Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

25 de julho de 2011

PROPINA NO DNIT FINANCIOU ATÉ AMANTE, DIZ INQUÉRITO

A faxina da presidente Dilma Rousseff no cérebro do Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes) em Brasília deixou intocados, até aqui, os braços do órgão nos Estados, alvos de mais de uma dezena de investigações. Pelo menos 12 das 23 superintendências regionais são objeto de inquéritos do Ministério Público e da Polícia Federal. Apesar de o PR controlar o ministério desde 2003, os problemas nos Estados também envolvem indicados por outros partidos. No Ceará, por exemplo, 27 funcionários públicos, parentes e empreiteiras foram denunciados por procuradores da República em maio deste ano por improbidade administrativa, sob a suspeita de praticar fraudes no Dnit local, comandado pelo PR. Segundo o Ministério Público Federal, as empresas tinham escritório no Dnit. A denúncia diz que elas pagavam "mensalão" a dirigentes do órgão, até 2010 comandado por Joaquim Guedes Neto. Segundo o inquérito, baseado em escutas telefônicas, uma empreiteira pagou até o conserto de carro para uma pessoa classificada como amante de um supervisor do Dnit em Fortaleza. O órgão informou que toma todas as providências necessárias em relação às suspeitas levantadas pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal, e disse que os servidores de carreira responsabilizados por ilegalidades vão responder a processo administrativo. Sobre as indicações políticas, o Dnit informou que as nomeações para as superintendências são feitas pelo ministro dos Transportes, com o aval da Casa Civil.

4 comentários:

  1. Prezado amigo Val Cabral

    Como não voto no PT e não votei na presidente Dilma Rousseff, poderia estar lavando as mãos para o escândalo de corrupção do Ministério dos Transportes e que abala o Governo. Mas se a Presidente quiser fazer uma limpeza geral, tirando todos os partidos de controle dos Ministérios e demitindo todo mundo que for indicado por partidos, terá o meu total apoio. O que estão fazendo é uma bandalheira.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oito anos de Governos Lula foram oito anos de corrupção tendo como vitrine o Mensalão do PT. Agora, como a presidente Dilma Rousseff está querendo se diferenciar do ex-presidente Lula, ela tem uma excelente oportunidade para extinguir a corrupção nos Ministérios e que consome o dinheiro dos brasileiros. É só acabar com a farra de partidos políticos tomando conta dos Ministérios.
    Dagoberto Fonseca de Souza

    ResponderExcluir
  3. Quem garante que os superfaturamentos e as fraudes milionárias em licitações estão acontecendo apenas no Ministério dos Transportes, agora o centro dos escândalos de corrupção? Ninguém, ninguém pode garantir. O mais provável é que isso esteja acontecendo em todos os Ministérios. Daí a importância de a presidente Dilma Rousseff fazer uma faxina completa, ampla e irrestrita. Luiz Cláudio Monteiro

    ResponderExcluir
  4. Me ocorreram três coisas que os baianos que enchem a boca pra reclamar da desonestidade dos políticos adoram fazer: furar fila, ultrapassar pelo acostamento e votar em ladrões como Geraldo Simões e políticos inúteis como Jaques Wagner. - Ricardo Veira de Oliveira

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: