Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

31 de agosto de 2011

CIRURGIAS BARIÁTRICAS SÃO SUSPENSAS POR FALTA DE REPASSE DE VERBA

Mais de 600 pessoas têm obesidade mórbida e aguardam na fila por uma cirurgia de redução de estômago na cidade de Itabuna, sul do estado, conforme a ONG Casa do Obeso. Segundo a entidade, as operações deveriam ser feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas de acordo com a Santa Casa do município, foram suspensas por conta do atraso no repasse da verba pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Cada cirurgia custa em média R$ 5 mil. O hospital informou que as cirurgias bariátricas foram suspensas porque as 28 já realizadas pelo SUS em Itabuna ainda não foram pagas pela Sesab. A dona de casa Isabel Cristina de Souza guarda fotos da sua chegada ao Hospital Calixto Midlej Filho, no dia 17 de agosto, para fazer a cirurgia de redução de estômago. Ela chegou a ficar internada por quatro dias e fez todos os exames, mas a cirurgia não foi realizada. Isabel teve que voltar para casa. A dona de casa pesa 260 kg e, segundo os médicos, a situação dela é grave. "Eu não adoeço, não sofro e não choro só. Eu tenho uma filha de 14 anos, outra de 10 e um menino de 5 anos. Os meus filhos, se vocês chegarem para perguntar o que eles querem eles vão dizer: 'opera minha mãe, eu quero ver minha mãe melhor'. Isso dói muito", diz a dona de casa. A ONG Casa do Obeso reúne cerca de duas mil pessoas com a doença na cidade. Seiscentas estão na fila de espera para fazer a cirurgia de redução de estômago. O presidente da ONG, Tony Emerson de Oliveira, esteve em Salvador para tentar resolver o impasse. "No final das contas nada foi resolvido. Nessa situação é que não pode ficar, só o obeso sabe o que é o sofrimento", explica Tony Emerson. De acordo com a ONG Casa do Obeso, as 28 cirurgias não pagas foram realizadas nos meses de junho, julho e agosto de 2011. Mas a Secretaria da Saúde do Estado diz que a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna não teria informado sobre esse atraso nos pagamentos. O médico cirurgião Fábio Messias esclarece que a prefeitura de Itabuna é responsável pelo pré e pós-operatório, mas também não estaria cunprindo o acordo. "Sem o repasse do Estado e também da prefeitura, que ficou com a responsabilidade do pré e pós-operatório, a gente infelizmente não está podendo demostrar que pode resolver isso [os problemas das cirurgias bariátricas] aqui no interior da Bahia", completa. A Sesab informou que não há atraso no pagamento das cirurgias feitas até agora e que o repasse da verba estão previstos para ser feitos entre os dias dez e quinze de setembro. Segundo informações da prefeitura de Itabuna, em até quinze dias o acompanhamento pré e pós-operatório deve ser regularizado. O órgão disse ainda que só aguarda o processo final de licitação.

4 comentários:

  1. Sérgio T. de Magalhães31 agosto, 2011

    Bem feito a todos que votaram no Jaques Wagner aqui em Itabuna. Mas fiquem calmos, afinal quatro anos passam rapidinho, principalmente para quem precisa fazer uma cirurgia bariátrica!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse é o reflexo do descaso do poder público com a vida humana. Dinheiro pra pagar altos salários para cupinchas não falta. Orlando Nogueira

    ResponderExcluir
  3. Esse e o agradecimento do PT a tdos a população sulbaiana que reelegeu o pior governador que já houve na história do estado da Bahia. Na proxima eleição não esqueçam desde nome se não querem continuar com a saúde com esta.
    Gutemberg Matos

    ResponderExcluir
  4. Tudo isso é fato lamentavel, de novo o governo do Estado da Bahia é colocado na midia de forma negativa, sr. Governador será o que o senhor não está vendo isso? o sofrimento do povo de Itabuna, que sempre votou em vc, olhe um pouco pos pobres, o prefeito diz que é culpa do Governo do Estado, que pediu pra reduzir gasto, e o senhor não vai fazer nada Governador, lembra que o senhor pode precisar do povo de novo hein.
    Kleber Barreto

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: