É com muita tristeza e inquietação que leio na mídia a classificação de nossa bela Bahia como uma das mais violentas, atualmente, no Brasil. Num Estado onde tudo nasceu, ou começou no país, essa notícia se torna realmente assustadora. Desejando seu povo e seus governantes torná-la um grande polo comercial, industrial, agrícola e se fortalecer mais ainda como boa referência a, parece não se preocuparem com esse aspecto tão importante para a realização desses ideais. Raro é o dia que os crimes, os mais hediondos, não acontecem. E, agora, o que está mais em moda é a morte causada por motoqueiros, cujas vítimas, em sua absoluta maioria é formada por toxicômanos devedores das “bocas de fumo”. E os culpados nunca são presos. O transporte de alta quantidade de drogas para abastecer ao tráfico, passa tranquilamente pelas fronteiras de Itabuna. A polícia parece ser insuficiente e não contar com apoio para deter e evitar tais ocorrências ou para prender os criminosos. A impunidade continua estimulando os delinquentes nos seus feitos macabros, como se a justiça e o governo não encontrassem regras e meios para reprimir esses absurdos. Vivemos numa terra sem lei, sem polícia, sem nenhuma proteção que garanta o dia a dia dos cidadãos que pagam seus impostos, e ai de quem não os pagar! As multas são, muitas vezes, abusivas e injustas. Para onde vão nossos tributos que além de não atenderem as menores necessidades do povo: como saúde e educação, ainda não garantem sua segurança? É realmente revoltante! Muitos marginais são envolvidos com drogas. O número destes é aterrorizante. Mas só prendê-los não é o bastante. Tem que haver casas para reabilitar os viciados. O policiamento para que as drogas e as armas não entrem em Itabuna, com tanta facilidade, é precário. O governo tem que investir mais nesse setor. Só se lê que o PIB do ano que passou foi muito bom, que o País está crescendo economicamente. Mas estão faltando os mais primordiais cuidados com as necessidades da população. Se não há dinheiro suficiente para esses imperativos porque os políticos dobraram seus honorários, porque recebem tantos auxílios do governo? Porque equipamentos destinados a função de certos setores da comunidade, principalmente à saúde, ficam embalados em depósitos se deteriorando? Porque o desperdício e a corrupção não são combatidos com mais vigor? E as prisões? Além de insuficientes são infectas e desumanas. Não têm merecido a devida atenção do governo. Sempre a eterna queixa da falta de verbas! Mas para onde elas irão? Aguardamos que o governador Wagner possa ter um melhor desempenho devido à representativa aceitação do povo. Assim como esperamos que a nossa presidente encontre forças e vontade de reverter os erros cometidos nas administrações passadas. Sei que é difícil! Será que os grupos políticos que a apoiaram, deixarão?
A Bahia com Wagner está de mal a pior e isto já era sabido pelos baianos, que cometeram o grave equívoco de reeleger um governante tão mediocre quanto este petista.
ResponderExcluirGutemberg Matos
Val Cabral
ResponderExcluirEsta situação decorre da falta de resposnabilidade e incompetência do governo em não tratar a segurança como prioridade em função da grande quantidade de crimes cometidos na Bahia. Luiz Alberto Sales Jr.
Nos dias de hoje precisamos de fé, coragem e perseverança, acredito na força da mente, como também acredito que cada um colhe o que semeia. A violência está em toda parte: nos lares, ruas e escolas. Então fica a pergunta como tudo começou e o que podemos para evitar que cresça ainda mais. Vivemos em pânico e ficamos sem saber o que fazer tomados pelo nosso medo e falta de iniciativa. A violência explode quando é encorajada pelo poder que alguns têm sobre pessoas mais indefesas, quando estão em grupo, armados, alcoolizados e até motorizados. Não que todas as pessoas nessas situações sejam violentas, mais há aquelas que se aproveitam e expandem aquele sentimento que está bem guardado só esperando uma oportunidade para aparecer sob a camuflagem que o momento permite.
ResponderExcluirAtendência com certeza é piorar, e pra ser sincera, estou começando a ficar com medo de sair de casa, nunca sabemos o que pode acontecer. achava que era besteira, que se tiver que acontecer, já tá escrito, mas tá demais viu?
ResponderExcluirSabemos que violência gera mais violência e que de certa forma ela é gerada pela falta de amor, caridade e respeito pelo próximo. Percebi que na vida é muito fácil esquecer o que é bom, mais o que é ruim fica impregnado em nossa mente, quando devia ser o contrário.
ResponderExcluirA violência assusta
ResponderExcluirA impunidade espanta
A vida pouco custa
O govwerno desencanta:
Nada te perturbe
Nada te espante
Tudo passa, só Deus não muda.
A paciência tudo alcança
Quem tem a Deus, nada lhe falta.
Só Deus basta...
Carlos Cordeiro
Poeta Soropositivo
ESTAMOS ENTREGUES AS BARATAS.
ResponderExcluirPrezado amigo Val Cabral
ResponderExcluirHoje em dia, põe-se respeito através da violência e agressividade. Todo mundo quer meter medo! Essa é a regra geral. Foi-se embora o respeito, a cordialidade, a educação, a tolerância, a paciência. Ninguém mais consegue ser gentil, correto. Tem que transviar de alguma forma. Não existe mais regra social, ou seja, as regras básicas para uma boa convivência. Cada um quer fazer o que quer, na hora que quer, e onde bem entender. Esquecendo-se que espaços públicos, como o nome já diz, são para todos, e portanto, ninguém é obrigado a suportar determinadas atitudes advindas de diferenças de educação, hábitos, etc... Esquecendo-se até mesmo a ridicularidade de determinadas atitudes, que temos que encarar como "normais". Me assusta não vermos mais na fisionomia do próximo, alguém igual, porque cada um quer ser diferente. É uma pena. Como disse nosso grande poeta Paulo Eiró, "o homem sonha monumentos, mas só ruínas semeia". Vamos nos destruir a nós mesmos, numa triste decadência social, ambiental, cultural...
Paulo do Pontalzinho
paupont@bol.com,.br
A violencia em Itabuna e as drogas...
ResponderExcluirAmbas andam sempre juntas.
Rildo
Cada vez mais o mundo está ficando sem espaço para o Espírito de Deus. E a qualquer momento Jesus poderá vir e levar a igreja(única) embora e espero está nela, se não...
ResponderExcluirHumberto Borges da Silva
QUEM MANDA VOTAR EM WAGNER???
ResponderExcluirRODRIGO SALES