Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

31 de agosto de 2011

AUMENTO DE VIOLÊNCIA NA BAHIA É DESTAQUE NO THE NEW YORK TIMES

O aumento da violência em Salvador foi destacado em uma reportagem na versão online do jornal norte-americano The New York Times, um dos mais respeitados do mundo, nesta terça-feira (30). "Assim como cresce a prosperidade do nordeste brasileiro, também aumenta a violência por drogas", diz a matéria, que diz que é grande o número de mortes na capital. Para o jornal, Salvador pode não estar preparada para dar segurança aos turistas na Copa de 2014. Segundo a matéria de Alexei Barrionuevo, o nível de violência das maiores capitais brasileiras, Rio e São Paulo, diminuiu 47% entre 1999 e 2008. Esta violência estaria migrando para o Nordeste. Na Bahia, os casos de morte e sequestro teriam dobrado de quantidade, diz a reportagem. Só os casos de homicídio aumentaram 430% no período, diz o NYT - que pontua a queda de 13% neste índice em 2011, segundo dados oficiais. Outro estado com escalada de violência é Alagoas. "Nós estamos há quatro anos sem homicídios em nosso Carnaval. Para mim, o preparo da polícia para a Copa do Mundo não será, de maneira alguma, um problema", diz o governador Jaques Wagner, citando que no Carnaval mais de um milhão de pessoas estão nas ruas de Salvador. "Se o mercado consumidor está expandindo, o traficante de droga virá para cá também", diz o governador. O diretor de uma agência de viagem ouvido pela reportagem diz que a capital baiana não está preparada para receber a Copa. "Salvador, agora, não está pronta para a Copa do Mundo de maneira alguma, e eles estão começando a perceber isso", diz Paul Irvine, da Dehouche. MAPA DA VIOLÊNCIA - A reportagem cita uma pesquisa feita pelo cientista político José Maria Nóbrega, da Universidade Federal de Campina Grande (PB), para mostrar esta reconfiguração da violência no país. Segundo a matéria, o boom econômico no Brasil é o que impulsiona a mudança de ação do tráfico - os traficantes estariam buscando "novos mercados". A reportagem ainda diz que o aumento de poder aquisitivo de uma população até então carente estaria estimulando o tráfico. As unidades de pacificação usadas no Rio de Janeiro e já instaladas em Salvador também são citadas como uma estratégia para tentar conter o crime. A comunidade de Nova Constituinte é citada como um exemplo, ao se falar de chegada do crack em Salvador, com efeitos devastadores. PACTO PELA VIDA - Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) comentou a reportagem que dá destaque internacional à violência na Bahia. “A tendência de crescimento da violência nos últimos quatro anos se estabilizou em 2010 e já apresenta uma redução de 16% nos homicídios nos seis primeiros meses de 2011", diz o secretário Maurício Barbosa. O secretário destaca ações do programa Pacto Pela Vida, citadas na matéria, como as Bases Comunitárias de Segurança e a criação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). segundo ele, nos últimos quatro anos o estado teve um reforço de 7 mil policiais.

6 comentários:

  1. José Carlos Rebouças01 setembro, 2011

    Val Cabral, a Bahia tá assim por culpa do governo inoperate e do estatuto do desarmamento que não rendeu os frutos esperados, pois desarmou somente a população de bem e deixou os marginais ainda armados e com a certeza de que não encontrarão resistências em suas investidas.

    ResponderExcluir
  2. A BAHIA TÁ CADA VEZ PIOR PARA QUEM NÃO É CORRUPTO DO PT... A MAIORIA ABSOLUTA DO POVO!!!
    NUNES

    ResponderExcluir
  3. Para acabar com essa onda de crimes na Bahia e no país todo, o governo deve reformular as leis penais para que o individuo que decidir cometer um crime, pense duas ou mais vezes antes de faze-lo. E para isso nada melhor do que a criação de leis mais rígidas.
    Daniel Lopes

    ResponderExcluir
  4. Faz-se necessário promover excelente educação de berço com bons valores,princípios, bons exemplos e promoção da integridade moral. Associe-se, desde a tenra idade, rigor (sem violência) ao punir as transgressões. Juliana Novais

    ResponderExcluir
  5. Este é o resultado de leis brandas e presidios hoteis para ferias dos bvasndidos. Gutemberg Matos

    ResponderExcluir
  6. A inversão de valores do atual governo é a grande causa do aumento na violência. O bandido (ladrões, assassinos, sem terra) é defendido e o cidadão foi desarmado. Ninguém pode portar uma arma e comprar uma para defender sua casa se tornou uma via-sacra na burocracia do governo. Bebeto

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: