Pouco menos de dois meses após a eleição em primeiro turno, e uma pesquisa realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que, mais uma vez, boa parte do eleitorado ainda não aprendeu a votar. A importância dada à escolha dos próximos governantes foi tanta, que sequer se lembram em quem votaram. Do total entrevistado, 23% não lembram o candidato a deputado estadual que votaram, 21,7% não recordam do deputado federal e 20,6% se esqueceram dos candidatos ao Senado. A pesquisa também perguntou aos entrevistados qual o principal meio de comunicação utilizado para se informar sobre política e eleições. O resultado mostrou que 56,6% se informam pela televisão e 18,4% por meio de conversa com amigos e parentes. A internet apareceu em terceiro lugar com 9,9%, a frente do jornal impresso, do rádio e de revistas. Informações do O Globo.
Val, aproveitando o título do seu artigo: "amnésia", peço-lhe lembrar daquele pedido que fiz para comentar no seu programa de rádio o artigo "Solidariedade".
ResponderExcluirÉ preciso modificar a prática de um só homem dirigir um país. O Brasil daqui para a frente deveria ser dirigido por um colegiado, ou seja, um número de pessoas que representassem diversas segmentos da sociedade. Assim, por exemplo, o Executivo Federal, o STF, o Congresso, a OAB, governariam o Brasil em conjunto.
ResponderExcluirDaniel Santos
O próximo presidente será um PALHAÇO - o Tiririca!
ResponderExcluirÔ gente estúpida.
QUEM ESQUECE DE SEUS PRÓPRIOS CANDIDATOS, NÃO É DIGNO DE SER ELEITOR!! EVERALDO RIOS
ResponderExcluirPreparem o estômago, porque o PT vai ficar no mínimo mais 12 anos no poder (4 de Dilma e mais 8 de Lula).
ResponderExcluirOu alguém duvida que eles vão se dar ao luxo de não usar essa estratégia?
Wilson Barbosa
È isso aì Val Cabral, nâo dê trégua aos petistas. José C. Silva Conrado
ResponderExcluirMaravilhoso seu texto!
ResponderExcluirParabéns!
Aliás, quero confessar que estou viciada em seu blog, todo dia tenho que ler o que escreve e os comentários.
Ediana Carvalho
Engraçado, grupeto de intelectuais desonestos e babacas que dão 1 milhão de votos para tiririca e 200 mil votos para maluf. Que desperdicio de neurônios!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirSandro Andrade
Mas lá é pesquisa que se faça? Pra quê? Para "confirmar" a nossa memória curtinnnnha? Esqueceram,p. ex. quem era contra a CPMF e hj é a favor, detonava o combate à inflação através do Plano Real. Pesquisa excelente para testar a "memória" do nosso querido povo, seria aquela sobre os últimos "vencedores do grande programa cultural" BBB, os 10 últimos campeões estaduais e brasileiros de futebol, as grandes "vencedoras" dos 20 últimos carnavais bem como seus sambas enredos e por aí vai. Se liga TSE
ResponderExcluirLuiz Cláudio Barreto
Eu lembro e muito bem, não só da última, mas das anteriores também.
ResponderExcluirMarcos Cordeiro
Val Cabral
ResponderExcluirAté as próximas eleições o percentual de esquecimento deve chegar a 80%, uma vez que o eleitorado brasileiro não tem memória. Isto se deve à baixa conscientização do voto e porque não está presente em nossa cultura a cobrança aos eleitos. Se o eleitor não se lembra em quem votou como irá cobrar alguma coisa. O resultado disso tudo é a vulgarização da classe política. O saudoso Dr. Ulisses Guimarães, ao ser cobrado pela má qualidade dos parlamentares, dizia: "espere para ver os próximos...".
Paulo Tavares
A desqualificação dos candidatos em questões políticas de interesse da população, aliado ao evidente interesse pessoal de se beneficiar com o dinheiro público resulta nestes fatos ou seja, indiferença do eleitor.
ResponderExcluirAcorda Brasil!
Otávio Medeiros da Silva
EVIDENTEMENTE QUE A MAIORIA SE LEMBRA SIM, EU ANOTO, QUEM VOTOU NO TIRIRICA COM CERTESA VAI DIZER QUE NÃO SE LEMBRA PARA NÃO PASSAR VERGONHA E SER CHAMADO TAMBEM DE ANALFABETO.
ResponderExcluirROBERTO NOGUEIRA
Que vergonha.
ResponderExcluirMas devem se lembrar muito bem da esmola que recebem.
Ricardo Borges
É a memória curta do brasileiro. Se perguntar para alguem o que comeu ontem, com certeza também não saberá. Maria Helena de Campos
ResponderExcluirO voto obrigatório faz isso. As pessoas votam em qualquer um já que são obrigadas a comparecer à Zona Eleitoral. A propaganda não diz que o voto já não é obrigatório. Se pode anular, pode não votar. Os políticos não querem acabar com a obrigatoriedade de comparecimento porque se valem do número de votos para aparentar legitimidade. Não importa se são votos inconscientes e inconsequente. há inúmeras eleições anulo meu voto. Não sou responsável por nenhum deles.
ResponderExcluirWashington Reis