Ontem foi comemorado o Dia do Médico. Ninguém pode negar ser o médico o guardião da vida, o defensor do homem contra as agressões a que está sujeito e a despeito das múltiplas dificuldades, das greves que em última hipótese é obrigado a participar, como forma de protesto em razão de seus vencimentos muito minguados, é exatamente com ele, o médico, que o indivíduo enfermo conta para amenizar a sua dor, e dele vai sempre a mão firme a puxá-lo para a vida. Ah! Como era diferente a Medicina do passado em relação a de hoje! No passado o médico era o confidente, o amigo, o conselheiro do doente e de toda a família. Havia a figura do indigente representada pelos desabonados da sorte, mas havia o tempo suficiente para que o médico usasse a sua palavra na recuperação do seu paciente. Gerson Nascimento, clínico oftalmológico, vereador do PV de Itabuna, afirma constantemente com razão, que em torno do médico se forma muitas vezes uma atmosfera de culto, porque de seus lábios se derrama sobre a tristeza das almas a doçura das consolações supremas. Que o médico em qualquer idade, penetre, pois, o fundo das almas e dê sempre aos que sofrem a transfusão da sua amizade, ao lado da técnica e de sua arte. O progresso da Medicina é notável, tecnologia avançadíssima, porém, ao lado desse progresso a relação médico paciente não pode ser quebrada. Desejamos aqui, por meu intermédio deste artigo, parabeniza todos os médicos de Itabuna, lembrando as grandiosas palavras do urologista Júlio Brito: “Bem-aventurados os que amam a Medicina e fazem dela a razão de ser de suas vidas”.
Também quero parabenizar os médicos por este dia especial e ninguém melhor que o Dr. Júlio Brito, para simbolizar esta classe de salvadores de vidas e abnegados socorristas.
ResponderExcluirHaroldo Pires
Um profissional que mais do que salvador de vidas é visto como incondicional portador da esperança na sua profissão e insuperável nos desafios.
ResponderExcluirPARABÉNS A TODOS OS MÉDICOS!
“Não temos somente o profissional médico atuando em nossa rede, temos também um ser humano sensível a todas as demandas e a todas as dificuldades que essa profissão impõe. Celebrar esse dia é mais do que homenagear o médico; é também reconhecer a sua importância dentro do contexto de saúde pública e de um modo geral; e que se destaca pela sua qualidade e pelo respeito que obtém de toda a sociedade”.
ResponderExcluir“Não existe nada mais empolgante, mais instigante do que a medicina, porque ela exige não somente o domínio da profissão, mas a procura incessante por mais conhecimento, por respostas a perguntas que a evolução e nós mesmos fazemos para obtermos os avanços que a sociedade precisa”.
ResponderExcluirÉ este o encanto, a empolgação que a medicina proporciona para quem ama essa profissão.
ResponderExcluirPARABÉNS A TODOS!