Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de maio de 2011

A ARTE NOS LEVA A REFLETIR SOBRE NOSSA VIDA

Qual a função da arte na sociedade? Entreter? Mostrar caminhos ou trazer conhecimento e visão apurada sobre o nosso cotidiano? Um fotógrafo tem a mesma visão nossa na hora da foto? A arte é muito vasta, atende todos os gostos através do teatro, cinema, música, pintura, dança, pintura, artesanato, literatura e fotografia. Cada uma dessas opções são formas distintas de arte. No entanto, uma pode influenciar a outra, uma vez que livros podem virar filmes, dança e música e todas estão ligadas e formam o casamento perfeito entre teatro e fotografia. Um corpo nu, por exemplo, para a fotografia não tem nada de pornográfico. Os fotógrafos, com sua sensibilidade, usam focos em que seja possível admirar as formas perfeitas do corpo humano. Qualquer texto literário ou não, nos faz pensar sobre o que acontece não só no mundo, mas também em nossos sentimentos mais profundos. A literatura tem como princípio demonstrar os fatos históricos através da arte. Arte é sim uma maneira de conhecimento. Não obrigatoriamente didático, ou seja, uma aula. A arte pode levar ao raciocínio, a compreensão de nossos sentimentos. Ela não pensa por nós, nem mesmo impõe uma regra, mas mostra inúmeros caminhos, conflitos internos e externos, que às vezes não percebemos em nosso dia-a-dia. Artistas são chamados de artistas, por possuírem sensibilidade mais apurada que a nossa. Um exemplo, A Segunda Guerra Mundial. Sempre estudei sobre o assunto através dos livros, mas nunca um livro me comoveu tanto como assistir filmes sobre ela. Vendo as imagens, por um momento parecia tudo real, possibilitando o quase sentimento de dor e lamento, por saber que seres humanos são capazes de fazer uma barbaridade daquela. Religião nos leva a compreender nosso caráter e moral. Todavia, não nos faz refletir sobre o que o mundo está fazendo. Apenas está preocupada em salvar nossas almas dos pecados. Pecados que são relativos. Como o segundo casamento proibido, fazendo com que algumas pessoas sintam-se receio de ir a igreja. Ou até mesmo por causa da cobrança de dízimos, que prometem “um pedacinho do céu”. Não que eu seja ateu, ao contrário sou católico, mas tenho sinceridade o suficiente para discordar de certos mandamentos da minha igreja. Mas, onde entra a arte nessa história? A arte é capaz de nos fazer refletir até mesmo sobre nossas crenças. Me indignou a omissão da igreja diante do holocausto da Segunda Guerra Mundial. Ora, existe pecado maior do que a omissão? Omissão diante da morte de crianças, que não pediram para nascer nesse mundo louco em que vivemos. A arte é a única capaz de discutir isso e tacar na cara de quem for o triste passado enterrado não só da igreja, mas de tantas outras instituições e do nosso próprio caráter. A arte ninguém excomunga, não cala, não mata. Ela renasce a cada dia, em diferentes formas e para diferentes públicos. Deveria ser mais respeitada e valorizada, mas infelizmente muitos ainda acreditam que arte é futilidade e uma forma fácil de ganhar dinheiro.

7 comentários:

  1. Prezado amigo Val Cabral

    Há pessoas, mal informadas que acham que a arte é só um entretenimento. Enganam-se. Ela é também reflexão e informa muito sobre a ação humana. Pesquisadores descobrem o espírito de um povo: como viviam, do que gostavam, o que faziam, como se expressavam, o que sonhavam, o que imaginavam, etc., através da dança, da música, do teatro, das artes visuais (desenho, pintura, arquitetura, fotografia, etc.) da poesia, e outras.
    la registra o que o ser humano pode fazer e permanece viva desde a Pré-História, hoje com novos meios expressivos e novas tecnologias.
    O artista é aquele que percebe o mundo de forma estética e assim cria, transformando coisas em objetos de suas reflexões, criando novas realidades singulares através de diferentes linguagens sempre criativas, artísticas.
    Todo grande artista muda o olhar do seus contemporâneos, o modo de ver e perceber as coisas e o mundo, que a partir de então não será mais o mesmo.
    Muitas ciências atuais nasceram das pesquisas de artistas, como por ex. Leonardo da Vinci.
    Entre todos os seres vivos só o homem faz arte, deixando para todas as gerações seguintes um grande legado e, assim, tornando o mundo mais humano.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Paulo Sérgio Rebouças30 maio, 2011

    A arte em geral é o registro de uma cultura, por isso é muito importante. Através dela podemos conhecer um pouco de qualquer país e seu povo até os mais desconhecidos, pq a arte está presente em todos os lugares.

    ResponderExcluir
  3. A arte é uma das formas mais antigas de expressão humana.
    Bem mais antigo do que a escrita ou a matemática e outra ciências de grande importância para a humanidade.
    Tem se noticias de é uma expressão desde o homens da caverna passando por todas a épocas e até nossos dias marcando sempre uma arte diferente em cada uma delas.
    E sem ela o mundo seria menos interessante. e ser historia.

    ResponderExcluir
  4. Val Cabral, nada para a humanidade é mais importante que as artes... ela não expõe apenas o próprio humbigo de um povo. Para mim a arte é uma distração e dependendo do artista pode-se encontrar o que caberia num livro em um quadro, depende da criatividade. Sandro Tavares

    ResponderExcluir
  5. A arte e muito importante para a humanidade!
    Sem ela nao viveriamos! Pois arte nao sao apenas quadros de pintores famosos, mas tudo que o ser humano!
    Lázaro Brito

    ResponderExcluir
  6. Erivelton Mendes dos Santos30 maio, 2011

    A arte sempre teve importância devida em cada uma das épocas da história da humanidade e hoje não é diferente, em nossos dias ela tem seu papel fundamental para expressar sentimentos sejam eles quais forem, através do teatro, da TV e do cinema. Além de nos conceder o privilégio de conhecer maravilhosas criações de homens e mulheres em todos os tempos.
    A arte constantemente abre portas para um caminho onde o impossível não existe. Trabalhar a arte dá possibilidades de improvisar, transformar, ir além da superficialidade, entrelaçar os conhecimentos, em suma, entrar no terreno criativo da condição humana.
    Esta manifestação dinâmica confere às artes uma importância que vai além de disciplina no currículo escolar, pois é produto íntimo da formação humana. O sujeito percebe a sensibilidade da humanidade quando tem a arte como algo significativo em sua educação.
    Parte integrante da civilização, a arte é presente quando ainda não se fazia uso da linguagem textual. Nas cavernas, nas edificações, nos templos, nas pinturas, nas esculturas, haverá sempre de representar uma linguagem universal, catalogando períodos, culturas e manifestações.

    ResponderExcluir
  7. Sem arte não teríamos cultura!!! Nem existiriamos pois tudo é arte!!!
    Até o ser humano!!!
    Se não houvesse arte não haveria nada!!!
    Reinaldo Pereira

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: