O Procon intensificou desde a semana passada a fiscalização das filas em supermercados, com notificação de uma empresa do setor e, além do atendimento diário de 13 às 18 horas, em sua sede na Ruffo Galvão 19, disponibiliza o telefone 3613 5210 para denúncias dos consumidores. O diretor do Procon, José Sidenilton Pereira, anuncia que as ações de fiscalização já estão também ocorrendo nos bancos e serão estendidas a outros serviços. Ele conta que na blitzen realizada semana passada, na véspera do feriado do Dia do Trabalhador, foram visitados vários supermercados, com verificação do tempo de espera dos consumidores nas filas, da infraestrutura de atendimento, disponibilidade de caixas e empacotadores. “Também checamos os preços em leitoras de códigos de barras para verificar possíveis diferenças entre os valores nas prateleiras e nos caixas”. Sidenilton Pereira observa que na primeira constatação de problemas a empresa é notificada e autuada em caso de reincidência “Observamos que apenas um supermercado não obedeceu o tempo de fila de 30 minutos numa véspera de feriado e somente um tinha empacotador em todos os caixas”. Ao considerar que o órgão dispõe de uma equipe pequena para fiscalização, o diretor do Procon destacou a necessidade e a importância da participação do consumidor no processo. “O cidadão é um fiscal de seus direitos e um parceiro para nos ajudar a fiscalizar, denunciando irregularidades e possíveis abusos”, finalizou. (Kleber Torres Reportagem: Oswaldo Brito Foto: Pedro Augusto).
Mais um filme repetido, com resultado insignificante, cujo objetivo é o de apenas mostrar para a sociedade que o PROCON existe... ainda que seja apenas para fingir que trabalha!!!
ResponderExcluirHaroldo Góes
Senhor Val Cabral
ResponderExcluirEu já tive experiências muito desagradáveis por imaginar que o PROCON teria um mínimo de dignidade, já que é mantido por dinheiro dos contribuintes, mas a verdade, é que hoje o PROCON é um órgão que aparentemente existe para legalizar as malandragens dos comerciantes desonestos e aproveitadores.
Numa oportunidade, em vez do PROCON, procurei a Delegacia de Polícia, fiz um Boletim de Ocorrência como cidadão lesado e levei diretamente à mesa do Promotor de Justiça. Menos de 48 horas depois, estava com o problena resolvido, e a denúncia no PROCON, estou esperando solução até hoje. Infelizmente para todos nós, este parece ser mais uma enganação de um governo especialista em lesar o cidadão.
Roberto Cordeiro da Silva
taxista
Prezado Val Cabral:
ResponderExcluirParabenizo vc por este excelente blog e espero que mais vezes vc possa inserir notícias que nos deixe mais informados sobre o que acontece aí em nossa terrinha, pois resido atualmente na Alemanha e me tornei viciado em acessar este seu bog diariamente.
Carlos Vieira Tavares da Silva
Eu tive um problema com compra de automovel em Salvador. Era para ter garantia e não teve. Me deixaram na mão. Gastei mais de R$ 5 mil arrumando motor. Entrei no Procon, pois a agência de automoveis se recusava a fazer algum acordo, mesmo eu provando na lei que tinha direito à garantia. O Procon multou aquela agencia, segundo eles, em R$ 9 mil. E se eu quisesse receber algo, teria que, segundo eles, pegar um advogado e mover o caso. Os R$ 9 mil segundo o Procon era repassado para um departamento da prefeitura local, que cuida da parte do consumidor!?!?! Fiquei xupando dedo, pois um processo assim iria me custar R$ 3 mil e pelo menos 3 anos de incomodação. O PROCON GANHOU DINHEIRO EM CIMA DE MINHA DESGRAÇA.
ResponderExcluirPedro Brito
Já utilizei o Procon e fiquei satisfeito. Parei de assinar a revista Veja e recebi diversos telefonemas e cartas comerciais insistindo na renovação. Por fim a abril mandou-me uma correspondencia dizendo que iria debitar a assinatura no meu cartão de crédito e se eu não concordasse deveria ligar para um tal 0800… Até tentei. Mas 0800 foi inventado pra humilhar o consumidor, parece boa idéia pro consumidor mas não é. Dai que escrevi ao Procon e ele não sei se multou a Abril (o Código de Defesa do Consumidor até preve uma penalidade penal pra diretor comercial que age assim). Mas recebi uma carta de desculpas da Abril e um telefonema do Procon pra perguntar se estaria tudo resolvido.
ResponderExcluirNovamente a mesma historia tem se repedido agora comigo: não renovei assinatura da revista “Super desinteressante”, já ligaram pra mim e disseram que se eu não quiser renovar vou ter que falar com o gerente de assinaturas da Abril. Tô esperando pra ver acontecer – e vou reclamar novamente. Pela ocorrencia dos dois fatos penso que a Abril age assim com todos os seus consumidores – uma tremenda falta de respeito… Um abraço. Samuel
PROCON E NADA E A MESMA COISA CONVERSA PRA BOI DORMIR. NAO TEM PODER NENHUM PURA PROPAGANDA. PARA TAPEAR OS BESTAS QUE AINDA VAO LA PREESTAR QUEIXA AS UNICAS QUE FUNCIONAN E A QUE ELES PUBLICAM NA IMPRENSA - ANINHA
ResponderExcluir