Apesar de todo o rigor da legislação de trânsito brasileira, que há exatos dois anos implantou a “Lei Seca”, é notável que o número de acidente
s nas vias do país tem apresentado um acréscimo expressivo a cada ano. Para o cidadão comum, já não é nada extraordinário presenciar um ou dois acidentes por semana ou até mesmo por dia, dependendo da cidade em que mora. O fato é que não se pode contestar o esforço dos órgãos responsáveis pelo setor no sentido de reduzir o índice de acidentes e principalmente de mortes no trânsito. Portanto, o que se pode constatar é que o problema vem do outro lado, isto é, parte dos motoristas, ciclistas e pedestres. Grande parcela dos motoristas, por exemplo, costuma dirigir com imprudência, não respeitando a sinalização de trânsito e principalmente ignorando semáforos. Em contrapartida, inúmeros ciclistas e motoristas utilizam as vias públicas com total desatenção, atravessando ruas no momento errado e deixando de utilizar os espaços que lhe são reservados. Levando tudo isso em consideração, não custa nada cada cidadão se conscientizar e ter mais atenção quando for utilizar as vias públicas. Isso, sim, seria determinante para reduzir drasticamente o número de acidentes de trânsito.

Prezado amigo Val Cabral
ResponderExcluirA Grande maioria dos acidentes de trânsito ocorre por imprudência... E excesso de velocidade e falta de atenção nada mais são que imprudência!
Prudência, segundo o dicinário, é: s.f. Virtude que faz prever e procura evitar as inconveniências e os perigos; cautela, precaução. Imprudência é justamente agir sem prudência...
Assim, se você trafega numa estrada esburacada e sem sinalização, a prudência recomenda que você reduza a velocidade e redobre a atenção... Isto por si só pode não evitar um incidente (como ter um pneu furado num buraco), mas com certeza diminui as chances de um acidente muito grave!
A prudência recomenda que você não exceda os limites de velocidade, pois o excesso de velocidade aumenta em muito a distância de frenagem e torna mais crítico o tempo de reação em caso de problemas!
A prudência também te leva a procurar um local para descansar caso esteja com sono... A prudência também dita que o carro deve ter a manutenção feita de maneira correta!
Paulo do Pontalzinho
paupont@bol.com.br
Acvredito que falhas mecânicas, sono ao volante e péssimas condições das estradas e vias públicas, somadas a irreponsabilidade de pedestres, ciclistas, motoqueiros... são os ingredientes mais culpados pelos problemas do trânsito.
ResponderExcluirRildo
Caras amarradas, olho no relógio, buzinas estridentes e xingamentos expressados de maneira enérgica. Esse poderia ser o cenário de uma verdadeira guerra repleta de mocinhos e vilões onde é preciso derrotar o inimigo com requintes de crueldade. No entanto, esse também é o perfil do trânsito na cidade de Itabuna e acredito que este seja o perfil das demais cidades baianas.
ResponderExcluirTente fazer uma pesquisa com as pessoas com quem convive, perguntando para elas o que as deixa mais estressadas e nervosas? Com certeza, grande parte delas vai dizer que o trânsito, a falta de educação e as más condições do transporte público são alguns ingredientes que apimentam a fúria no trânsito.
Profº Cláudio
O povo brasileiro é tipicamente de quarto mundo.
ResponderExcluirPaís de gente sem educação, onde o trânsito é tratado com lugar de se fazer brincadeiras e colocar a vida dos outros em risco.
Otávio
Têm cidades, que quando o pedestre coloca o pé na faixa ou quando faz uma sinalização, levantando sua mão, o carro pára (isso é educação). Tente fazer isso aqui, passam por cima!!! Sou pedestre e motorista, tenho consciência que muitos pedestres surgem do "nada", o que dificulta uma reação rápida do motorista, sem falar nas bicicletas e até carros do interior contramão. Mas hoje, poucos meses após a lei seca, alguém a respeita??
ResponderExcluirOlá! a solução para o trânsito é mudar as leis, elas tem que ser mais rigorosas. Eu sou motorista doze horas por dia e vejo horrores nas vias públicas o desrespeito, abuso etc... já me acidentei por falta de atençao do outro motorista e ainda estou sofrendo as consequências... Mudar as leis de trânsito é preciso e com urgência!!!!!
ResponderExcluirOs motoristas não respeitam a faixa de segurança e param o carro em cima da faixa e o pedestre tem que passar fora dela. Afinal a faixa é para segurança do pedestre ou do carro?
ResponderExcluirNeste país matar com arma tem punição, matar com veículo não tem punição, paga uma cesta básica. Criaram a lei seca, mas neste país, nada funciona, bêbado na direção tem que ir direto pra cadeia e lá ficar.
ResponderExcluirEstá tão facil de ter habilitação para conduzir algum veículo, que até o meu cachorro tem uma CNH, e o detalhe ele nunca se envolveu em acidente.
ResponderExcluirCada motorista tem o seu carro e são felizes assim, mas nenhum deles sabe que o seu carro pode virar um arma fatal quando mal usado.
ResponderExcluirFalta fiscalização, falta multa e sobra motoristas imprudentes, motocilclistas sem educação, ciclistas que trafegam no meio da rua, pedestres com falta de atenção. Sem contar com os skates e os animais soltos na via como cachorros, cavalos, etc.
ResponderExcluirRealmente o trânsito está caótico, ninguém respeita a faixa de segurança e os ônibus e as motos não respeitam nada. Um grande programa de concientização deve ser implementado rapidamente para que se evitem novas vítimas!
ResponderExcluirEnquanto alguns procuram culpados pelo caótico trânsito, cidadãos estão morrendo. Claro que a falta de educação dos motoristas e imprudência dos motociclistas causa diversos acidentes, mas também não podemos esquecer da parcela de culpa dos governantes, que não cuidam de seus deveres (sinalização...placas, faixa de pedestre, etc). Temos que dar um basta nesse problema, a falta de respeito pela vida e falta de educação de todos! TODOS têm que fazer a sua parte!
ResponderExcluirNão sei porque sempre acham como botar os ônibus no meio dos comentáriosmas como dizem alguns, falta consciência de ambas as partes( pedestres e motoristas, não só dos ônibus). O que fazer quando o sinal está verde para os carros e o pedestre não respeita? Ou vice-versa. É uma questão muito delicada, mas não cabe a nós ficar jogando a culpa de um lado para o outro e sim cada um fazer a sua parte, para tentar diminuir esta triste realidade.
ResponderExcluirO problema é o motorista, o problema é o pedestre, o problema é o ser humano. Ninguém respeita nada. A pessoa que joga lixo na rua é a mesma que vai passar correndo numa faixa em frente a escola ou hospital. Não adianta campanha. Ando pela cidade e vejo de tudo, celular ao volante, criança pequena no banco da frente sem cinto, não adianta mais... Por incrível que pareça, perdi a esperança.
ResponderExcluirO estado em que anda o transito aqui e as providencias que falta pra mudar esse quadro sao tantas que nao da nem pra comentar aqui. Perdir as esperanças...
ResponderExcluirLinda H.