Mais de 700 jovens católicos vindos das cidades de Salvador, Cruz das Almas, Ilhéus, Canavieiras, Petrolina (PE), Jacobina, Conceição do Almeida e Aracajú (SE), estarão reunidos em Itabuna neste final de semana, dias 16 e 17 de outubro, para participarem do Encontro Anual do Movimento Escalada. O objetivo é promover uma maior unificação do Movimento, além de integração e interação entre os jovens que participam do Escalada. A cada ano, uma cidade da região Nordeste é sede deste encontro. Este ano o tema escolhido para o Encontro em Itabuna é “Escalada Unida em Missão Continental”. As reflexões, palestras e demais atividades programadas estarão focadas no lema “Nossa vocação é missão”. Os jovens, chamados “alpinistas” estarão em sintonia e comunhão com todas as Igrejas Particulares (dioceses) da América Latina e Carbie, empenhadas na Missão Continental, proposta pela Conferência de Aparecida. No dia 16 a programação será iniciada logo nas primeiras horas da manhã de sábado, com a recepção das caravanas e acomodação dos jovens nas hospedarias. Às 16 horas, na sede da AABB de Itabuna acontece à abertura oficial das atividades, com as boas-vindas, a apresentação do tema e objetivos do encontro, palestras e orações. O retorno dos jovens às hospedarias será antecedido do jantar. As atividades no domingo, dia 17, serão desenvolvidas na Vila Olímpica de Itabuna. A programação começa às 7h30min, com a Oração da Manhã. Às 9 horas, o bispo diocesano Dom Ceslau Stanula presidirá a Santa Missa. Em seguida, serão iniciadas as palestras, reflexões e dinâmicas. O encerramento está programado para as 16 horas com a despedida das caravanas. A comissão organizadora é formada pelos alpinistas Maria Eneile, Thiago Cruz, Carla, Diêgo Raniery, Marcos Maya e Ricardo Santana. O Encontro Anual do Escalada em Itabuna conta com o apoio da Rede de Ensino FTC. O MOVIMENTO - O Movimento Escalada é um serviço da Igreja Católica que tem como objetivo despertar jovens, a partir dos 15 anos, para a presença de Cristo. Ele visa convidá-los a serem membros integrantes e ativos, através das paróquias e células evangelizadoras, bem como através dos seus projetos internos. O movimento defende o caráter de convocar o jovem a “Ser pessoa em clima de oração”. A cada encontro realizado, os novos alpinistas passam a fazer parte de um grupo de pós, que se reúne semanalmente buscando dar continuidade à sua caminhada no Escalada. Nas reuniões, os jovens aprofundam sua espiritualidade, meditam sobre temas religiosos e do dia a dia, criando laços de amizade. Os participantes desenvolvem, também, atividades que, além de despertarem o jovem à oração, estimulam o senso crítico e moral. Os jovens do Movimento Escalada atuam diretamente na sociedade, através de ações sociais frente às instituições de caridade. Em 16 anos de Movimento em Itabuna, mais de 800 jovens já fizeram o encontro do Escalada, que acontece uma vez por ano. (Erivaldo Bomfim).
É muito bom saber que os jovens católicos estão atuando e promovendo ações de auto-estima e valorização desse importante seguimento, que tanto tem sido exposto as vulnerabilidade das drogas e da criminalidade.
ResponderExcluirÉ através deste jovens Cristãos, que outros jovens perceberão o quanto é gratificante estar sintonizado com os preceitos bíblicos.
O jovem que está engajado num movimento religioso é menos suscetível as dramas sociais, que tanto tem arrebatado inocentes.
Que Deus abençoe cada um desses agentes de Deus, para a promoção da paz e da certeza, que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida.
Wellington Carmago dos Santos
OS JOVENS DE CRISTO SÃO FELIZES, POIS SOMENTE DEUS PODE GARANTIR A PAZ ENTRE OS HOMENS E MULHERES DE BOA VONTADE E DE BOA ÍNDOLE.
ResponderExcluirCÉLIA DIAS DE CARVALHO
QUE A PAZ REINE SOBRE TODOS ESTES JOVENS.
ResponderExcluirQUE DEUS ESTEJA SEMPRE OS CONTEMPLANDO COM DÁDIVAS DE FELICIDADE, HARMONIA, PROSPERIDADE, SAÚDE...
RILDO
EU SOU APILNISTA.
ResponderExcluirÉ muito bom, além de você seguir na escalada rumo a Cristo, você interage com muitas pessoas, e acaba fazendo novas amizades.