seja trabalhando mais, comendo mais, nos envolvemos em relações passageiras para evitarmos o vínculo. Fazemos de tudo para evitarmos pensar e principalmente sentir. Assim, vamos nos machucando cada vez mais, acumulando mágoas e ressentimentos, sentindo como se não fôssemos dignos de sermos amados. Mas será que tem que ser sempre assim? Não, com certeza não! A falta de diálogo com o companheiro é uma das causas mais comuns de conflitos e o caminho mais certo para uma separação. Mas se você não deseja que isso aconteça, é possível reconstruir. Porém, se não consegue conversar nem consigo mesmo, como irá querer se comunicar com o outro? Algumas pessoas chegam ao máximo de não conversarem nem sobre suas dificuldades sexuais. Como podem fazer amor se não podem falar sobre o assunto? A falta de cuidado com o outro, com a relação, não conseguindo perceber as necessidades dele, também é um fator de desgaste no relacionamento, que acaba sendo consumido pela rotina do dia a dia. Abaixo estão outras causas que podem interferir na sua relação. Procure identificá-las no seu relacionamento.
Os 22 inimigos do casamento:
- Medo
- Insegurança
- Carências afetivas
- Conflitos internos que refletem na relação
- Falta de romantismo, carinho, atenção, cuidado com o outro
- Falta de confiança, diálogo, comunicação
- Falta constante de demonstração de amor
- Falta de desejo, atração
- Desinteresse pelo que o outro diz, faz ou sente
- Brigas crônicas (repetitiva e sem gerar mudança)
- Ciúme sem motivo e desproporcional
- Interferência familiar
- Agressividade
- Inveja
- Traição
- Desprezo
- Indiferença
- Rotina
- Mentira
- Egoísmo
- Crises financeiras
- Sem dúvida, falta de amor!
Diante dessa lista, é possível fazer muitas coisas. Primeiro é preciso identificar as possíveis causas que estão corroendo seu relacionamento. Para isso você poderá responder as seguintes perguntas:
- Se há brigas, quais são os motivos? São sempre os mesmos?
- Se não há brigas, mas há o silêncio, a indiferença, o que pode estar por trás disso?
- Como você tem alimentado sua relação?
- O que você têm feito para a construção da relação?
- Você conversa com seu companheiro sobre seus sentimentos?
- Seu companheiro se interessa pelo que você faz, e principalmente pelo que você sente?
- Você se interessa pelo que ele faz e pelo que ele sente?
- Seus sentimentos são respeitados e considerados importantes por ele? E você, respeita os sentimentos dele?
- O que você sente quando está ao lado dele? E quando está longe?
- Pense em como você gostaria que fosse sua relação afetiva. Agora compare como está atualmente. Há muita diferença entre o que gostaria e está hoje?
Responda essas perguntas com toda sinceridade e depois reflita sobre as respostas. Pode ser que elas te ajudem a identificar as causas dos desentendimentos e de sua tristeza.
Com tudo isso claro em sua mente, procure seu companheiro para uma conversa franca e redefinam pontos importantes, onde os dois possam ouvir e perceber as necessidades do outro, tanto como as suas próprias. É preciso investir sempre, fazendo algo que surpreenda e deixe o outro feliz e isso só você mesmo poderá saber por onde começar!
Lembre-se: "Há três possibilidades de mudança na relação: o eu, o outro, a relação. A única que depende exclusivamente de você é o eu! O outro depende dele. E a relação dos dois." (Rosemeire Zago).
O maior Inimigo do casamento, sem sombra de duvida, é a desconfiança. Onde há desconfinça, todo o alicerce da casa, rui.
ResponderExcluirOtávio Lopes
Quem acaba com o casamento é uma profissional chamada SECRETÁRIA! Hihihihihi...
ResponderExcluirBrincadeiras aparte, acho q é a falta de comunicação, amor e respeito qnd acaba caindo na rotina!
Falta de interesse nos assuntos do conjuguê e achar q "do jeito que tá, tá bom!"
Célia Lima
A infidelidade, sem sombra de dúvidas e o ciúme, que quando excessivo no casamento, passa de prova de amor à vilão e carrasco.
ResponderExcluirO maior inimigo do casamento é a falta de cumplicidade!
ResponderExcluirFlávio Lopes
Como sou casada a 10 anos, posso dizer com conhecimento de causa: Crise financeira e sexual!!!
ResponderExcluirPorque: Se o casal tá ruim de grana, a vida cotidiana como um todo é afetada, daí, entra o ciúme, o desrespeito, falta de carinho, etc, o negocio é não deixar isso chegar na cama, pq aí... desanda tudo!
Um casal bem resolvido na cama, enfrenta a crise financeira c mais ânimo! - Djlama Cordeiro
Traição
ResponderExcluirDesrespeito
Falta de cumplicidade
Falta de amor proprio
Desonestidade
Falta de cairinho e
Uma vida sexual fraca e pouco ativa
Eu acho que é o ciumes e a falta de respeito com a individualidade do outro que acaba qualquer casamento... ciumes mata qualquer forma de amor e a falta de respeito pelo outro sufoca e anula, fazendo que o outro se sinta prisioneiro e busacando em outras pessoas o que não tem...
ResponderExcluirEdmilson Soares
A SOLIDÃO A DOIS, este sem duvida é o maior inimigo do casamento.
ResponderExcluirAte porque quando nos sentimos assim, é porque o casamento acabou e ponto final.
Ana Paula
Na minha opinião, o maior inimigo do casamento é a INFIDELIDADE.
ResponderExcluirTadeu Bastos
A falta de respeito e confiança.
ResponderExcluirSão os alicerces de qualquer tipo de relacionamento, principalmente no casamento,
Orlando Santos
Na minha opinião, o maior inimigo do casamento é a falta de companheirismo. Muitos casais não se respeitam, não aceitam as opiniões de seus parceiros, o que vai desgastando o relacionamento. A infidelidade também é uma das principais causas de separação atualmente.
ResponderExcluirJoselita Marques de Oliveira
A flexibilidade das relações imposta pela sociedade capitalista. Como tudo é flexível, a moral e a ética também o são e o juramento de fidelidade do casamento também perde o sentido.
ResponderExcluirRonaldo Nogueira
Não sei qual é o maior inimigo do "casamento"... mas quero se apresentada a "ele"... pq temos algo em comum...! Beijo no seu coração.
ResponderExcluirNão existe apenas um inimigo, mas um exército inteiro:
ResponderExcluirrotina, desconfiança, ciúmes excessivo, tentações externas, distanciamento (emocional e físico), ganância, orgulho, desprezo. Bata tudo isso no liquidificador e pronto: pode servir um copo de separação conjugal a seus convidados.
Renato Mendes