Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

6 de novembro de 2010

O PÚBLICO, O TRÂNSITO E A VIA PÚBLICA

Apesar de todo o rigor da legislação de trânsito brasileira, que há dois anos implantou a “Lei Seca”, é notável que o número de acidentes nas vias do país tem apresentado um acréscimo expressivo a cada ano. Para o cidadão comum, já não é nada extraordinário presenciar um ou dois acidentes por semana ou até mesmo por dia, dependendo da cidade em que mora. O fato é que não se pode contestar o esforço dos órgãos responsáveis pelo setor no sentido de reduzir o índice de acidentes e principalmente de mortes no trânsito. Portanto, o que se pode constatar é que o problema vem do outro lado, isto é, parte dos motoristas, ciclistas e pedestres. Grande parcela dos motoristas, por exemplo, costuma dirigir com imprudência, não respeitando a sinalização de trânsito e principalmente ignorando semáforos. Em contrapartida, inúmeros ciclistas e motoristas utilizam as vias públicas com total desatenção, atravessando ruas no momento errado e deixando de utilizar os espaços que lhe são reservados. Levando tudo isso em consideração, não custa nada cada cidadão se conscientizar e ter mais atenção quando for utilizar as vias públicas. Isso, sim, seria determinante para reduzir drasticamente o número de acidentes de trânsito.

2 comentários:

  1. Realmente a situação do trânsito em Itabuna beira ao nível de calamidade pública e muito pouco tem sido realiado com propósito de se dar soluçõs para seus inúmeros problemas... infelizmente. Embora devamosreconhecer os esforços do secretário Weslei em evitar um caos maor.
    Joselito Brito

    ResponderExcluir
  2. A TENDÊNCIA É ESTE DRAMA AUMENTAR, CONSIDERANDO QUE AS RUAS CONTINUAM SENDO AS MESMAS, MAS O NÚMERO DE VEÍCULOS TRAFEGANDO POR ELAS. SEJA VERTIGINOSAMENTE AMLIADO A CADA DIA QUE PASSA. DESSE JEITO OS CONGESTIONAMENTOS SÃO INEVITÁVEIS.
    LUIZ CLÁUDIO GÓES

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: