Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

28 de julho de 2011

ITABUNA É HOMENAGEADA AOS 101 ANOS PELO DEPUTADO AUGUSTO CASTRO

A longa jornada de Itabuna para ampliar o desenvolvimento e ser referência na Bahia e no Brasil, desde que surgiu com o nome de Tabocas foi destacada pelo deputado Augusto Castro (PSDB), em Moção de Congratulação que apresentou na Assembleia Legislativa pela passagem dos 101 anos de emancipação política, comemorados nesta quinta-feira, 28/07. Itabunense de coração e também por título outorgado pela Câmara de Vereadores do município, Augusto Castro estende sua homenagem a todos que contribuíram para que a antiga Vila de Tabocas se transformasse na atual Itabuna. “ Não podemos deixar de falar dos nordestinos que, ao fugirem da seca, se instalaram em Tabocas com perspectiva do encontro de terras aptas e devolutas, contribuindo para o salto do progresso da futura Itabuna”, destaca o deputado em sua Moção. Também foram lembrados na homenagem do deputado, que tem em Itabuna sua maior base eleitoral, as pessoas da região de Canudos que, após a guerra, foram encaminhados por via das facilidades governamentais para a região, e os estrangeiros remanescentes das fracassadas tentativas de colonização no Sul do país. Em sua Moção de Congratulação, Augusto Castro retoma a história de Itabuna, iniciada com jesuítas e sertanistas que passaram por suas terras, ainda nos idos de 1553, quando se iniciaram efetivamente as explorações das margens do Rio Cachoeira. Com o passar do tempo, apenas duas das roças abertas pelos jesuítas sobreviveram: Ferradas e Tabocas, localizadas à margem do Rio Cachoeira, onde começaram as povoações. Apesar de Ferradas ter se desenvolvido primeiro, foi em Tabocas que se formou o maior povoamento. Surgiu quase no alvorecer do surto cacaueiro em volta de posto comercial, fundado em 1873, e em pouco mais de três décadas foi elevada à categoria de cidade. Augusto Castro ainda homenageou a cidade que abriga tantos valores culturais. Citou, na literatura, nomes como Jorge Amado, Hélio Pólvora, Firmino Rocha, Minelvino Francisco Silva, com suas histórias em cordel, Sonia Coutinho, Telmo Padilha e a poetisa Valdelice Pinheiro. No teatro, tem Jackson Costa, Marquinho Nhô, Ramon Vance e José Elmo. Estes são apenas alguns dos personagens que levam o nome de Itabuna para os quatro cantos do Brasil e do mundo, argumentou o deputado em sua Moção de Congratulação à cidade centenária, que hoje é a 5ª cidade mais populosa da Bahia, segundo o IBGE/2010, com uma população estimada em 204 710 habitantes.

3 comentários:

  1. Tenho gostado da atuação do deputado estadual Augusto Castro e espero que ele mantenha este ritmo para que Itabuna possa contar com obras do estado, pois até agora o governador Jaques Wagner parece dar sinais de desinteresse em trabalhar para a nossa cidade.
    Joselito Brito

    ResponderExcluir
  2. AINDA BEM QUE TEMOS UM DEPUTADO COM QUEM CONTAR, POIS NA ÉPOCA DO TAL DO CAPITÃO FÁBIO, HÁ IDÉIA ERA DE QUE NÃO TINHAMOS NINGUÉM PARA NOS DEFENDER EM SALVADOR. SOLANGE MARQUES

    ResponderExcluir
  3. Aplaudindo de pé!
    A melhor mensagem da semana.
    Ronaldo Bastos

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: