A produção de cacau no Brasil, e, especialmente, na Bahia, continua reagindo positivamente e alcançando índices elevados de produtividade, fazendo com que o país possa até conseguir a autossuficiência em cinco ou seis anos. Nesta sexta-feira, 04, o deputado federal baiano, Josias Gomes, com destacada militância política na região cacaueira do estado, comemorou números revelados pelo jornal Valor Econômico, referentes ao cacau brasileiro. Segundo comenta o parlamentar, “há fazendas com produção de cacau, supervisionadas pela Ceplac-Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, produzindo até 150 arrobas por hectare, depois de anos de anos de baixíssima produtividade por conta da incidência da doença vassoura de bruxa; enquanto isto, indústrias internacionais se uniram a empresas nacionais, sob a coordenação da Associação Produtora de Cacau, e estão alcançando, em fazendas pré-selecionadas, produtividade de até 32 arrobas por hectare, onde antes a produtividade era de 11,5 arrobas por hectare”.
AINDA BEM QUE NEM TODOS SÃO INÚTEIS NO PT.
ResponderExcluirJOSELITO BRITO
Amigo Val Cabral, votei em Josias Gomes, com a certeza que ele seria o único capaz de nos fazer voltar a sentir a agradável sensação de não estarmos abandonados e que Itabuna, enfim, teria voz no Congresso Nacional.
ResponderExcluirMaria Helena de Jesus
Só vou acreditar em revitalização da cacauicultura, quando as verbas federais começarem a recompensar o sul da Bahia, por tudo o que ele, historicamente, representou de sustentabilidade econômica e social para todo o estado da Bahia. Benedito
ResponderExcluirJOSIAS É O CARA.
ResponderExcluirNUNES
VAL, OLHA ESSA NOTICIA AGORA:FILHO DE JUÇARA/GERALDO,TARSO FEITOSA, ACABA (18:30 HS.)DE BATER EM UM CARRO ESTACIONADO OU SEJA PARADO NO JARDIM VITÓRIA,ESTAVA TOTALMENTE EMBRIAGADO E EVADIU-SE DO LOCAL,ONDE O CARONA(NINÃO)TENTOU “EXPLICAR” AOS POLICIAIS DE QUE ELE É QUEM ESTAVA DIRIGINDO.LOGO APÓS A BATIDA ALGUNS AMIGOS DE TARSO PEGARAM TODAS AS BEBIDAS DE DENTRO DO CARRO E FUGIRAM ESCONDENDO TARSO.
ResponderExcluir"CRISE DO CACAU NA COSTA DO MARFIM"
ResponderExcluir----------------------------------------------------------------------
A crise na Costa do Marfim (país africano) já resulta em lucros para os cacauicultores baianos. Responsáveis por cerca de 40% da produção mundial, os produtores marfinenses suspenderam a exportação de cacau pelo período de um mês.
A decisão criou um cenário de baixa na oferta e de alta nas cotações do produto nos principais mercados. Principal região produtora do País, o sul da Bahia já sente os primeiros efeitos deste cenário conturbado. Ontem, o cacau em Ilhéus fechou o dia cotado a R$ 85, maior cotação do cacau no mercado comum desde agosto do ano passado.
ATÉ A CRISE ESTOURAR ERA ASSIM:
MAPA (Ministério da Agricultura,
Pecuária e Abastecimento) e SEPLAC fazem inspeção de cacau importado da Costa do Marfim. Os técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Setor do Controle de Qualidade Vegetal da CEPLAC em Ilhéus, devem concluir, até o final desta semana, a fiscalização sanitária de uma partida de 194.200 sacos de cacau importado do Porto de São Pedro, na Costa do Marfim, transportados pelo navio tailandês Tharinee Nareeh.
MINHA GENTE, EU GOSTARIA QUE FOSSE DIFERENTE MAIS A REALIDADE É OUTRA, ESTAMOS IMPORTANDO MUITO CACAU DA Costa do Marfim FAZ TEMPÃO, O QUE ESTÁ REALMENTE ACONTECENDO É A LEI DA OFERTA E DA PROCURA, NÃO TEMOS O CACAU AFRICANO MAIS BARATO É ÓBVIO QUE O POUCO QUE TEMOS POR AQUI SERÁ VALORIZADO, DESGRAÇADAMENTE PARA O AZAR DOS MARFINENSES OS ILHEENSE E REGIÃO ESTÃO GANHANDO UNS TROCADINHOS A MAIS E MUITOS PICARETAS COMO SEMPRE APARECENDO COMO PAI DA CRIANÇA.
ESSA É A VERDADEIRA HISTÓRIA O RESTO É BALELA.
Veja mais informações sobre Josias Gomes no site http://www.josiasgomes.com.br
ResponderExcluir