O transporte de botijões de gás na garupa das motos está com os dias contados. Uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que, a partir de 1º de agosto, os botijões só poderão ser transportados com o auxílio de um sidecar, espécie de carrinho que vai engatado ao lado do veículo. As revendas reclamam da regulamentação, pois terão que fazer investimentos para adequar seus veículos. Em nome da segurança de usuários e entregadores, no entanto, elas terão que orientar todas as revendas a cumprir a resolução. A norma terá grande impacto no transporte de gás porque as revendas são, em sua maioria, de pequeno porte e utilizam motos para fazer as entregas dos botijões de uso doméstico, com 13 kg. Porém, o transporte irregular e o peso na garupa desestabiliza a moto e pode causar acidentes. Em alguns casos os botijões são transportados deitados na moto, o que é terminantemente proibido, pois coloca o gás – que é líquido quando dentro do botijão – em contato com a válvula de segurança. O uso do sidecar proporciona mais segurança, pois o botijão é transportado na posição vertical e seu peso não desestabiliza a dirigibilidade da motocicleta.
Boa notícia. Já era hora disso acontecer.
ResponderExcluirMário Cerqueira
Essa regulamentação deveria se estender aos serviços de mototaxista, pois quase todos os dias tem gente se acidentando e se ferindo... Haroldo Gomes
ResponderExcluirO ABUSO É GRANDE AQUI EM ITABUNA. É CORRIQUEIRO O RISCO DESSES VEÍCULOS DE DUAS RODAS EM NOSSA CIDADE.
ResponderExcluirEU TENHO UM VIZINHO, QUE TRABALHAVA COM ESTE TIPO DE MOTO E ACABOU SE ACIDENTANDO E ATÉ HOJE ESTÁ NUMA ADEIRA DE RODAS.
NIVALDO BATISTA JR.