Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

20 de janeiro de 2011

COM O MEIO AMBIENTE NÃO SE DEVE NEGLIGENCIAR

Compromisso governamental: em até quatro anos o Brasil terá, em pleno funcionamento, seu programa nacional para a prevenção de acidentes naturais. Esse sistema, informam os técnicos governamentais, está sendo montado desde 2008 e a previsão é de que em 2014 possa estar em pleno funcionamento, esquadrinhando o clima através de pluviômetros e radares modernos, tudo devidamente conectado a satélites metrológicos e a avançados programas informatizados. O resultado almejado é, pode-se dizer, a aproximação da realidade aos ancestrais sonhos humanos, viabilizando os oráculos sobre o clima, garantindo segurança na previsão de alterações climáticas significativas, detectando com exatidão ocorrências futuras como chuvas, secas, enchentes... Indiscutivelmente o correto funcionamento desse programa em muito auxiliará o homem a evitar acidentes naturais como o que flagela nos dias em curso a região Serrana do Rio de Janeiro e outras áreas em São Paulo. Tal perspectiva tecnológica, entretanto, não é uma varinha mágica capaz de evitar a repetição de catástrofes como a deste verão. Além das variações climáticas, a imposição humana é causa fundamental para a ocorrência desses desastres. A ocupação irregular do solo salta aos olhos de todos em todas as regiões brasileiras. Encostas argilosas, ravinas, margens de rios, riachos e lagoas, áreas de preamar são inapelavelmente e irresponsavelmente povoadas (por gente de todas as camadas sociais). De favelas a condomínios de alto luxo, passando por imóveis das classes médias, é formada a colcha de retalhos que agride a Natureza. Aviltada, a Natureza emite seus sinais de perigo, visíveis a olho nu, sem a necessidade de quaisquer tecnologias. Esses avisos precisam de atenção; se não os levamos em conta, de nada adiantarão os modernos sistemas.

14 comentários:

  1. Val Cabral, tudo o que a gente tem visto de catastrofes, decorrem das agressões cometidas pelos homens contra a natureza... depois ficam reclamando e chorando as mortes e as perdas materiais!!! Flávio Costa dos Santos

    ResponderExcluir
  2. A Natureza só está mostrando que nós estamos agindo errado ao poluir o planeta.
    Ricardo Borges

    ResponderExcluir
  3. Val Cabral, se você encostar em uma panela quente, será uma reação natural desencostar da panela, e o mesmo ocorre com ela, ela apenas busca de defender em uma reação natural. - Otávio Lopes

    ResponderExcluir
  4. Um filantropo rico que apoiou uma fundação ambienta lista foi morto ao cair de um penhasco. Ele deixou uma mensagem enigmática. A investigação leva os investigadores no gelo da Antártica, Arizona e Melanésia. Eles enfrentam um homem perigoso, multi facetada e fugaz, pronto para destruir o mundo para provar que o planeta está em perigo ...
    Wilson Monteiro

    ResponderExcluir
  5. A Natureza Chora

    Desde que o homem surgiu
    Sobre a face da mãe terra
    Que ele vive em guerra
    E ainda não descobriu
    Que tudo que destruiu
    Por causa da ambição
    Colocou em extinção
    A sua própria riqueza
    Geme e chora a natureza
    Por tanta má criação.

    Dentre todo ser vivente
    Só o homem tem poder
    De pensar e perceber
    O quanto a terra é carente
    Mas por ser inconseqüente
    O que mostra é ingratidão
    Com quem lhe garante o pão
    E a fartura sobre mesa
    Geme e chora a natureza
    Por tanta má criação.

    Já por causa da queimadas
    A terra vai se enrugando
    Seus mananciais secando
    Suas vidas condenadas
    As florestas depredadas
    Não servem de pulmão
    Hoje é um seco torrão
    Condenado a pobreza
    Geme e chora a natureza
    Por tanta má criação.

    Os rios contaminados
    Por lixos arrasadores
    Exalam novos odores
    Nos leitos assoreados
    Acabaram-se os dourados
    Mortos sem ter precisão
    Por tanta poluição
    A terra perde a grandeza
    Geme e chora a natureza
    Por tanta má criação.

    Por motivos tão mesquinhos
    Secam fontes naturais
    Que não jorrarão jamais
    Extinguindo os peixinhos
    Condenarão os passarinhos
    Tornou infértil o chão
    Que já não fecunda o grão
    Dando a vida incerteza
    Geme e chora a natureza
    Por tanta má criação.

    No âmago do seu ser
    A terra lamenta e chora
    Por ver dizimada a flora
    Que já não faz florescer
    Nada fez pra merecer
    Sua vasta plantação
    Tanta fúria e agressão
    Que lhe rouba a beleza?
    Geme e chora a natureza
    Por tanta má criação.

    Assim segue a humanidade
    Promovendo a matança
    Causando desesperança
    Semeando tempestade
    Colhe os frutos da maldade
    Quem semeia aflição
    Eu reforço este bordão
    E lhe digo com certeza
    Geme e chora a natureza
    Por tanta má criação.

    Carlos Cordeiro
    Poeta Soropositivo

    ResponderExcluir
  6. Se todos tiverem consciência e educação ambiental, faremos um mundo melhor.
    Rildo

    ResponderExcluir
  7. Val Cabral
    É impossível parar a fúria da natureza, a única coisa que somos capazes de fazer, é atrasá-la (ou adiantá-la devido ao aquecimento global), e nos preparar para a chegada de eventos climáticos fortes.
    Rubens Dantas

    ResponderExcluir
  8. Muito do que já foi destruido pode se regenerar naturalmente. Por isso, o homem pode se conter em relação ao consumo, estabilizando assim a furia da natureza. Mas tudo depende da necessidade do mesmo.
    José Carlos Nogueira

    ResponderExcluir
  9. Será a natureza que irá parar o homem e não o contrário. Depois que causarmos nossa própria instinção o Planeta ira se recuperar do mal que fizemos a ele. Edmilson Brito de Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Prezado amigo Val Cabral

    A fúria da natureza foi o próprio homem que ocasionou, pela sua anbiosidade de querer o melhor e sempre bem e o mas a cada dia, a fúria da natureza se reflete como nos casos de varias chuvas que se tornaram violentas no caso do Rio de Janeiro, Santa Catarina ou os quem estão sem chuva, bebendo lama no Nordeste, isso tudo e a resposta que o meio ambiente trouxe e devolveu para nos seres humanos. Mas como se diz na propaganda o que antes parecia loucura esta virando realidade, basta a conscientização dos seres humanos de que os tempo mudaram e se não tomarmos provindencia não veremos o futuro e nem deixaremos nada de beneficio as nossas raízes.
    Cada um tendo a consciência, podemos parar com a fúria da natureza devolvendo o que de bonito DEUS nos deu.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  11. Bem, se nós seres humanos realmente quisessemos parar toda essa grande intêmperie "natural" poderíamos no entanto se ve que nossos governos, pessoas que nos votamos para governar estão mais preocupados com o lado econômicos que devem investir do que com o meio ambiente e nos população sem voz, uns bando de ignorante (pesso desculpas pela palavra, mas é a realidade) são poucos os que fazem algo ou fazem protesto contra os governos (é mais fácil protestar pelo aumento de nossos salários? ou por algo cultural?) Bem essa fúria da natureza deve ter (ou tem) seu lado bom, ela apagará a humanidade com sua mesmice da face da terra apesar de levar muitos outros seres com nos, mas o melhor de tudo, não será o fim, começara tudo de novo com os seres que conseguirem resistir pois as condições que "virão" já existiram com vida presente e se o homem estiver entre estes seres ele talvez tenha mais consciência e saberá dar uma mãozinha pra natureza reconstituir tudo de novo.
    Rogério Soares de Carvalho

    ResponderExcluir
  12. Val Cabral
    O pouco que conhecemos do Ser Humano (homem) é que Ele para suprir suas necessidades sempre procurou extrair da Natureza tudo aquilo que precisava para viver. Com toda a Modernidade que ai está colocada o homem não parou e nem há previsão de parar de extrair tudo aquilo que precisa e com isso modificar a Natureza que ai está. Se fizermos uma breve análise veremos que cada ação do homem sobre a Natureza tem uma consequência. Por exemplo: derrubada das árvores e as queimadas pode num futuro acelerar o processo de desertificação. Poluição das águas e dos rios, provável excassez de água num futuro bem próximo. Cultura extensiva da cana e queima da cana na colheita, provoca poluição do subsolo e do lençól freático.
    Acredito que em partes não se trata da fúria da Natureza e sim o homem interferindo no curso normal da Natureza.
    Washington Reis

    ResponderExcluir
  13. Da natureza vem a água que você bebe, o ar que respira, o combustível que move carros e ônibus, a energia elétrica que permite usar um computador ou ver TV, o gás que aquece o banho, a comida, as roupas, tudo. É por isso que eu me preocupo com a natureza. Sua sobrevivência vem dos recursos naturais.

    ResponderExcluir
  14. Passou-se o tempo em que as pessoas se preocupavam e lutavam por um futuro melhor o aquecimento global causará uma grande catástrofe para nosso Ecossistema
    uma catástrofe de grandes proporções, e bem difícil de se reverter.
    Mas mesmo assim o homem continua jogando Dióxido de carbono, CFC, Metano e outros poluentes na atmosfera, sem nenhum tipo de concientização.
    Os direitos alcançados pelos nossos antepassados foram esquecidos.
    Vivemos num mundo em que
    A sobrevivência é do mais forte
    Foi-se o tempo em que a união fazia a força.
    E que as pessoas eram preocupadas com o meio onde vivem.
    Estamos para ver em quanto tempo nos auto-extinguiremos.
    Essa é a verdade
    O homem pode controlar uma série de coisas.
    Mas será capaz de parar a fúria da Natureza?
    Eis a questão...
    Orlando Vieira dos Santos

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: