Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

30 de abril de 2011

É PRECISO PRIORIDADE E SERIEDADE NO COMBATE AO CRIME

Reclamações e promessas são as marcas dos pronunciamentos dos setores responsáveis pela segurança pública na Bahia. Reações naturais em momentos de crise, só que reclamos e prometimentos têm de sair do campo das palavras e adentrar ao terreno da prática. Tal é a balbúrdia na área que a polícia digladia-se consigo mesma em ataques e cobranças mútuas, enquanto o governo centra sua política em propaganda tapeadora afirmando que há redução nos índices de violência e que nunca se fez tanto pelo setor nos últimos 30 anos. Enquanto isso, multiplicam-se os crimes e as quadrilhas proliferam em ritmo assustador. A reação policial, mesmo quando coroada de êxito, termina se diluindo como fatos (positivos) isolados num mar de negatividade. Toda a sociedade torce para que todas as ações de enfrentamento a criminalidade dêem certo, mas o descrédito popular é imenso. Essa descrença termina sendo um grande fator negativo, pois a desesperança é um dos piores inimigos do avanço, da solução de qualquer problema de segurança pública. Sabemos que este assunto é de responsabilidade do Governo do estado, mas que pode ter fortalecimento com a participação da sociedade. É fundamental o envolvimento da população. Mas, infelizmente, cresce a cada dia a incredulidade do povo acerca da capacidade de reação governamental ao avassalador crescimento do crime na Bahia. Recuperar a credibilidade, reacender a chama da esperança na população baiaana deveria ser o principal objetivo dos que fazem a segurança pública em nosso Estado. Todas as estratégias, além das condições materiais, precisam dessa base intangível de apoio.

2 comentários:

  1. Val Cabral, como confiar no governo da Bahia, para acabar com esta sensação de insegurança que paira sobre as cabeças dos baianos, se houve queda vertiginosa de número de viatutas e policiais na Bahia???
    Sem condições dignas de equipamentos, mobilização e contigente, nada haverá de mudanças nessa situação dramática de violência e insegurança.
    Kleber Barreto

    ResponderExcluir
  2. A BAHIA FOCU MUITO PIOR COM O PT NO GOVERNO.
    HAROLDO GÓES

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: