Há anos os ambientalistas vêm alertando sobre a possibilidade de o Rio Cachoeira se transformar por completo num Esgoto á Céu Aberto. E, ao observar a situação do manancial hoje, a população chega à conclusão de que a preocupação manifestada pelos defensores da natureza tinha lógica. O Rio Cachoeira adoece com tendência a se tornar um gigante moribundo e fede de forma insuportável em épocas com ausência de chuvas. As previsões deixaram de ser meras especulações e estão muito próximas de se tornar realidade. Mesmo assim, parte da população ainda despreza os conselhos de conservação do rio e usa suas margens como depósito de lixo e de esgoto. Faz-se necessário que cada um assuma sua responsabilidade em relação ao meio ambiente como um todo. Nesses tempos de agravamento na condição de apodrecimento do Rio Cachoeira, cada cidadão é convocado a fazer sua parte, no sentido de preservar o que ainda resta de água e do seu símbolo maior na zona urbana de Itabuna, que é a Ilha do Jegue. Caso contrário, a água em breve tempo poderá não existir mais e a histórica ilha desaparecer como nuvens de fumaça.
Quando acordaremos do sono letárgico que nos tem envolvido? A Ilha do Jegue, abrigando lindas garças, fala de uma esperança que deve contagiar a todos.Até as crianças já perceberam o crime que está sendo cometido contra um rio que acompanhou por muitos anos a estória de cada itabunense.Não sejamos insensíveis, vamos à luta!
ResponderExcluirAmigo Val Cabral, a situação em que se encontra o rio cachoeira, é uma demonstração dos horrores da falta de saneamento básico e de responsabilidade dos nossos governantes.
ResponderExcluirPrezado amigo Val Cabral
ResponderExcluirA poluição do rio cachoeira é resultado da pobreza e da ausência de educação dos habitantes de Itabuna e de toda a população das cidades que ele percorre, que, assim, não têm base para exigir os seus direitos de cidadãos, o que só tende a prejudicar o rio e como consequência o próprio povo, pois esta omissão na reivindicação de seus direitos leva à impunidade às indústrias, que poluem cada vez mais, e aos governantes, que também se aproveitam da ausência da educação do povo e, em geral, fecham os olhos para a questão, como se tal poluição não atingisse também a eles. A Educação Ambiental vem justamente resgatar a cidadania para que o povo tome consciência da necessidade da preservação do meio ambiente, que influi diretamente na manutenção da sua qualidade de vida.
Paulo do Pontalzinho
paupont@bol.com.br
O Rio Cachoeira do jeito em que se encontra (muito poluído, quase esgoto à céu aberto) pode conter uma imensa população de seres vivos, como bactérias, vírus e parasitas, responsáveis por doenças que chegam a ser fatal como a hepatite, febre tifóide, diarréia infantil (atualmente em evidência), esquistossomose, cólera, leptospirose e os hormônios sintéticos despejados no rio podem estar diminuindo a fertilidade de pescadores, areeios e até banhistas.
ResponderExcluirOtávio Batista de Melo
Professor
Aplaudindo de pé!
ResponderExcluirA melhor leitura da semana.
Pura verdade.
Ronaldo Bastos