Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

2 de fevereiro de 2011

NÃO HÁ VIDA SEM LIBERDADE

Infecção pode acontecer porque você tem uma bactéria, um vírus; pequenas ou grandes desgraças que a ciência procura evitar. Montanhas de pessoas morrem como animais repugnantes: de bala, de fome, de triste solidão. O Brasil cobra o maior imposto e os maiores juros do mundo: infecção política. A alta concentração de renda é desumana e vergonhosa. Quinze por cento de pessoas se apoderam de quilômetros de dinheiro sujo: quase 70% da riqueza nacional. Hoje existe um problema único em todo mundo: devolver aos homens um significado espiritual, inquietações espirituais, fazer que caia sobre eles uma chuva que se assemelhe a um canto gregoriano. Não vejo como mudar o mundo apenas fechando os olhos para enxergar o céu na terra. Não basta se deixar levar pela imaginação para esconder sangramentos que provocam buracos na vida. É necessário que os homens desenvolvam a capacidade de indignação para matar injustiças. Clamar sobre o chão das igrejas, implorar para que o criador apague nossas angustias, lamentar que os filhos transformam-se em monstros: tudo isso é o mesmo que “pagar dizimo tentando comprar um pedaço do céu”. Seus filhos estão desempregados, usando drogas e muito mal amados. Outros, com anéis nos dedos das mãos e dos pés, muito mal qualificados engraxando o eixo do sol, talvez fazendo um “bico”, com certeza num lugar onde alguém come carne e cospe no osso. Escarram na alma, sua família sangra: você caminha para o inferno levando consigo tudo que ama. Tudo que sonhou incluindo uma mulher, um filho, uma família que a ganância dos homens infernizou. Pús na alma, aplicam antiinflamatórios para disfarçar sujeira social. Na escuridão você procura um padre ou pastor, talvez fique lindo e manso, apaixonante como uma criancinha sugando um seio da mãe. Também você pode desesperar a esperança, quebrar os laços e as amarras, aquelas que são impostas pelo “sistema sócio político”. “Toda democracia, é ditatorial, toda ditadura democrática: no capitalismo, a ditadura é exercida sobre a maioria, no socialismo sobre a minoria”. Democracia não é absolutamente demoníaca porque nos permite liberdade, ainda que seja para morrer comprando um carro, pagando com sangue e dignidade dos filhos, grande parte se prostituem antes da 4° prestação. Socialismo poderia ser o céu. O céu e as estrelas, se jogasse fora a ditadura do proletariado. Já vivi várias vidas: o nome da vida é a libertação.

12 comentários:

  1. Liberdade é algo que depende de nós!
    Podemos ser livres em uma prisão; podemos ser escravos, sem que alguém nos detenha...
    A mente pode ser escrava, mas o corpo, livre;
    O corpo pode ser preso, mas a mente voar, livre!

    A pessoa pode ter um corpo, respirar, e não viver;
    Pode ter deixado o corpo, e descobrir a verdadeira VIDA!

    Tudo depende de nosso modo de enfocar a vida, a liberdade!

    ResponderExcluir
  2. O mundo é um moinho

    Ainda é cedo, amor
    mal começaste a conhecer a vida
    já anuncias a hora de partida
    sem saber mesmo o rumo que irás tomar
    Preste atenção, querida
    embora eu saiba que estás resolvida
    em cada esquina cai um pouco a tua vida e em pouco tempo não serás mais o que és preste atenção, o mundo é um moinho vai triturar teus sonhos tão mesquinhos vai reduzir as ilusões a pó...
    Ouça-me bem, amor...
    Preste atenção, querida
    de cada amor tu herdarás só o cinismo quando notares estás à beira do abismo, abismo que cavaste com teus pés.

    Como diria o poeta, na canção acima o Cartola.

    (Joselito Borges de Oliveira)

    ResponderExcluir
  3. O que é a liberdade?
    De alguma forma, somos presos, laçados pelo passado, pela infância, a nossa prisão começa dentro da familia, e só nos libertamos quando morremos, liberdade é apenas força de expressão.
    Mariana Soares

    ResponderExcluir
  4. Viver a vida entre aspas já não é o bastante pra você. Próxima parada: analista. Anne Carla

    ResponderExcluir
  5. A vida é liberdade!
    Viver é ser liberto...
    Rildo

    ResponderExcluir
  6. Val Cabral, a vida é claro nhé, uma pessoa que naum tem vida (ou seja um morto), naum pode ter liberdade - Ronaldo Freitas

    ResponderExcluir
  7. Vida sem liberdade é o mesmo que morrer sem ter vida. Marcos Lopes

    ResponderExcluir
  8. O medo de perder a vida, também te tira a liberdade. E normalmente, onde há muita liberdade mal administrada, aumenta os índices de crimes contra a vida.
    Carlos Conrado

    ResponderExcluir
  9. Não há opção. Para ter liberdade, tem que estar vivo. Por outro lado, liberdade é essencial e objetivo a conquistar/manter durante toda a vida. Pode-se dizer também que , sem liberdade, a vida não vale a pena.
    Daniel Monteiro

    ResponderExcluir
  10. Vc precisa de liberdade para viver, assim como de igual forma precisa de vida, mas eu diria que de igual forma são ao duas importantes, essências para o ser humano, a que equilibrar de forma a ter as duas coisas. Flávio Silva

    ResponderExcluir
  11. Prezado amigo Val Cabral

    A liberdade se confunde com a própria existência humana... pois navegar é preciso! Viver não é preciso. Viver apenas por viver não é vida. È sofrimento. E aqueles que abrem mão de sua liberdade apenas para continuarem vivos arrumaram para si tão somente um jeito de sofrerem calados. A maior covardia que existe é aquela que um homem exerce contra si mesmo, deixando de buscar novos horizontes por medo de perder qualquer coisa miserável que porventura já tenha.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  12. Val Cabral
    Liberdade é algo que depende de nós!
    Podemos ser livres em uma prisão; podemos ser escravos, sem que alguém nos detenha...
    A mente pode ser escrava, mas o corpo, livre;
    O corpo pode ser preso, mas a mente voar, livre!
    A pessoa pode ter um corpo, respirar, e não viver;
    Pode ter deixado o corpo, e descobrir a verdadeira VIDA!
    Tudo depende de nosso modo de enfocar a vida, a liberdade!
    Sandro Nogueira

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: