Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

30 de maio de 2010

OS SONHOS E REFLEXÕES DE CADA SER

De tanto ouvir comentários sobre o livro “Vendedor de Sonhos”, de Augusto Cury, resolvi ler. Afinal, não se deve emitir opinião sobre aquilo que não se conhece bem e, neste caso, sem ler com atenção e buscar perceber sua mensagem. Posso dizer que foi uma grata surpresa. A narrativa de Cury, no livro cujo epicentro é um excêntrico vendedor de sonhos, de fato, prende a atenção. O leitor é convidado de cara a participar de um estranho diálogo entre um suicida e um maltrapilho, este último o vendedor de sonhos; o entrecho faz com que nos interessemos pelo desenrolar da trama. Porém, o mais nobre do livro não está na construção literária que o autor consegue fazer com maestria, mas na capacidade de fazer o leitor redescobrir-se ao passo que se identifica com exemplos vividos pelas diversas personagens muito bem construídas e apresentadas ao longo do livro. O tema abordado por Cury não chega a ser uma novidade, porém, um tema atualíssimo, já que aborda a necessidade de transformação do ser humano, rumo a uma existência mais harmônica e despida de valores e sentimentos equivocados, tão comuns em nosso dia a dia. Lembro-me de uma passagem significativa em que o vendedor de sonhos, ao ouvir um relato das traições profissionais sofridas por um homem em desespero, incentiva-o a matar o chefe. Imaginem, o conselho! O traído sente-se estimulado a usar a arma que portava e fazer justiça com as próprias mãos, frente aos abusos sofridos. O vendedor de sonhos completa: “mate-o, mate-o dentro de você. Não ceda ao impulso quando ele traz no bojo sintoma de destruição”. No meio do caminho havia necessidade de um desvio e era preciso parar para refletir. A lição é simples e eficaz, pois quantas vezes alimentamos monstros dentro de nós que nos devoram as entranhas dia a dia, sem que tomemos o prumo das decisões e os exorcizemos para longe. Sucumbimos a pensamentos e desejos insanos de olho por olho e dente por dente, quando em geral isso não traz o alívio que tanto buscamos. O que é de fato vender sonhos proposto por Cury? A mim pareceu que cada pessoa necessita buscar sua essência interior como lição necessária ao próprio existir. Sem isso, seremos meros fantoches que reagem a estímulos imediatos, sem autorreflexão, numa existência muitas vezes pautada pelo egoísmo, orgulho ou derivações dos mares revoltos do inconsciente.

3 comentários:

  1. Que cada sonho se realize a cada brasileiro honesto deste pais e que possa acreditar num pais melhor!

    ResponderExcluir
  2. Todos nós temos um sonho que são ter moradia, saúde e estudo eu sou mais um no meio de tantos outros pensando nisso. E á cada eleição lá vou eu acreditando no meu partido. Vai melhorar bobo fui eu que acreditei neles...

    ResponderExcluir
  3. Todos nós temos um sonho. Um sonho grande, um sonho pequeno, um sonho possível ou um sonho impossível, um sonho vivo ou um sonho morto. Não importa, é um sonho! E cada um carrega o seu. E é a correr atrás dos sonhos que nós vamos mudando o mundo e transformando a vida.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: