Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

8 de dezembro de 2010

HOJE É DIA DA FAMÍLIA

No calendário do tempo o dia 8 de dezembro marca o Dia da Família. Quando o indivíduo chega a idade adulta e olha para trás e recorda com saudade os bons tempos de sua infância, de sua adolescência, ele sente como foi bom ter tido uma família unida e feliz. O famoso filósofo Pitágoras dizia com muita sabedoria: “Eduquem as crianças e não será necessário castigar os adultos”. Os pais precisam mais do que nunca, nos tempos modernos, de serem construtores da paz e pensarem seriamente no futuro dos filhos. Tendo a certeza de que eles precisam mais de beijos e abraços do que dinheiro e roupas finas para uma caminhada feliz. A infância do ser humano sempre foi e continua sendo um dos períodos de maior sensibilidade da vida. E quando essas crianças têm a infelicidade de terem um lar desajustado, pais violentos, verdadeiros psicopatas, aí a situação torna-se terrível porque, com certeza, irá comprometer o seu futuro. Toda pessoa tem necessidade de ser reconhecida, de ser “tocada”, como dizem os analistas, desde o nascimento até a morte. Estas são as necessidades imprescindíveis biológicas e psicológicas que a ciência chama de “ânsia”. A ânsia de carinho de uma criança irá determinar como será o seu futuro. As crianças não crescerão normalmente se não forem amadas. Crianças que vivem num ambiente de briga entre os pais, negligenciadas, surradas, ignoradas, enfim, sem o carinho necessário, sofrem depressão física e mental, com resultados negativos para o resto da vida. Vejam o número de adolescentes drogados no Brasil; é assustador, de todas as classes sociais. Com certeza absoluta, frutos de lares infelizes, de maus companheiros. Felizes são as crianças que convivem com pais afetivos e amigos. Um lar feliz é uma benção. Existem vários tipos de famílias desorganizadas por serem de “pais problemáticos”: os que são naturalmente grosseiros e que representam um verdadeiro terror dentro de casa – “Venha cá seu peste, deixou a torneira aberta” e tome tapa na cabeça da criança; os alcoólatras contumazes, que já perderam a noção ética da vida e agridem a esposa na frente dos filhos e os filhos em frente dos vizinhos. A punição física sem motivo, é sempre um ato de ódio e vai despertando um sentimento de revolta na alma infantil. Certo dia, conversando com uma simpática garotinha de 13 anos e muito ansiosa me dizia: “Quando meu pai chega bêbado e me bate, eu o olho e o detesto”. Como será aquela criança no futuro. Família sadia, filhos sadios. Família doente, em crise, filhos desestruturados. Nenhum vento ajuda a um barco sem rumo, sem direção. Sem farol, dentro da noite, os barcos se perdem. Assim é o ser humano: fica sem rumo, sem sentido da vida, se viver dentro de uma família cheia de problemas.

4 comentários:

  1. A família é a base da sociedade e não há nada mais sublime que ela. Parabenizo a todos que estão juntos aos seus pais, filhos, netos...
    Flávio Nunes

    ResponderExcluir
  2. A família é a base de qualquer ser humano!
    Uma família desetruturada é um ambiente que gerará cidadão desetruturados para a sociedade.
    A família é tudo para o ser humano.
    Fica com Deus!
    Djalma Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. A FAMÍLIA É TUDO EM MINHA VIDA. A razão pela qual vivo,a base da minha vida,minha fortaleza,o que me permite levantar bem todos os dias.O motivo pela qual existo,aqueles que me apoiam em tudo,que dizem não para que eu possa amadurecer.Enfim;o maior presente que Deus nos deu.A família é o maior bem que temos,mais importante do que qualquer coisa de valor,só está abaixo de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Prezado amigo Val Cabral

    A Importância da família Temos visto muitos filmes, documentarios, entrevistas que de maneira direta ou indireta, tentam convencer à sociedade sobre a inutilidade da família. De maneira analógica, observemos uma casa a fim de analisarmos a importância da família. As portas da casa são os pais que permitem ou autorizam a entrada e saída de informações, pessoas para a intimidade ou convívio da família.
    As janelas são os filhos, que podem ver o mundo externo constantmente e, comparando com a vida familiar, escolhem seguir o mundo externo ou os valores ensinados em casa.
    As paredes são os valores e princípios estabelecidos pelos pais e, ensinados aos filhos; estes valores vão acompanhar os filhos por toda a vida; eles são as estruturas para a formação de um bom caráter no indivíduo.
    O telhado é a cobertura divina que os pais buscam e através de seu exemplo, os filhos também procuram esta proteção para suas vidas.
    O piso é a raiz que une a família em laços de amor, amizade, companheirismo, cumplicidade, solidariedade, a fim de que os indivíduos desta família possam compartilhar com outros indivíduos de outras famílias, num relacionamento profissional, social, afetivo, ao longo de suas vidas.
    Por que então a família tem sido bombardeada pela mídia, onde se diz que o casamento é uma instituição falida e, que a família é uma prisão para o indivíduo moderno?

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: