PREF ITABUNA

Trief

Trief

3 de agosto de 2010

O ESPORTE CONTRIBUI BASTANTE PARA A FORMAÇÃO DE CIDADANIA

É sabido que vivemos numa sociedade complexa. A instituição família encontra-se, hoje, de "mãos atadas" e mergulhada numa profunda crise de valores sociais. É neste ponto que entendemos o papel decisivo do esporte, juntamente com a educação, na busca por princípios e valores sociais, morais e éticos. É necessário, portanto, buscarmos uma nova orientação a qual os valores do esporte, do jogo e da brincadeira, não permaneçam apenas dentro das escolas ou dos clubes, mas que transitem para comunidade de uma forma mais ampla. Tenho consciência, que cabe aos gestores públicos, criar condições para que o esporte seja assumido como um valor de referência na inclusão e no bem-estar, não apenas de crianças e jovens, como também de adultos, portadores de deficiência física e a melhor idade. No nosso município nos alegramos com as obras que viabilizaram a reativação de quadras esportivas, ginásio de esportes, campos de várzea e fomento de eventos consagrados, como o interbairros e jogos do interior. Também estimulamos e apoiamos atletas em participações em outros municípios e estados, mais vale ressaltar a importância de uma política voltada para que o Esporte possa chegar de forma continuada no cotidiano de nossa sociedade, pois tenho a certeza que por falta de opção, nossos jovens são abandonados ao ócio pernicioso que leva, entre outros males, à criminalidade e ao uso de Drogas. O esporte contribui bastante para a formação de cidadania. O jovem que entra em uma equipe, aprende a seguir as regras do jogo, a disciplina, que ninguém ganha nada sozinho, trabalha de forma coletiva e aprende que é preciso buscar o resultado até o último minuto. O esporte ensina a disciplina, o trabalho coletivo, o trabalho em grupo, a persistência e a perseverança. O esporte integra socialmente. Num bairro de periferia, o esporte é a única forma para a pessoa se integrar àquela comunidade, ou torcer junto para o seu time. O esporte tem uma dimensão social muito forte. Com o esporte, podemos evitar que grande parte da nossa juventude tenha o presídio ou as alas terminais dos hospitais como destino. Com certeza a Secretaria Municipal de Esporte, é o atalho que os clubes, atletas e associações possuem para encurtar a distância, driblar dificuldades e ultrapassar a famosa burocracia. (Alcântara Pelegrine - Secretário Municipal de Esportes de Itabuna).

11 comentários:

  1. Tenho acompanhado o desempenho de José Alcântara na secretaria de esportes e o quanto ele tem ajudado a melhorar as condições de esportes em Itabuna. E o parabenizo poe isto.
    Luiz Cláudio Barreto

    ResponderExcluir
  2. Tenho acompanhado o desempenho de José Alcântara na secretaria de esportes e o quanto ele tem ajudado a melhorar as condições de esportes em Itabuna. E o parabenizo poe isto.
    Luiz Cláudio Barreto

    ResponderExcluir
  3. Val Cabral,
    Só pelo o que já foi feito por Alcântara com a reforma da Vila Olímpica; quadras e campos de futebol... e por fazer nossos bairros voltarem a contar com o Interbairro, já dar para dizer que ninguém poderia fazer e ser melhot do que ele como secretário de esportes de Itabuna.
    Solange Matos

    ResponderExcluir
  4. O melhor do Alcântara é sua simplicidade e boa vontade de bem servir aos desportos itabunenses!
    Paulo Lemos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Alcântara, por esta sua visão e conceitos. Kleber Barreto

    ResponderExcluir
  6. Cada vez mais os esportes vem revolucionando as escolas do país. A preocupação no ensino vem crescendo e uma maneira de incentivo aos nossos alunos é buscar o desenvolvimento nos esportes. Por isso, a importância do esporte na educação.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Alcântara, adorei! É uma pena que as autoridades que estão no poder hoje, não tenha a visão do social...

    ResponderExcluir
  8. Praticar esportes também pode ser benéfico socialmente, dando aos jovens uma meta, uma ocupação, que quando ausente pode levá-los a se envolver em práticas nocivas. Mas se isso não for feito com um mínimo de responsabilidade e vigilância, o resultado pode ser o exato contrário, agrupando jovens que formam antes gangues do que times, ou que não raro desvirtuam a essência das artes marciais, usando-as para aumentar sua ofensividade pessoal.

    ResponderExcluir
  9. O esporte é o melhor caminho para tirar um jovem da vida das drogas, do crime e do álcool, vemos instituições acolhedoras que recolhem jovens das ruas e periferias e envolvem-os no mundo do esporte e assim eles deixam de pensar em roubar, matar se dopar para pensar em um futuro melhor para se mesmo e para seus familiares.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito deste seu artigo e acho vc um excelente secretário, não apenas pela sua capacidade de fazer administração pública e sim por seu jeito simples e carismático de saber conviver com as pessoas. Orlando

    ResponderExcluir
  11. Admiro bastante este cidadão. Ele é a pessoa certa no lugar que tem tudo para dar certo!
    Lourival Costa

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: