Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

30 de março de 2011

ALENCAR, O HOMEM QUE SORRIU PARA A MORTE

Tive a grande satisfação de conhecer José Alencar e foi há quase nove anos, antes dele se tornar vice-presidente do Brasil. Em 2002, na campanha pela sucessão presidencial, o grande brasileiro esteve em Itabuna para um encontro com lideranças locais. Lembro-me da reunião marcada para uma sala do hotel Imperial, onde quase não couberam prefeito, vereadores, secretários municipais e jornalistas. O calor era absurdo e intensificado pelas luzes dos equipamentos de filmagem. Alencar não demorou a chegar, com aquele sorriso de gente boa e cumprimentando todo mundo. Ora, o homem vinha em campanha, devia estar fazendo média, mas havia algo diferente naquela expressão, no jeito de falar pausado, simples, ponderado, no olhar humilde. A diferença tinha jeito de ser sinceridade e dignidade. E era, como a história comprovou. O político e empresário, que se foi nesta terça-feira, 29 de março, teve uma infância pobre e cresceu na base da determinação. Mas a maneira como venceu na vida, apesar de rica em exemplos, não é o que mais marcou a história de José Alencar. Foi a forma como ele enfrentou a morte, sem temor, que realmente definiu o homem que em tantos momentos nos causou espanto e emoção, por sua coragem e vontade de viver, ainda que não manifestasse nesta disposição um apego inexorável a este mundo. Alencar enfrentou 17 cirurgias em 14 anos, não tinha um rim, possuía apenas um terço do estômago. No entanto, depois de cada alta no hospital, ele saía com aquele sorriso que nos encabulava e matava de vergonha. Era como se mostrasse a cada um de nós que, se ele podia desdenhar da morte e sorrir diante dela, o que justificaria os nossos queixumes por causa de problemas tão insignificantes. A frase mais bonita de Alencar revelou o que realmente o amedrontava: “não tenho medo da morte, tenho medo é da desonra”. Lapidar, irretocável, sabedoria de quem entende que a importância da vida não se mede pelo tempo, mas pelo caráter, as atitudes e os exemplos. Imagino Zé Alencar chegando no céu, com aquela simplicidade mineira dele. Perante os anjos de Deus, sempre com o riso escancarado de menino, ele aparece cantarolando baixo o samba de Nelson Cavaquinho: “Tire seu sorriso do caminho, que eu quero passar com a minha dor…” Um dos anjos o interpela: “sossega Alencar, que já não dói”. Ele, mineiríssimo: “uai, mas agora é que dói, sô! Dói de saudade”… E segue sorrindo. (Ricardo Ribeiro é um dos blogueiros do PIMENTA e também escreve no Política Etc.).

18 comentários:

  1. Na condição de Vice de Lula, seria muito bom se seu titular pudesse ter morrido primeiro.
    Há ou não lógica nessa minha avaliação?
    Embora, infelizmente, a vida e a morte nunca possuem razões, ou responsabilidades sobre o inferno que homens maus como o Lula nos causa.
    Não sei se o José Alencar irá para o céu, mas sei que Lula já está sendo aguardado com ansiedade no reinado do principe das trevas.
    Gutemberg Matos

    ResponderExcluir
  2. OS POLÍTICOS BONS MORREM... JÁ OS MALUFs, COLLOs, GERALDOs, NÃO MORREM... ISSO É INJUSTO!!!
    MÁRIO COSTA S. DE ALMEIDA

    ResponderExcluir
  3. Jorge Sales31 março, 2011

    Perdoem-me os mais sensíveis, mas nao vejo mérito nenhum na tão falada honestidade de José Alencar. Ter sido um político integro nada mais foi que sua obrigação.
    Ao mesmo tempo entendo o sentimento que das pessoas, como honestidade não é algo comum nessa terra de indios e negros, qualquer um que faça apenas o previsto acaba virando santo.

    ResponderExcluir
  4. O Sr Alencar foi um político que merecia ser chamado de Excelentíssimo, pois pessoas que praticam o bem devem ser honradas sim e devem ter seu mérito reconhecido, seja qual for a atividade na qual atuem,
    o que torna o mérito maior ainda na POLÍTICA atual, pelo baixo número de políticos que se mantêm firmes na honestidade!!!
    aliás, corrupção não existe só no governo, ela brota é do povo, ou seja, NÓS!!!
    Sigamos o exemplo de Alencar e sejamos pessoas de valor para o nosso belo país!!!
    Nelson Barreto

    ResponderExcluir
  5. Se observaram quem falou muito bem dele, perceberam que só foram seus conterrâneos ou correligionários. Se Sarney, Lula, Dilma, Temer e todo o grupo do "mensalão" o tinha como parceiro, amigo, pai, irmão... é sinal de que ele mesmo, José Alencar, não valia muita coisa!

    ResponderExcluir
  6. Deixemos de ser demagogos. Procuremos dar aquela lição de solidariedade humana para aqueles que partiram e nos deixaram uma lição de via. Sejaela boa ou ruim. O importante é que nós continuemos a lutar e a ter esperança de um país melhor para todos, independentemente de qual seja a sua realidade social ou econômica!
    Edmilson Marques

    ResponderExcluir
  7. Vai descansar em paz Sr. Alencar... Pois aqui na terra tem muitas pessoas sentindo ciúme do Sr. mesmo depois de morto. Parabéns pela sua luta, sua força e obrigado pelo bem que fez ao nosso país!
    Joselito Brito

    ResponderExcluir
  8. Val Cabral, prá mim jose de alencar sempre sera o melhor vice do mundo.
    Daniel Fontes

    ResponderExcluir
  9. José de Alencar um exemplo de brasileiro a ser seguido. Impressionante a senceridade e o bom humor sobre um homem de muita responsabilidade e inteligência. Coisa rara.
    Valeu por tudo, descanse em paz.
    Kleber Barreto

    ResponderExcluir
  10. José Carlos M da Silva31 março, 2011

    Quando se vive em um País em que ainde é privilégio estudar, trabalhar e, ter acesso a segurança a saúde e a ter Políticos e Políticas honestas, é supreendente ter noticia de alguém q devolve bolsa cheia de joias e dinheiro e de "Honestidade" em uma autoridade!

    ResponderExcluir
  11. Vou deixar uma pergunta no ar!!! Quantos "Zé's ou Chicos" morreram nesta semana??? quantos foram ao seu funerais e @#$%ram fazendo fila para verem seus corpos??? Pensem nisto!!! Braziiil... Lucas

    ResponderExcluir
  12. TODOS ENALTECE O JOSÈ ALENCAR POR ENFRENTAR O CANCER DURANTE 14 ANOS, EU NÃO, EXPLICO:

    O que mais me decepcionou no político e empresário JOSÉ ALENCAR e me entristeceu com seu falecimento, foi sua total omissão em relação a suspensão dos atendimentos em clínicas particulares pelos portadores de cancer, pacientes do SUS, esse procedimento vinha acontecendo desde o governo Itamar Franco, mas em 2009 o governo Lula achando que estava gastando demais, achou melhor e a um custo muito menor passar os atendimentos apenas para os HOSPITAIS PÚBLICOS e alguns poucos conveniados, aí não deu outra, esses pacientes estão morrendo a míngua, principalmente os pacientes do interior, onde não há hospitais públicos, sem um mínimo de piedade pois respeito mesmo ninguém tem por essas pessoas, até mesmo a mídia esse tempo todo só comentando a situação do sr José Alencar e a presidente Dilma, em nenhum momento ninguém, ninguém mesmo condenou ou simplesmente publicou esse comportamento NAZISTA dum governo que se diz socialista. Vejam só um exemplo dessa barbaridade:
    ----------------------------------------------------------------------

    O Hospital Martagão Gesteira, único inteiramente pediátrico da capital, suspendeu desde janeiro os novos internamentos para tratamento de câncer. O Martagão recebe uma média de oito a dez casos já diagnosticados para tratamento por mês. O atendimento oncológico dos pacientes antigos da unidade está mantido, assim como as consultas nas demais especialidades.
    (jornal A TARDE-Salvador-Ba)

    ResponderExcluir
  13. POSTOS DE SAÚDE FAMILIAR SEM MÉDICO EM IBICARAÍ
    ----------------------------------------------------------------------

    A situação na saúde de Ibicaraí, com prefeito do PT, não é nada boa, atualmente sete Postos de Saúde da Família (PSF), estão sem médico. Segundo informações, nesta semana duas médicas vão seguir o exemplo dos colegas também vão sair.


    "ESSE É O GOVERNO DO PT/LULA/DILMA E O ANJO JOSÉ ALENCAR"

    ResponderExcluir
  14. A história do ‘acordo criminoso’ da
    chapa Lula/José Alencar em 2002
    —————————————————————
    A revelação dos detalhes da negociação entre o Partido dos Trabalhadores e o Partido Liberal para acertar a chapa Lula/José Alencar que disputaria a Presidência da República em 2002 constituiu um dos episódios mais graves da era Lula. Não teve a repercussão merecida. A verdade é que não houve entendimento político em torno de propostas para o País, nem tampouco o debate sobre um programa de governo. Tratou-se de dinheiro, apenas. De quanto o PT repassaria para o PL, a fim de obter apoio do partido ao qual era filiado o homem que Lula desejava como seu vice-presidente.

    Ao denunciar o escândalo do mensalão, o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, qualificou a aliança eleitoral entre PT e PL de “acordo criminoso”. Ele acusou o deputado cassado José Dirceu (PT-SP) e os presidentes nacionais das duas legendas, deputado José Genoino (PT-SP) e o na época ex-deputado Valdemar Costa Neto (PL-SP), que havia renunciado para se livrar de eventual cassação do mandato por quebra de decoro. Mas deixou de fora Lula (PT-SP) e José Alencar (PL-MG). Trecho da denúncia encaminhada ao STF (Supremo Tribunal Federal), na qual o procurador-geral abordou as operações de lavagem de dinheiro com as quais o PT pagou o PL:

    “O RESTO TODO MUNDO JÁ SABE, Lula ORDENOU QUE OS ENVOLVIDOS NO MENSALÃO RENUNCIASSEM E ASSIM OS FIZERAM E ESTÃO TODOS AÍ, E COMANDANDO AS PRINCIPAIS COMISSÕES DA CÂMARA E DO SENADO, E O VICE José Alencar SE JUNTOU AO GRUPO DA UNIVERSAL/RECORD E FUNDARAM O PRB SOB O COMANDO DE Edir Macedo e Marcelo Crivella”

    ResponderExcluir
  15. Essa patacoada toda com o falecimento do Zé Alencar já era de se esperar, o CINISMO e a HIPOCRISIA são as verdadeiras marcas do brasileiro, desafio qualquer umm a me provar porque um hómem tão íntegro como o falecido Zé Alencar se uniu ao Valdemar Costa Neto e aos demais mentores do mensalão no antigo PL, e assim que a bomba estorou êle e meia dúzia do PL se juntaram a outras cobras piores (EDIR MACEDO e MARCELO CRIVELLA) fundaram esse tal de PRB, enquanto isso cada dia que passa se investe menos em saúde pública e os pacientes do SUS continuam morrendo a míngua BRASIL afora, principalmente os portadores de camncer que não tem planos de saúde, antes de ficarem falando tantas besteiras deveriam vissitar um setor de ONCOLOGIA de qualquer hospital público e verão a real situação dos mesmos portadores da doença do Zé Alencar.

    ResponderExcluir
  16. AS GRANDES VIRTUDES DO ANJO ALENCAR:

    a) A única atitude firme do ex-vice José de Alencar, durante o governo passado, foi exigir do troglodita a criação de mais um ministério para contemplar Roberto Mangabeira Unger, apadrinhado e correligionário seu no PRB, braço político da Igreja Universal de Deus. Foi-se um exemplo de homem público brasileiro! Quanta saudade.
    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    b) O corpo de José Alencar será cremado em Belo Horizonte só para que a filha de 55 anos de idade que ele teve fora do casamento, não exija na justiça a: Exumação do cadáver! Querem evitar que o defunto faça o: Exame de DNA! Bem que a tal da Comissão da Verdade poderia começar: Já! Começar como o: José de Alencar!

    PARA QUEM NÃO SABE, O Zé Alencar SE NEGOU A FAZER O TESTE DE DNA PAR CONFIRMAR OU NÃO A PATERNIDADE DUMA SUPOSTA FILHA FORA DO CASAMENTO, E FALOU ABERTAMENTE, QUE SE TODO HOMÉM QUE UM DIA FOSSE A UM BREGA DEIXASSE UM(A) FILHO(A) POR LÁ A MAIORIA DOS BRASILEIROS TERIAM FILHOS FORA DO CASAMENTO, E DEIXOU CLARO PARA SUA FAMÍLIA, QUE APÓS SEU FALECIMENTO NÃO PERMITIR
    A RETIRADA DE TECIDO PARA O TESTE DE DNA.

    ResponderExcluir
  17. Caracas!!!!até agora não entendi nadica de nada, será que alguém poderia me explicar, como um cidadão tão íntegro, como foi o ex-vice Zé Alencar iniciar na política junto com Valdemar Costa Neto e demais idealizadores do mensalãi, e após a bomba estourar êle foi criar um partido logo com o Edir Macedo???

    ResponderExcluir
  18. (sábado, 25 de setembro de 2010
    Claudio de Oliveira: "Quem está por trás do Tiririca?"
    URL: http://23pps.blogspot.com/2010/09/claudio-de-oliveira-quem-esta-por-tras.html)
    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Segundo o Datafolha, o palhaço Tiririca será o deputado federal mais votado por São Paulo, com cerca de 3% dos votos. Pela projeção do instituto, chegará perto de 900 mil votos.

    Isto significa que o palhaço ajudará a eleger muitos políticos do seu partido, o Partido Republicano, e de sua coligação chamada "Juntos por São Paulo".

    A coligação é formada pelo seu partido, o PR, e seus aliados, os companheiros do PT, do PCdoB, do PTdoB e do PRB.

    O PRB é o partido do senador Marcelo Crivella, do Rio de Janeiro, candidato à reeleição e apoiado pelo presidente Lula.

    Crivella é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus e sobrinho de Edir Macedo, proprietário da TV Record, da qual Tiririca é funcionário.

    Na coligação para a qual Tiririca é puxador de votos, estão candidatos envolvidos no escândalo do mensalão. Entre eles o deputado Valdemar Costa Neto, que renunciou ao mandato para não ser cassado em 2005, sendo eleito em 2006.

    E também petistas acusados no processo do mensalão, como João Paulo Cunha e José Genoino Neto.

    Como o voto é proporcional, isto significa que cada coligação ganha o número de vagas de deputados conforme a sua votação total.

    "PARA QUEM NÃO ENTENDEU O "Anjo Alencar" ERA DO PL, LIGADO AO VALDEMAR COSTA NETO, MENTOR DO MENSALÃO, ASSIM QUE TUDO VEIO A TONA ÊLE E O Edir Macedo CRIARAM O prb E TODO VIROU UMA MARAVILHA, MAS É ISSO MESMO, NUM PAÍS EM QUE ENTIDADE DE DELEGADOS FEDERAIS HOMENAGEIA O Sarney QUALQUER UM PODE SER ANJO, MAS OS MILHARES E MILHARES DE OUTROS ANJOS PORTADORES DE CANCER ABANDONADOS PELO BRASIL AFORA NINGUÉM DÁ A MÍNIMA ATENÇÃO E ESSAS PESSOAS ESTÃO MORRENDO A MÍNGUA"

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: