Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

31 de maio de 2010

DEPUTADO PROVA FARSA DO TOPA

De posse de um ofício encaminhado pelo Ministério da Educação, o deputado federal Marcelo Guimarães Filho (PMDB-BA), provou que o governo do Estado tem mentido à população baiana ao afirmar que o programa Todos pela Alfabetização (Topa), teria alfabetizado 460 mil de pessoas. No documento assinado pelo ministro Fernando Haddad é informado que o número de alfabetizados na Bahia, até janeiro deste ano foi de 320.742. “Trata-se de um estelionato político-eleitoral, sustentado por uma propaganda enganosa, que vem à população metas fantasiosas”, disse o deputado peemedebista, em discurso na Câmara, referindo-se à promessa do governador Jaques Wagner de alfabetizar, até o final do governo (dezembro deste ano), 1 milhão de pessoas. O Jornal A Tarde teve acesso ao ofício recebido pelo deputado Marcelo Guimarães Filho e na edição do último domingo (30) informa que os números apresentados pelo MEC, “têm como base o Sistema Brasil Alfabetizado – que na Bahia recebeu a denominação de Topa – disponibilizado pelo ministério e utilizado por todos os parceiros”. Acrescenta que o programa teve a adesão do Governo da Bahia em julho de 2008 e que no ciclo de 2008, que se estende até janeiro de 2010, foi definido como meta alfabetizar 298.807 pessoas, atingindo o total de 320.742 pessoas. Ainda de acordo com o Ministério da Educação, a meta para 2010 é a alfabetização de 408.976 pessoas, totalizando 729.718 alunos, bem abaixo da meta de 1 milhão anunciada pelo Governo do Estado. A informação sobre o programa de alfabetização foi solicitada pelo deputado, através da Mesa Diretora da Câmara. Ele afirma no ofício soar “curioso que tão ambiciosa meta, seja possível de atingir em tão reduzido espaço de tempo, sendo números apresentados de duvidosa credibilidade”.

5 comentários:

  1. Desde que Wagner assumiu o governo, a Bahia não consegue nem cumprir o calendário oficial.

    Desde que Wagner assumiu o governo, o filho do trabalhador não tem direito a uma educação digna e de qualidade...

    ResponderExcluir
  2. Os coordenadores e professores do TOPA não têm qualquer acompanhamento técnico-pedagógico por parte do governo do Estado. São os coordenadores quem tem que achar o local das aulas e correr atrás dos alunos que são conquistados com promessas de doação de cestas básicas, pagamento de auxílio educação e toda a sorte de vantagens que, obviamente, não existe.

    ResponderExcluir
  3. É isso que a gente vive: Uma farsa!

    ResponderExcluir
  4. O TOPA é um fracasso, uma farsa, é um programa que apenas canaliza os recursos públicos sem nenhuma eficiência, sem nenhuma fiscalização, sem nenhum acompanhamento...
    As aulas podem ser dadas até na cozinha da casa do coordenador ou da coordenadora. Não há material didático, não há treinamento de professor, não há fiscalização.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! nao é o topa que é uma farsa é tudo nesse paìs! eu nao acredito em nada aqui porque estamos sempre sendo usados... Eu nasci em paìs em que eu nao acredito em nada aqui, o povo sempre foi enrolado, maltratado como se nao tivessem direitos a nada! As vezes ate acho que é uma perca de tempo falar, quem vai corrigir ou fazer deferente? tem alguem que se interesa por nos, pelo os nossos direitos na politica? Tem algum honesto ai????
    lindacarinhosa1@hotmail.com

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: