O GAPA Sul da Bahia encerrou na última semana o ciclo de atividades do bimestre. Entre as atividades esta o projeto do Núcleo de Assessoria Ju
rídica Herbert de Souza (NAJHS) financiado pelo Ministério da Saúde , o projeto Páscoa Feliz que fez a entrega de 70 ovos de páscoa doados para as crianças que vivem e convivem com portadores do vírus HIV. Neste período o Gapa também realizou a 1ª etapa do Projeto Capacita, que qualificou e instruiu 150 agentes comunitários para trabalharem como difusores da prevenção e do auxilio de atendimento aos portadores da doença. Completando mais um ano de trabalhos dedicados aos portadores de HIV/AIDS e seus familiares, o NAJHS realizou oficinas, encontros, palestras, diversos atendimentos jurídicos aos portadores e familiares. Em sua última reunião, a coordenadora do Núcleo Jurídico, Cristiane Radwanski de Oliveira, comentou as atividades realizadas. “É muito importante a participação das pessoas que se sentem mobilizadas pela causa. Apesar do financiamento do NAJHS ter sido encerrado, não haverá paralisação das atividades de atendimento jurídico, ficando os soropositivos com a segurança da defesa de seus direitos”. Para a presidente do GAPA, Roberta Oliveira, as atividades que tornam o grupo fortalecido e dinâmico, mostra a atuação e a preocupação do grupo nas diversas aéreas. “Estamos preocupados em atender as necessidades nas diversas áreas dos soros positivos. Seja na área jurídica com a realização de atividades do núcleo jurídico, no lado social, quando realizamos a entrega das cestas básicas, dos trabalhos em datas comemorativas como foi a nossa campanha de arrecadação de ovos de páscoa para as crianças, e que podemos contar com a participação da comunidade”, salienta a presidente que pontua ainda os trabalhos da área de saúde e prevenção. “A parceria com a secretaria municipal de saúde e o Centro de Referência Dr. Júlio Brito realizamos a capacitação do primeiro de 150 agentes comunitários para atuarem nas suas áreas com a prevenção e como agentes par, que auxiliam no atendimento aos portadores. Para isso realizamos uma capacitação com duração de cinco semanas com palestras nos diversos temas como sexualidade, gênero, prevenção, doenças sexualmente transmissíveis, direitos humanos entre outras”, encerra a Roberta Oliveira.
O GAPA É UMA ENTIDADE MUITO IMPORTANTE PARA NOSSA SOCIEDADE E QUERO APROVEITAR ESTA POSTAGEM, PARA PARABENIZAR A TODOS OS SEUS DIRIGENTES E VOLUNTÁRIOS, PELO EXCELENTE TRABALHO QUE O GAPA REALIZA EM ITABUNA. MILHÕES DE APLAUSOS PARA VCS.
ResponderExcluirMARCELO MARQUES DA SILVA
Nenhum outro grupo da sociedade organizada é mais útil para a saúde que o GAPA.
ResponderExcluirEste meu reconhecimento decorrente do fato da ajuda que tenha recebido e que muito contribui para minha compreensão sobre a beleza da vida e o quanto é importante a gente lutar mais dias que possam surgir e viver!
Carlos Conrado
Poeta Soropositivo
BEIJOS NO CORAÇÃO DE CADA UMA PESSOA QUE INTEGRA O GAPA... SÃO TODAS MARAVILHOSAS.
ResponderExcluirÀ Val Cabral, Dr. Júlio Brito, Otoniel, Humberto, Suse, Dantas, Roberta e todos os voluntários que fizeram e fazem O GAPA Itabuna Núcleo Sul da Bahia acontecer ativamente dia a dia. Muito Obrigado.
ResponderExcluirFrancisco Sousa Tourinho