Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

22 de outubro de 2010

VAMOS TODOS COMBATER A DENGUE EM ITABUNA

A luta contra a dengue em Itabuna pede parceria. Está mais do que claro que somente o serviço público, mesmo com todo o seu aparato de ações estratégias, não será suficiente para eliminar o mosquito Aedes aegypti, o transmissor da doença. Se não houver a participação dos moradores, não haverá eficácia. A chegada das chuvas aumenta os riscos de contaminação, tendo em vista que o inseto se reproduz em água parada e limpa. Sem a participação dos moradores, ele encontrará pela frente, nesse período, um ambiente propício para se disseminar em caixas d’água destampadas, piscinas, tampas de garrafas e outros. É comum pessoas afirmarem que as suas participações não fariam diferença na luta pela eliminação do mosquito. Elas estão erradas e, de certa forma, menosprezando o seu poder de ação como cidadãos atuantes e preocupados com o bem-estar da família. Todos são importantes, independentemente de onde moram e do que fazem para sobreviver. Até porque o mosquito Aedes aegypti não escolhe suas vítimas pela cor do cabelo, pelo credo religioso, pela moradia ou por quantas moedas pesam em seus bolsos. Fique, portanto, claro que a dengue pode matar e que ainda não existe vacina para sua erradicação. A melhor maneira se prevenir contra a doença é combater o mosquito. Seguindo as orientações da saúde pública - mesmo que o vizinho não faça o mesmo -, o morador terá a consciência de ter feito a sua parte.

4 comentários:

  1. Val Cabral, embora eu concorde que todos devamos estar unidos nas ações de combate a dengue, é necessário que também fortaleçamos as cobranças e exigência para que os governantes façam e assuma suas resposnabilidades... e, infelizmente, isto não está contecendo! Kleber Barreto

    ResponderExcluir
  2. Estamos num verdadeiro salve-se quem puder.
    Joselito Brito

    ResponderExcluir
  3. A DENGUE É TÃO PREJUDICIAL AO ITABUNENSE, QUANTO O PRÓPRIO GOVERNO QUE DEVERIA COMBATÊ-LO.
    Marcos Limeira Santos

    ResponderExcluir
  4. Saudações,

    Dengue o combate é todos os dias !

    E para vasos e pratos temos a solução , uma luta de 13 anos com uma patente de autoria que é um sistema de coleta do excesso de agua da rega que não permite ao aedes proliferar.
    Obs.: a areia que é mandado colocar nos pratos não é recomendado pela OMS/OPAS, inclusive varias prefeituras de cidades brasileiras recomendam é que joguem fora estes pratos.

    Mas como o prato é nescessario para diversas plantas e como o correto é lavar constatantemente estes e por diversas razões não é seguida , é que estamos lançando Pratos anti dengue em plastico reciclado para vasos e xaxins que não permite ao aedes aegypti proliferar.
    Patente recentemente aprovada tecnicamente pela Secretaria de Vigilancia e Saude – Ministerio da Saude

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: