Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

2 de abril de 2010

A SEMANA SANTA

Sabemos bem que durante a Semana Santa, a Igreja celebra os mistérios da reconciliação, realizados pelo Senhor Jesus nos últimos dias da sua vida, começando por sua entrada mesiânica em Jerusalém. O tempo da Quaresma se prolonga até a Quinta-feira da Semana Santa. A Missa Vespertina da Ceia do Senhor é a grande introdução ao santo Tríduo Pascoal. O Tríduo Pascual tem início na Sexta-feira da Paixão, prossegue com o Sábado de Aleluia, e chega ao ápice na Vigília Pascual terminando com as Vésperas do Domingo da Ressurreição. É importante recordar que "as ferias da Semana Santa, desde a Segunda até inclusive a Quinta-feira, têm preferência sobre qualquer outra celebração" e por tanto nestes dias não se deve administrar os sacramentos do Batismo e da Confirmação. É importante que nestes dias se ofereçam em todas as paróquias, capelas, colegios, hospitais e centros de evangelização, horários amplos para facilitar aos fiéis o acesso ao Sacramento da Reconciliação como preparação espiritual para acompanhar ao Senhor Jesus na entrega de Si mesmo por nós. É muito conveniente que o tempo da Quaresma termine com alguma celebração penitencial que sirva de preparação para uma participação mais plena no mistério pascoal.

2 comentários:

  1. Olá val Cabral
    Sendo eu cristã católica, e praticante, para mim a Semana Santa reveste um significado profundo, pois ao longo dela sou convidada a percorrer, de um modo mais intenso, a Via Dolorosa de Jesus Cristo, que acredito ter dado a vida por Amor ao género humano, no qual me incluo.
    É precisamente nesta Semana que recordamos e celebramos, de uma forma mais intensa, o Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus!
    Uma Santa Páscoa!
    Um abraço
    Rose

    ResponderExcluir
  2. Essa data me faz lembrar da minha saudosa mãe recepcionando todos os filhos numa ceia regada a carurú, vinho e muita felicidade. Infelizmente, não tenho mais a minha amada mãe e meu sofrimento é dobrado por isso.
    Ricardo Teles

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: