Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

28 de janeiro de 2011

HÁ TRÊS MEDOS QUE NOS PERSEGUEM

O medo é considerado com a ira como os sentimentos mais fortes que um ser humano pode sentir. Alguns medos são simples como os de altura, de elevador, de andar de avião, da solidão, de falar em público, etc. Outros se tornam tão fortes que se transformam em doenças tais como: ablutofobia (medo de tomar banho); ataxofobia (medo da desordem); cartoptrofobia (medo dos espelhos); fagofobia (medo de comer) e sucessivamente. Em alguns casos o medo muda até a fisionomia das pessoas, tamanha é a situação de pânico experimentada. Acredito ser por isso que a expressão “não temais” aparece tantas vezes na bíblia, certamente Deus já sabia que o medo era uma característica inerente ao ser humano. No entanto, existem três tipos de medo em especial que devemos enfrentar e vencer, um deles é o medo do passado. Às vezes faz tanto tempo que algo aconteceu e mesmo assim os medos permanecem impedindo-nos de encarar os fatos. Outro medo muito frequente e atual é o medo do presente, medo de ser assaltado, de morrer, de ficar doente. Aliás esse medo nos leva a fazer um questionamento: você se sente preparado para morrer hoje? Certamente que a resposta mais comum é não, afinal todos acham que ainda há muito por fazer na vida terrena. Só tem medo da morte quem não tem a certeza da vida eterna. O medo do futuro é a expectativa de como será nossas vidas, é a dúvida se nossos planos vão se concretizar, se o casamento vai dar certo, se determinado projeto de trabalho será positivo. Mesmo com todos os cuidados e planejamento para o futuro ainda assim tudo pode dar errado. Apenas de uma coisa podemos ter a certeza: é a de que Deus já tem preparado o nosso futuro e Ele tem todos os dias de nossas vidas em suas mãos. Só Jesus é capaz de garantir o futuro. Ele é capaz de nos fazer vencer todos os medos das nossas vidas. O amor de Deus vence todo o medo.

11 comentários:

  1. O meu maior medo é Jesus voltar eu eu estar desconcertada, já pensou, depois de tanta batalha na presença dele, é por isso que estou sempre ligada na presença de Deus, buscando. E no juízo final vou ter que dar conta dos meus atos, alías todos nós, justos e ímpios. E Ele virá sem demora, virá como ladrão, não avisará nem dia nem hora, portanto vamos nos preparar. Fique na paz." apocalipse 22;12 E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para cada um segundo a sua obra."
    Ana Paula Borges da Silva

    ResponderExcluir
  2. Val Cabral
    O que mais me apavora é "o medo de não sentir medo", pois aquele que se julga corajoso, está sempre de guarda aberta e é aí que mora o perigo! Abraços.
    Joselito Brito

    ResponderExcluir
  3. Tenho muitos medos, algumas fobias, medo do medo que paraliza, acho que esse é o maior...
    Rose Falcão

    ResponderExcluir
  4. Val Cabral, eu tenho medo de continuar dependendo dos outros para sobreviver. De nunca conseguir independência financeira. Luiz Cláudio Barreto

    ResponderExcluir
  5. Tenho medo da tortura, da existência de uma 3ª Guerra Mundial, da fim trágico que o Mundo pode ter.
    Marcos Barros de Sá

    ResponderExcluir
  6. Val,
    Já tive muito medo de cancer e depois que tive o próprio, perdi qualquer tipo de medo. Como mágica.
    abraço,
    Nivaldo Costa de Lima

    ResponderExcluir
  7. Querido Val Cabral, eu tenho medo de perder as pessoas que eu amo, minha familia, meu namorado,
    tenho medo de cobras e baratas... Juliana Góes

    ResponderExcluir
  8. Nossa... eu tinha muitos medos... chegava nem se normal... tinha medo qdo o dia começava a escureçer.... naum dormia de luz apagada... pra ser sincera naum dormu ainda.... huahua... medo de perder meus filhos... nuss de muita coisa!!! menos do futuro... pq nem sei se vou envelhecer!!!
    Maria Conceição

    ResponderExcluir
  9. É RUIM A GENTE PENSAR QUE NO FUTURO A GENTE SÓ DEPENDERA DOS OUTROS, É HORRIVEL ESSE MEDO NÃO SÓ VOCE SENTE MAIS TAMBEM MUITAS PESSOAS.
    MARGARIDA SILVA

    ResponderExcluir
  10. TENHO MEDO DO CAPITÃO AZEVEDO!
    O POVO

    ResponderExcluir
  11. A fobia q eu tenho é medo de altura. Pra viajar de avião comigo foi terrível... isso é irônico pq adoro serra, mas se eu ver q estou no topo de uma montanha, jah era... da morte eu tinha medo, mas atualmente eu ñ tenho, pq aprendi q ela é + uma nova etapa da vida, só q em outra dimensão...
    De resto, eu tenho medo da violência q há no nosso mundo... fico até pensando como isso poderia mudar...
    José Carlos Vieira dos Santos

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: