Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

20 de julho de 2010

SAÚDE REALIZA SEMINÁRIO SOBRE O FORTALECIMENTO DO SUS

“Conhecendo e Fortalecendo o SUS” é o tema do seminário promovido pela secretaria estadual da Saúde (Sesab), que acontece na Associação Comercial de Ilhéus, a partir das 8 horas do próximo dia 23. O evento, que conta com o apoio das demais secretarias municipais da área da micro-região Sul, tem como público-alvo os profissionais que se dedicam à saúde nos municípios de Ilhéus, Una, Canavieiras, Arataca, Santa Luzia e Itacaré, contando com as presenças do diretor da Diretoria de Assistência Farmacêutica, médico Lindemberg Assunção Costa; da presidente da Comissão Estadual do TFD, Patrícia Nascimento Marques de Andrade; e do coordenador da Assistência Farmacêutica do município, Antônio Jorge Marques Santos. Um dos objetivos principais do seminário é abordar de forma abrangente o pleno funcionamento da Assistência Farmacêutica e o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) sendo esta uma ação desenvolvida pela Sesab com o intuito de disponibilizar todas as informações necessárias sobre o programa para que o mesmo seja plenamente colocado em prática em todo o Estado. Um item que irá merecer atenção especial durante o encontro é o uso racional dos medicamentos. O QUE É - O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) consiste na garantia de acesso dos pacientes (atendidos na rede pública ou conveniados do SUS) de um município, a serviços assistenciais de outro município, uma vez esgotadas todas as formas de tratamento naquele em que o s mesmos residem, sendo que a autorização só é concedida quando existem garantias de atendimento no município de referência, com horário e data definido previamente. As despesas permitidas pelo TFD são aquelas relativas a transporte aéreo, terrestre e fluvial; diárias para alimentação e pernoite para paciente e acompanhante, devendo ser autorizadas de acordo com a disponibilidade orçamentária do município e estado; a autorização de transporte aéreo para pacientes e acompanhantes será precedida de rigorosa análise dos gestores do SUS. A solicitação de TFD deverá ser feita pelo médico assistente do paciente nas unidades assistenciais vinculadas ao SUS e autorizada por comissão nomeada pelo respectivo gestor municipal e estadual, que solicitará se necessário, exames ou documentos que complementem a análise de cada caso.

8 comentários:

  1. Parabenizo, por este feito e dizer que é de extrema importância está levando para o conhecimento da sociedade os problemas e as políticas que estão sendo aplicadas no sistema único de saúde, e é com grande prazer que observo que ainda existem profissionais que vão ao povo debater todas essas problemáticas.

    ResponderExcluir
  2. “Temos que cuidar do serviço público como se fosse algo pessoal, pois se cada um fizer sua parte tenho a certeza que o sistema irá melhorar”.

    ResponderExcluir
  3. O SUS beneficia a populaçao ilheense... porem, devido a demanda de pessoas que carecem deste sistema, há de certa forma uma lentidão nos serviços,
    mas é bom e gratuito para todos... isto deve sim merecer que nossas autoridades e profissionais da saúde estejam sempre se reunindo e promovendo as melhorias necessárias.
    Edmilson Rebouças

    ResponderExcluir
  4. Val Cabral
    Espero que os debates sejam conclusivos e que nossos governantes compreendam a necessidade de se revitalizar o Sistema único de Saúde, para que nossos postos médicos e hospitais não continuem como verdadeiros matadouros.
    Solivaldo Tavares

    ResponderExcluir
  5. "O que vale é melhorar a qualidade da saúde do povo brasileiro, e o SUS é a melhor oportunidade que temos".

    ResponderExcluir
  6. Temos que atuar como atores políticos no processo de construção da consciência e saber, de maneira organizada, como vamos construir coletivamente o futuro do SUS.

    ResponderExcluir
  7. Poucas coisas no Brasil são fonte de orgulho como a militância pelo SUS, que é a maior conquista na história recente da população brasileira, e não existe nada parecido em qualquer outro país do mundo. É um serviço inestimável para grande parte da população brasileira, apesar do tradicional discurso de que o SUS é para pobres.

    ResponderExcluir
  8. É necessário priorizar a atenção básica em saúde, efetivando a atuação das equipes multiprofissionais de saúde e fortalecendo as ações educativas. "É preciso compreender que não teremos condições de resolver os graves problemas que a saúde enfrenta sem considerarmos que saúde é uma questão intersetorial e que envolve, entre outras coisas, educação para o povo".

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: