Pelo menos 500 pessoas participaram na manhã de domingo, na Zona Sul do Rio, da caminhada para pressionar o Congresso a aprovar a proposta de iniciativa popular que tenta vetar a candidatura de políticos condenados pela Justiça, o chamado projeto Ficha Limpa. A passeata saiu do Posto 9, em Ipanema, e seguiu até o Leblon. Acompanhados por um carro de som e pela bateria de uma escola de samba, os participantes percorreram a orla com a bandeira do Brasil, camisetas e cartazes com palavras de ordens. Políticos, entre eles o pré-candidato ao governo do Rio pelo PV, deputado federal Fernando Gabeira, estiveram presentes no evento. A cantora Fernanda Abreu e o músico Dado Vila-Lobos também fizeram parte da mobilização. Terça-feira o projeto deverá ser votado. Primeiro, votaremos o regime de urgância. Em seguida, partiremos para votar o conteúdo do projeto. O fundamental é que a votação será aberta. Quem for contra, terá que ser expor e dizer que é contra o Ficha Limpa. Os partidos (PT-PMDB-PR-PP-PTB) que, inicialmente, foram contra já voltaram atrás. Na minha opinião, é por pura pressão popular no momento de pré-campanha eleitoral - afirmou o deputado federal Índio da Costa (DEM), relator do projeto de Lei do Ficha Limpa. A caminha foi promovida pela Nova Organização Voluntária Estudantil (Nove) e outras entidades. Foi lançada também uma música sobre o tema composta pelo jornalista Nelson Motta.
Gente vamos fazer uma campanha a favor do voto nulo. Quem poder comprar uma camisa de qualquer cor pinta-la com: MEU VOTO É NULO E DAI !!!
ResponderExcluirAlberto Costa
Itabunense que se presta a votar em bandido como Geraldo Simões, tem que votar nulo ou branco..., quando as votações no congresso nacional é para o povo os políticos corruptos adiam ou deixam o plenário sem coro. Vão acreditar em picaretas e corruptos bando de covardes, o povo covarde o brasileiro.
ResponderExcluirHILTON MELO FROTA
[Ficha Limpa] X [Fraudes em licitações, apropriação indébita, lavagem de dinheiro, peculato, corrupção ativa e passiva, prevaricação, formação de quadrilha, mensalões, compra de voto, dinheiro na cueca, etc...]. Tudo isso é o que caracteriza o PT no Brasil.
ResponderExcluirPaulo Sídnei Luz
O povo deve protstar sempre, contra os políticos sujos, que roubam o dinheiro público; são flagrados, processados... mas nunca são presos e ainda se reelegem comprando votos, com este mesmo dinheiro roubado.
ResponderExcluirLuiz Cláudio Barreto
Os políticos não querem votar esse projeto porque ficariam sob o olhar da opinião pública e esse é um ano eleitoral. Provavelmente só será votado no ano que vem, se for mantida a pressão.
ResponderExcluirSe isso for aprovado vai esvaziar a câmara.
ResponderExcluirAlguém acha que os ilustres Parlamentares irão aprovar um Projeto desses? sendo que 99,99% deles são mais sujos que pau de galinheiro. Torçamos para que a imprensa exerça o seu papel e pressione o Congresso, só assim haveria a mínima chance do projeto passar, mesmo que com emendas que o desvituem.
ResponderExcluirAcredito que seria um passo para consolidar a democracia, mas não será aprovado, seria o mesmo que autorizar aos criminosos do PCC uma revisão no código penal. Jamais aprovarão um projeto como esses, tem muita gente suja como banheiro de rodoviária.
ResponderExcluir