Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

30 de março de 2011

PESSOAS COM DEFICIENCIA: QUANTOS SOMOS?

São vários os municípios pelo país afora que têm aprovado lei municipal para realizar censo das pessoas com deficiência, já são leis que cria o Programa Censo-Inclusão. Nessa lei municipal prevê que a Prefeitura faça periodicamente um levantamento sócio-econômico da população com deficiência na sua cidade. O objetivo é levantar informações detalhadas do segmento para q ue possam ser elaboradas políticas públicas específicas voltadas à inclusão destas pessoas. O dado estatístico ao qual se tem acesso é o Censo IBGE, realizado por amostragem de dez em dez anos, de modo que não há um número confiável e atualizado sobre o qual possa trabalhar com eficiência para tender este segmento social da população. Fica sempre no consciente das pessoas com deficiência: Quantos somos? O relatório resultante do censo poderá ser chamado Cadastro-Inclusão, e deverá conter informações quantitativas sobre os tipos e graus de deficiência encontrados além de dados que contribuam com a qualificação, quantificação e localização das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no município. Finalizado o levantamento, as informações ficarão disponíveis para livre consulta no site da Prefeitura. Ao saber, por exemplo, qual a faixa de renda majoritária dos cidadãos com deficiência no muni cípio, muitos fabricantes poderão alcançar um mercado a mais. Atualmente a maioria das pessoas com deficiência não é bem-recebida pelo comércio da cidade em geral. Um levantamento como este pode jogar luz para este potencial público consumidor hoje praticamente ignorado. Um exemplo trivial é uma loja de roupas que tenha um degrau, extinguindo automaticamente todos os cadeirantes que possam vir a se interessar por seus modelos. Outro exemplo, estrutural e mais importante, é que, com os novos números e dados, as instituições de ensino poderão dimensionar melhor seus espaços para receber este público. (Ângela Góes).

4 comentários:

  1. Este é mais um texto oportuno e iper interessante desta cidadã abnegada pelas causas das pessoas com necessidades especiais.
    Nota Mil para seu esforço e para este artigo.
    Luis Cláudio Barreto

    ResponderExcluir
  2. A COMPANHEIRA ANGELA TÁ COM A RAZÃO ITABUNA PRECISA SABER QUANTOS DEFICIENTES TEM NA CIDADE. $$$$ É QUE NÃO FALTA NA PREFEITURA PRA FAZER ESSE CENSO AGORA VAMOS VER SE O CAPETÃO VAI QUERER FAZER. O POVO PAGA AGUA E NÃO TEM IMAGINE SE AZEDO TA PREOCUPADO EM SABER QUANTOS DEFICIENTES TEM EM TABOCAS?
    NÃO SE ILUDA ANGELA, CAI NA REAL!! EU MESMO JÁ ME DESENCANTEI DA NOSSA LUTA EM ITABUNA É SO ENRROLAÇÃO AS EMPRES DE ONIBUS FAZ O QUE QUER COM OS DEFICIENTE, LIMITA PASSES DA GENTE E A PREFEITURA NEM TÁ AÍ....
    WALLACE VITÓRIO

    ResponderExcluir
  3. Maria Santos31 março, 2011

    “Deficiente” é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive sem ter consciência de que é dono do seu destino.

    ResponderExcluir
  4. Nunca em toda minha vida vi um funcionário do IBGE, bater à minha porta e perguntar se tinha alguém com deficiência. Pelo jeito eu e milhares de pessoas com deficiência sempre fomos excluídos dos dados do censo do IBGE...

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: