O Dia Mundial sem Tabaco deste ano, (31 de maio), teve como alvo as mulheres. O tema de 2010, escolhido pela OMS (Organização Mundial da Saúde), é gênero e tabaco com ênfase no marketing para as mulheres. No Brasil, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), 40% das mortes de mulheres com menos de 65 anos são causadas pelo consumo de tabaco. O objetivo da campanha é alertar sobre as estratégias que a indústria do tabaco usa para atingir o público feminino e os males que o cigarro causa à saúde e ao meio ambiente. De acordo com a OMS, as mulheres hoje são o principal alvo da indústria do tabaco. Segundo a OMS, o cigarro mata por ano mais de 5 milhões de pessoas – entre as quais, 1,5 milhão de mulheres. Se não forem tomadas medidas urgentes, alerta a OMS, o uso do tabaco poderá matar mais de 8 milhões de pessoas até 2030, dos quais 2,5 milhões serão mulheres. A maior incidência será entre as de baixa renda. Atualmente, o mundo tem 1 bilhão de fumantes – entre eles, 200 milhões de mulheres. De acordo com a OMS, enquanto o tabagismo cai entre os homens, em alguns países aumenta o número de mulheres fumantes. A Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizada em 2008, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em parceria com o Ministério da Saúde, mostra que no Brasil o tabagismo está caindo. Entretanto, a queda é menor entre as mulheres do que entre os homens. Foi aberta na Câmara dos Deputados, em Brasília, a exposição Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas. Foram apresentadas peças publicitárias impressas e filmes comerciais das marcas de cigarro veiculados entre as décadas de 1920 e 1950 nos Estados Unidos.
Graças a Deus parei de fumar desde junho de 2001. Mas quando fazia essa bobagem fumava o Plaza, mas o cigarro jamais me levou a lugar algum. Muito pelo contrário, me deu um prejuízo incalculável e à partir desta data jurei jamais fumar novamente e assim o fiz.Na época ainda sobraram uns três cigarros no maço, que algum tempo depois joguei fora.
ResponderExcluirMaria Helena Silva
Cigarros tô fora! Detesto cigarros, não gosto nem do cheiro.
ResponderExcluirDevia ser proibido fabricar cigarros, pois com certeza diminuiria uma série de doenças, como câncer do pulmão, etc....
Val Cabral, eu sou homem mas acho uma mulher que fuma uma decepção... hehehehe!!
ResponderExcluirPaulo Lopes
Nunca fumei na minha vida, não sou chegada, acho um troço muito amargo, o gosto é ruim. Tenho outros vícios, mas o do cigarro, graças a Deus não tenho.
ResponderExcluir