Nesta época de eleições, escutamos de muitos candidatos o velho discurso sobre a promoção da vida, por meio do combate às desigualdades sociais. Exemplo disto foi o discurso recente de um candidato ao apresentar seu projeto de combate à violência. As medidas a serem tomadas eram tão simplistas que fariam sorrir, caso não se tratasse de um tema trágico em nossos dias. Mas, afinal, o que é a vida? Qual o seu valor? Como promovê-la? Viver é muito mais que um punhado de dias, um processo que engloba nascimento, desenvolvimento, declínio e morte. Não somos seres irracionais. Dotados de razão, descobrimos, através da sede do infinito gravado nos nossos corações, que somos seres criados para alçar vôos mais altos; seres feitos para sonhar, criar, amar. Seres feitos para desejar o bem, o belo, a verdade. Na perspectiva cristã, a vida em si mesma é sagrada porque a razão humana traz as marcas da imagem e semelhança com o seu criador. Por isso, somos inquietos, não nos contentamos com uma “vidinha” qualquer, mas queremos vida plena, vida em abundância. E Deus não somente nos criou à sua imagem. Por meio de seu Filho Jesus, Ele nos deu a sua própria vida, o seu sopro constante, o seu Espírito Santo. É nele que podemos desenvolver todas as nossas potencialidades, gerando frutos de paz, honestidade, fraternidade e solidariedade. Levando em consideração estes aspectos, políticas públicas sérias devem levar em consideração esta concepção abrangente de vida. Oferecer oportunidades é devolver às pessoas a capacidade de construir a sua história pessoal, tantas vezes usurpada pela corrupção produtora de miséria e pobreza. “Bolsas”, “sacolas” ou “muletas” não bastam para que o homem caminhe com dignidade. Elas são necessárias em alguns contextos e momentos. Mas a dignidade somente é desenvolvida quando se tem a oportunidade de colocar em marcha todo potencial que a pessoa traz em si. Um político não deve ser um pedagogo de plantão – no sentido própria da palavra, aquele que conduz pela mão –, mas um promotor de vida plena. A Igreja católica e as demais confissões cristãs entenderam o sentido pleno da palavra vida. E buscam sinceramente promovê-la de diferentes maneiras. Seguem aquilo que o seu Senhor sempre dizia aos pecadores: vai e não tornes a pecar. Ou seja: assim como Jesus convidava aqueles com os quais ele cruzava pelo caminho a dar um passo a mais, a crescer humanamente, as igrejas cristãs conclamam e ajudam a fazer o mesmo caminho. Portanto, modéstia à parte, quando se trata de vida, os políticos humildemente deveriam ouvir os cristãos.
Prezado amigo Val Cabral
ResponderExcluirDepois de muito meditar, cheguei a conclusão de que não só os políticos são corruptos ou corruptores. O povo todo o é. É o povo que bate carteirada na hora da passar na frente em filas de hospitais, é o povo que compra mercadoria roubada ou pirateada, assim como também se puderem seguram um (a) menor para seus prazeres; faz tv, água luz e internet à gato; não paga condomínio e deixa para os que pagam a responsabilidade de arcarem com os custos da lavagem de suas caudas sujas e fedegosas e muito mais que falta tempo e espaço, e saco, para se ler o que tenho a ser escrito.
O político nada mais é do que o reflexo de todo um povo.
Que venham aqueles que não concordem e atirem suas pedras dizendo-se honestos. E vos pergunto: tem certeza de que realmente o são?
Paulo do Pontalzinho
paupont@bol.com.br
GERALDO É PAU QUE NASCEU TORTO E MORRERÁ TORTO. BESTA É QUEM NÃO ACREDITA NELE E PIOR É QUEM AINDA COMETE A ESTUPIDEZ DE VOTAR NELE. E NESTE CASO, O ELEITOR PASSAR A SER TAMBÉM COMPARSA DE LADRÃO!!!!! ROGÉRIO
ResponderExcluirGeraldo Simões é o candidato dos “cretinos fundamentais” e dos eleitores corruptos irrecuperáveis. Só esse tipo de eleitor vota nele.
ResponderExcluirJosé Carlos Ribeiro
Bem, não se pode negar que ele está entre seus iguais. Assim, o bando fica completo.
ResponderExcluirAldo Borges Dias
Esse é um momento histórico, Geraldo Simões/Capitão Fábio... título de organização criminosa. É a síntese do que existe de pior na política itabunense.
ResponderExcluirJoselito Cordeiro dos Santos
Povo sulbaiano, a responsabilidade é de vocês. Não deixem o homem com cabeça de pitu subir no tamborete. Lembra da música de Chico Buarque de Holanda: "joga m... na Geni"!!!!
ResponderExcluirNivaldo Barbosa
Geraldo está apelando pra todos deuses, patuás e entidades... percebeu que vai pro beleléu com enorme possibilidade de perder o registro de canddatura. O TRE já tá a 3 a 3 e só falta o voto minerva, pra ele ter que cantar em outro uleiro!!!!
ResponderExcluirHaroldo Brito
Falar o quê? O homem quer,porque quer, ficar um pouco mais sujo. Se faz tanta questão, faça bom uso da camarilha. Benedito
ResponderExcluirE pensar que um dia eu cheguei a questionar a forma brutal que os fernandistas usaram para ajudar a defenestrar esse filho de uma égua da política!!!!!!!! Rubens Rios dos Santos
ResponderExcluirPovo baiano, não deixe essa biografia imoral, retomar ao congresso, vcs merecem à liberdade e a decência. Ricardo Mendes
ResponderExcluirA oito anos o povo parece que esta anesteciado ou embrutecido com esses governos estadual e federal nefastos que estão saindo. Parece que a maiora do povo esta corrompido, mais analfabeto, cego, surdo e mudo que não faz nada para acabar com esse vale tudo de essa ditadura sindicalista a la bolivariana de Chavez que o PT quer implantar aqui.Chega desses nefastos.
ResponderExcluirAguia
Voces sabiam que esse petralha do Geraldo comprou uma fazenda em Goias e pagou a vista 250 milhões de reais, o dinheiro saiu do salario dele? ou dos cofres publicos da nação brasileira.
ResponderExcluirAguia
A oito anos o povo parece que esta anesteciado ou embrutecido com esses governos estadual e federal nefastos que estão saindo. Parece que a maiora do povo esta corrompido, mais analfabeto, cego, surdo e mudo que não faz nada para acabar com esse vale tudo de essa ditadura sindicalista a la bolivariana de Chavez que o PT quer implantar aqui.Chega desses nefastos.
ResponderExcluirSempre atento
Águia