Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

26 de agosto de 2011

GILBERTO SANTANA PEDE CRIAÇÃO DE VARAS CONTRA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

O deputado estadual coronel Gilberto Santana (PTN), sugeriu a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Telma Britto, a implantar uma Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, nas Comarcas de Itabuna e de Ilhéus. Em Itabuna, o deputado informou que sua população é de 202.359 habitantes e comarca de terceira entrância. “Entretanto, esta Comarca tem abrangência também aos Municípios de Itapé, com 10.856 habitantes, e Jussari com 6.401 habitantes, totalizando 219.616 jurisdicionados (Censo IBGE/2010). A estatística colhida em 2010 demonstra que a Delegacia de Proteção a Mulher da Comarca de Itabuna registrou 1.746 ocorrências de mulheres que sofreram agressões de diversas naturezas. Já em relação ao município de Ilhéus, sua população é de 176.917 habitantes (Censo IBGE/2010) e a Delegacia de Proteção a Mulher da cidade registrou 1.729 ocorrências de Mulheres que sofreram agressões diversas, números que justificam a necessidade da criação, implantação e funcionamento de uma Vara Especializada em cada município”, disse o deputado. Segundo o parlamentar, a Vara Especializada vai oferecer à mulher que venha a sofrer agressão doméstica de cunho moral ou física, maior benefício, segurança e perspectiva para o exercício do direito social, de cidadania e obtenção de resposta com mais rapidez acerca da busca pela aplicação do direito. “A demanda é absolutamente grande nesta esfera. E a Delegacia de Proteção a Mulher apenas é insuficiente para o atendimento das vítimas de violência, pois se trata apenas de uma Delegacia. “Pela Lei Maria da Penha é necessário dar um atendimento especializado às vítimas de violência e um dos promotores da impunidade é a demora com que os casos são julgados pelas varas comuns das duas comarcas”, afirmou o deputado coronel Gilberto Santana. O parlamentar lembra ainda que o Poder Judiciário tem competência para dispor sobre especialização de varas, porque é matéria que se insere no âmbito da Organização Judiciária dos Tribunais. Assim, a competência para criar a Vara é do Tribunal de Justiça da Bahia, conforme a Lei de Organização Judiciária do TJBA, inclusive já dispõe sobre a criação de Vara Especializada de Violência contra a Mulher.

3 comentários:

  1. Wellington Monteiro de Lima29 agosto, 2011

    Val Cabral
    Quanto diferença hein!!!
    Na época do Capitão Fábio, a gente não tinha nem proposta e promessa... ainda bem que o capitão perdeu e o coronel veceu!!!
    Acho que isso acontecer em Itabuna, a prefeitura poderá contar com um prefeito de verdade, pois o capitão aqui, precisa ser trocado por alguém com patente superior.
    Quem sabe um coronel!!!!

    ResponderExcluir
  2. XÔ CAPITÃO, PAU MANDADO DE JOELMA...
    KLEBER CARVALHO

    ResponderExcluir
  3. Val Cabral
    Tá dificil arranjar um candidato que realmemte respeite o povo. Cada uma mais oportunista que o outro.
    Nerivaldo Barbosa Jr.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: