Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de abril de 2010

"PERDI A VISÃO PELA SEGUNDA VEZ"

A professora Maria Rosa Delmasso, 44, diz que perdeu a visão duas vezes. Há 18 anos, quando sofreu um descolamento de retina e em junho do ano passado, quando sua cadela-guia, Gabi, morreu. "Como o cachorro "devolve" sua visão, é como se você a perdesse novamente. Só que, desta vez, você perde muito mais, porque tem aquele amor pelo cachorro", diz. Hoje, no Dia Internacional do Cão-Guia, Maria está na fila para receber um substituto para Gabi. Ela espera há 11 meses, mesmo tendo prioridade por já ser acostumada a esse tipo de mobilidade. O Brasil tem 5,4 milhões de deficientes visuais e 60 cães-guia. Atualmente, a única forma de conseguir o animal é recorrer a instituições não governamentais que treinam os cachorros ou os trazem do exterior. O usuário não tem custo. Adylson Codogno Lima, 51, que fez curso na Inglaterra e treina cães-guia há 10 anos, relata as dificuldades da associação Cão Guia de Cego, fundada em 1981. Segundo ele, há 6.000 pessoas na fila e apenas oito cães em treinamento. No ano passado, conseguiu disponibilizar apenas três. "O número é pequeno porque dependemos de patrocínio." O custo de cada cão, segundo Lima, fica em torno de R$ 30 mil, pois inclui o período de treinamento, que dura dois anos, ração, vacinas e exames. Hoje, segundo a presidente do Instituto Iris, Thays Martinez, há quatro ou cinco instituições que fazem esse trabalho no Brasil. O governo de SP desenvolve projeto em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária da USP para treinar 25 adestradores e 30 cães por ano. Estima-se que a vida útil do animal como cão-guia seja de, no máximo, oito anos. Em idade avançada, a visão começa a falhar e ele tem de ser trocado. HOJE É DIA INTERNACIONAL DO CÃO-GUIA. (Ângela Góes).

5 comentários:

  1. Val Cabral... mais pessoas deveriam usufruir da compainha desse grande amigo. Mas acho que o nosso país ainda não está preparado
    para lidar de forma positiva com a deficiência. A acessibilidade a
    cães guias deve ser tão difícil quanto é para um cadeirante transitar nas ruas desniveladas de nossa cidade. É um desrespeito. A preocupação da Ãngela Góes com esse fato demonstra muito altruísmo e também
    o reconhecimento de que os animais são nossos grandes amigos e
    podem nos ajudar em muito. Abraços!
    Flávia Soares

    ResponderExcluir
  2. Realmente estes cães guias são maravilhosos, um trabalho lindo dos cães e de todas as pessoas que fazem doações, treinamentos... de cães guias para cegos.

    ResponderExcluir
  3. Val Cabral
    Os cães guias no Brasil ainda são muito poucos, por falta de apoio do governo e principalmente por falta de apoio das empresas que não patrocinam ações que não dão isenção de impostos, como cultura e o "ECA"... é uma pena, pois são maravilhosos e ajudam muito os cegos.
    Josué Cordeiro Tavares

    ResponderExcluir
  4. Não sou portadora de deficiência visual, mas acho o cão-guia fantástico, de uma seriedade incrível e proporciona ao deficiente visual uma grande independência e aumento da auto estima.

    ResponderExcluir
  5. É importante também que os motoristas respeitem o cão, evitando buzinar perto deles, porque isso pode confundir o animal e por a segurança do dono em risco.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: