Itabuna é estressante para motoristas que precisam estacionar seus veículos no centro da cidade. A cada dia o número crescente de veículos circulantes, cobra, dentre outros equipamentos, mais vagas para estacionamento. Especula-se o retorno da “zona azul”, mas a bem da verdade, esta não é a melhor das soluções, pois sacramenta um problema grave: a imobilização de áreas importantes para o fluir do trânsito. A rua precisa ser devolvida a sua função básica: corredor de tráfego. Seja para automóvel, bicicleta ou pedestre, a rua tem como prioridade o escoamento do trânsito. Rua é movimento e não estacionamento. Sinal verde para a zona azul só deveria ser aceso em logradouros que não fossem pistas de rolamento, tais como terrenos de propriedade do poder público. Igualmente se faz necessário afastar a temeridade de converter praças em garagens, ou feiras livres. A melhor idéia é normatizar a instalação e funcionamento dos estacionamentos privados, através de edifícios garagens. Quem possui automóvel sabe que essa propriedade acarreta despesas inarredáveis, como combustível, emplacamento, limpeza, seguros... e estacionamento. Esta é uma questão privada. Reserve-se a rua para o trânsito. E que nelas, além dos veículos automotores, ciclistas e pedestres tenham seu ir e vir garantido com segurança. Itabuna já deveria possuir edifícios garagem e até já iniciei conversações sobre este assunto. Recentemente motivei uma reunião do empresário Eduardo Moura com o prefeito José Nilson Azevedo Leal, com o propósito do município doar, em regime de comodato, a área do antigo SEPS (ao lado da FTC), para a construção de um edifício de 20 andares, onde o térreo fosse utilizado para o funcionamento de um “camelômetro” (todos camelos seriam abrigados ali), com o primeiro andar destinado para os serviços e órgãos existentes atualmente no local e sobre estes pavimentos, mais 18 andares exclusivamente para exploração dos serviços de vagas para estacionamentos. Esta proposta está em avanço de negociações e resultará em enorme contribuição para desafogar o trânsito, solucionar os conflitos da municipalidade com os comerciantes informais e propiciar melhores condições de estrutura para as entidades que funciona atualmente no referido local. É preciso dar um basta no apossamento individualista de vias construídas para o tráfego, desviadas de sua função precípua e pública para usufruto de uns em detrimento da ampla maioria da população, pois com parte das ruas entupidas por estacionamentos, os problemas de trânsito findam por ir além dos motoristas e castigam a todos.
Querido Val Cabral
ResponderExcluirVc merece meus aplausos: pensa adiante; denuncia as mazelas; luta por causas nobres; nunca cansa em suas idéias... Itabuna não precisa apenas de edifício garagem: precisa mais ainda de mais pessoas que pensem e atuem como vc.
Beijos
Juliana Barreto de Souza
Concordo plenamente contigo e espero que nosso prefeito seja mais firme na busca de solução para nossos problemas de vagas no estacionamento, sobretudo, no centro da cidade.
ResponderExcluirA construção de um edifício garagem naquele local será de vital importância para a acidade e para sua gente.
Idéia assim é muito legal que seja colocada em prática.
Amélia Fontes de Lima
Apoio sim esta sua idéis.
ResponderExcluirTomara que o prefeito e o empresário sejam rápidos em sua concretização, pois os problemas só aumentam nessa área.
Reinaldo Araújo
Val Cabral, vc é o cara! Muito boa essa sua sugestão.
ResponderExcluirAndré Luiz Barbosa
Edifício garagem é prédios construídos para servirem de estacionamento, alguns tem até elevadores e possuem até 20 andares. Em São Paulo e Rio de Janeiro tem bastante e em Itabuna tem que ter, urgentemente, pelo menos um.
ResponderExcluirGuilherme Santos