Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

5 de julho de 2011

A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DEGENERA A SOCIEDADE

Os dados de violência contra a mulher, que se apresentam nos boletins de ocorrência da Polícia Militar, são cada vez mais assustadores. Apesar do esforço das organizações não governamentais e dos órgãos de proteção da classe feminina, os números não diminuem. As ocorrências resultam do desajuste familiar, do consumo exagerado de bebidas alcoólicas por parte dos parceiros e outras questões de cunho social. Em todos os fins de semana a PM registra dezenas de ocorrências de violência doméstica e familiar contra a mulher. Apesar de ser cada vez mais rotineiro, o problema é considerado complexo, tendo em vista que muitas vezes as vítimas chamam a polícia apenas para dar conselhos aos companheiros, temendo que a prisão deles possa resultar em mais violência e prejuízos financeiros pela ausência dos mantenedores dos lares. Vale ressaltar que a impunidade pode gerar mais violência nos lares e que as mulheres podem contar com o apoio das autoridades diante das agressões e ameaças dos companheiros. Também vale lembrar que uma das determinações da Lei Maria da Penha é que o Estado tome para si a causa de qualquer mulher agredida física ou moralmente. É por isso que uma vez que a autoridade policial (delegada) tome conhecimento do caso, a companheira já não poderá mais retirar a queixa, ou seja, o Estado assume a sua defesa.

8 comentários:

  1. Querido val Cabral, diariamente a televisão mostra a barbaridade da violência que explodem nos lares e estas manchetes acabam ocupando boa parte dos noticiários... a imensidão da crueldade humana é como melhor se poderia descrever este absurdo, porque não tem outro nome que se possa chamar a violência doméstica contra mulheres, crianças e velhinhos.
    Juliana Marques da Silva

    ResponderExcluir
  2. HOMEM QUE BATE EM MULHER NÃO É HOMEM, É BICHO ESCROTO... E COVARDE!
    HAROLDO GÓES

    ResponderExcluir
  3. Acho q a violência doméstica ocorre muitas vezes por causa da impetulancia e a falta de limites das mulheres que fazem com q isso aconteça, geralmente na maioria dos casos foi por revidação ou por provocação, que aconteceu a agressão, nao to defendendo ninguem, mas acho que ás vezes ambos os lados passam dos limites nao somente os homem mas as mulheres tbm...
    Reinaldo Novais

    ResponderExcluir
  4. Os brasileiros não são só bons em futebol, são campeões em violência e maltratos contra as mulheres.
    O machismo brasileiro é conhecido no mundo todo.
    Nunes

    ResponderExcluir
  5. Maria Helena Dantas05 julho, 2011

    Essa violência sempre existiu, desde os seculos anteriores, infelizmente. O que acontece hoje é que há mais transparência, mais informações.

    ResponderExcluir
  6. A verdade é que algumas mulheres sabem o risco que correm, mas nao tem coragem de procurar os seu direitos com medo de ameaças.
    Wilson Mendes

    ResponderExcluir
  7. Amigo Val Cabral
    A maioria dos homens ainda não entendeu que a mulher é um ser humano com sentimentos e emoções. Não entende que a mulher é uma preciosidade que Deus colocou em sua vida.
    Pena que ele não reconhece o valor de uma mulher.
    É preciso saber conquistar a nossa mulher.
    Muitos casais se separam, lares se desfazem, porque os homens acham que prover a mulher de comida, bebida, roupa e remédio é o suficiente. Esquecem do principal que é o afetivo e o espiritual.
    O casamento não é uma descoberta ou invenção de cientistas. É uma instituição de Deus. Ao casar, homem e mulher se tornam uma só carne.
    Temos de considerar também que muitas das vezes os homens são Adãos com Evas trocadas. A Bíblia nos afirma que o que Deus ajuntou o homem não separa. O casal que Deus não ajuntou está fadado ao fracasso.
    Em segundo lugar é porque a maioria das mulheres vítimas de violência não denuncia, por medo de vingança ou para não se expor ao ridículo. Acha vergonhoso comparecer a Delegacia, ao Forum.
    Outras vezes, porque consideram o sentimento dos filhos. Assim, um marido que usou de violência contra a mulher não hesitará em reincidir por causa da impunidade. Todavia, um dos fatores que mais deu causa à violência contra a mulher é a bebida alcoólica e a droga. Ou porque ambos usam e perdem o senso da razão, ou porque um dos cônjuges não usa e não aceita o vício do outro.
    A Bíblia diz que dois não podem andar juntos senão estiverem de acordo.
    Wellington Vieira dos Santos

    ResponderExcluir
  8. Djalma Borges05 julho, 2011

    Hoje a mulher arruma amante, separa se não é feliz, não é mais submissa. O homem que tinha o papel de machão, mandão, o pode tudo se perdeu nessa evolução feminina, quando ele naõ sabe lidar com essa nova mulher parte para a ignorancia...

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: