Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

27 de agosto de 2010

O JOGO SUJO DO RATO E GATO NA POLÍTICA

A estratégia de lideranças com dificuldade para conquistar vitória em eleição de bairro ou condomínio continua a mesma nesta eleição: prometem apoio a candidatos ao governo ou ao Senado, conseguem destes polpuda ajuda monetária, quitam débitos familiares e pouca coisa (voto) revertem aos que acreditaram na promessa sem consistência. Quem assiste ao guia eleitoral através da televisão ou imagina a feição do candidato que fala através do rádio não faz idéia dos seus conchavos e das amarrações de voto na capital e no interior. Sequer imagina o quão caro custa puxar para um curral, colocar canga e espetar o eleitor rumo à urna eletrônica, no tão aguardado 3 de outubro. Até aí, tudo bem. Nenhuma novidade em relação às estratégias de compra de voto. Quanto aos intermediários, a novidade é que muitos servem a dois, três e até quatro senhores. Prometem milhares, mas dificilmente conseguem transferir minguados votos aos que driblam a legislação na correria para deitar no esplêndido berço do nosso poder. Em terra de esperto que se julga superior, alguém sempre inova na tarefa de passar a perna (enganar mesmo!) no dono do dinheiro. Depois, sorri da desgraça do político ao observar seu desempenho eleitoral através do computador. E tomando uísque com acepipes na casa do vencedor!

5 comentários:

  1. Há uma lei que considera CRIME vender ou comprar votos e outra que classifica como INFRAÇÃO ADMINISTRATIVA comprar voto. Exemplos abaixo:

    CRIME

    ARTIGO
    ARTIGO 299 DO CÓDOGO ELEITORAL: é
    considerado crime eleitoral ''dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outros, dinheiro, dádiva, ou qualquer
    outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita''.

    PUNIÇÃO
    Para quem vender ou comprar voto, reclusão de até quatro anos e pagamento de multa

    INFRAÇÃO ADMINISTRATIVA

    ARTIGO
    Artigo 41-A da lei 9.504/ lei das eleições:
    é vedada a captação de sufrágio (compra-de voto), que constitui em ''doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem
    pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição''.

    PUNIÇÃO
    Multa de mil a 50 mil Ufir "Unidade de Referência Fiscal" - cada Ufir vale R$ 1,0641- e cassação do registro de candidatura ou diploma.

    Everaldo M. Pires de Góes

    ResponderExcluir
  2. Vamos supor que Juçara Feitosa que não é candidata compra apoio do Capitão Fábio que desiste de ser candidato, para "nadar em dinheiro de Ficha Suja". E houve processo eleitoral e Juçara foi acusada de compra de apoio. Sabe qual é a consequencia para ambos? Se deparar com eleitores que não suportam malandragens e bandidagens na política. Por isso ambos voltarão a perder juntos, abraçados iguais a tamanduás e predadores que são!!!
    Reinaldo Magalhães dos Santos

    ResponderExcluir
  3. Em Itabuna, é imoral o derrame de dinheiro para comprar o voto dos eleitores. O atual prefeito usa descaradamente a maquina do governo municipal para comprar votos. São várias formas e meios usados para a prática ilegal. Nós estamos sendo pressionados de todas as forma, é imoral o dinheiro público sendo gasto com gasolina para carreatas, carregar pessoas para os eventos de Luiz Argolo, até carros da prefeitura usam, sem falar na troca de empregos por alianças políticas e neste caso, até o comunista Wenceslau Júnior conta com o paoio eleitoral da secretaria de educação. Até contra cheques fazem para as pessoas tirarem veículos e fazer deles carro de som. (RPL JR.)

    ResponderExcluir
  4. O cenário “político” de nossa cidade, se pudesse ser pintado em uma tela, teria muitos personagens que estariam colocados em várias situações. Lobo unido ao cordeiro; gato caminhando com rato; galinha carregando minhoca, cachorro com muita afeição ao gato; enfim, horas estarão em situações adversas, e assim vai mudando a dinâmica deste jogo sujo.

    ResponderExcluir
  5. Me digam o nome de um político honesto no presente, e um do passado?

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: